quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mais uma para a vitrine!


Acabou na sexta-feira passada a 15º edição do Torneio de Futsal Concelho de Matosinhos, vulgarmente conhecido (embora o evento nada tenha de vulgar) como torneio da Académica de Leça.
Na final a “Cascata Café” venceu o “Cachorro do Mar” (um dos eternos vencidos deste torneio), com a equipa de Fernando Melo, Camarão, Formiga, Luis Silva e Tiago Brito (melhor marcador da prova e grande esperança do Freixieiro) a impor-se já no prolongamento por 4-3.
Antes disso, no jogo de atribuição do 3º lugar, o “Bayern Monchique / Jornal Matosinhos Hoje” voltou a soçobrar perante o “Clube Nacional de Montanhismo” que lhes roubou agora um 3º lugar no pódio que os bávaros haviam ganho em 2006 contra esta mesma equipa. Ficaram quites no fundo!
Neste jogo a equipa bávara demonstrou cansaço e alguma injustificada falta de entusiasmo. Aos 5 minutos já perdiam por 3-0 sendo que o 2º e 3º golos foram claramente dados de bandeja ao adversário. A segunda parte viria a ser por completo dos bávaros mas falhas na finalização e gritante falta de sorte em alguns momentos chaves ditaram vitória no parcial mas apenas por 2-1, terminando o jogo com 4-2 a favor dos “montanhistas”.

A cerimónia de entrega dos troféus, à qual se refere a foto que ilustra o artigo, teve lugar no dia seguinte na Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, espaço esse que foi gentilmente “cedido” pela autarquia, um importante parceiro e sempre visível na realização deste evento.
Para receber o troféu de 4º lugar o Bayern Monchique que já participa neste torneio desde a 11ª edição, enviou uma comitiva de 3 homens. A saber o seu “presidente” Tony Silva, figura de natural destaque pela posição que ocupa e pela prestação charneira em campo que já conta com 154 jogos realizados (de 192 que o Bayern já soma); também Nuno Silva, o eterno capitão que vem de fazer recentemente 100 jogos (nenhuma relação familiar com o presidente apesar do nome, além de uma forte amizade de já longos anos. Mas lá está, já dizia um velho sábio, os amigos são muitas vezes mais importante que os familiares, pois ao contrário da família, os amigos somos nós que os escolhemos!); a fechar o trio esteve Ricas Almeida (responsável pelos equipamentos, vulgo “roupeiro”), ele próprio um bávaro honorário, já com 4 jogos de tigre ao peito.

A cerimónia foi presidida por Fernando Santos e teve desfecho rápido, pese embora o conhecido gosto do presidente da Académica pelo discurso, mas o facto de metade das equipas não estarem representadas levou a que cerimónia tivesse apenas cerca de 30 minutos.
Tony Silva recebeu a “sua” taça das mãos de um director da AAL e entregou ele próprio a taça do 3º classificado ao representante do CNM, num gesto de grande fair Play e desportivismo.


No final tivemos a oportunidade de falar com Tony que revelou alguns factos e decisões importantes para o futuro próximo desta equipa:

Blog – Sr. Presidente, qual o balanço final deste torneio?
Tony – A nível desportivo é claramente positivo! Um 4º lugar numa competição como esta é sempre de enaltecer. Num torneio deste nível, onde entram inclusive alguns profissionais de futsal é difícil fazer melhor e por isso estamos todos de parabéns!

B – Reparei que disse a nível desportivo…
T – Sim, no plano desportivo e de resultados era difícil fazer melhor, principalmente a partir do momento em que perdemos o Pedro. As nossas aspirações ficaram aí um pouco limitadas.

B – Mas depreendo então que noutros planos as coisas poderiam ter corrido melhor?
T – Sim é verdade. Entendo que como equipa demos um pequeno passo atrás. Metade do plantel foi muito pouco utilizado, com danos naturais na confiança desses atletas, mas isso são contas de outro rosário e prefiro destacar aquilo que de bom se passou.
Gostaria por exemplo de destacar os 3 atletas que mais se distinguiram na competição, algo que fazemos sempre como forma de incentivar os distinguidos e “espicaçar” os outros.

B - E são eles…
T – Em primeiro lugar o Correia. Estava dado como “inapto” para o período em que ia decorrer o torneio mas optamos por inscreve-lo de qualquer das formas e em boa hora o fizemos. Aos 37 anos continua a ser a mesma força da natureza. Quando perdemos o Pedro por lesão, perguntamos ao Correia como estava fisicamente. Assentiu em vir jogar e logo fez a diferença. São jogadores muito diferentes mas até fez por vezes esquecermos que já não tínhamos o Pedro. Além dos 4 importantes golos que marcou é o tipo de jogador que enfrenta qualquer lance como se fosse decisivo para o desfecho da partida e deixa-nos a pensar como teria sido se tivéssemos o Correia e o Pedro ao mesmo tempo no ataque.
Depois o Brito. Pode parecer estranho a sua nomeação já que outros terão sido mais regulares, mas o Mário teve momentos muito bons, marcou 2 golos, assumiu o penalty decisivo nos quartos de final e é um atleta cada vez mais identificado com a nossa ideologia. Tem uns pés fantásticos e bastava-lhe ter um pouco da garra que o Correia tem “a mais” para ver abrir-se-lhe a porta de clubes de “outro escalão”.
Por ultimo destacamos o Rocha. Não há muito a dizer sobre o Rochinha. É sobejamente conhecida a sua qualidade na baliza, além de ser um puto excelente.
Foi determinante no jogo dos quartos de final, contra os campeões do ano passado e ainda defendeu o penalty. Com os anos iremos vê-lo cada vez mais a entrar em nossas casas pelo ecrã da televisão.

B – Pegando um pouco naquilo que disse atrás, supomos então que para o Mister Tozé haverá um “bávaro de lata”.
T – Nada disso. O Tozé é um vencedor e deu-nos muito recentemente uma mão cheia de troféus. Estamos lhe gratos e contamos com ele para o futuro! Acontece que neste torneio tão específico demos carta branca ao Tozé para fazer o que entendesse necessário, para nos levar o mais longe possível. E ele assim o fez. Guiou a equipa até à disputa do 3º lugar, algo que já havia conseguido em 2006 e mais do que isto não lhe podíamos pedir. O aspecto negativo é que consideramos que a gestão do plantel não foi a melhor e que a nossa ideologia, aquilo que nos define e nos distingue, foi por vezes desvirtuada.
Muitos dos nossos atletas ficaram com a impressão que o Tozé simplesmente não confiava neles, algo que não se reflectia no discurso mas sim nos actos. Entendo também que talvez da parte dos jogadores houvesse expectativas muito altas… Basicamente as pessoas terão de se juntar e falar sobre o que se espera de cada um. Vem aí uma nova época e acredito que as coisas voltarão a entrar nos eixos. Muitas vitórias nos aguardam!

B – E é mais uma taça para o espólio. Já começam a ser “algumas”…
T – Nem eu lhe sei dizer quantas são, o que não me agrada. Só em minha casa tenho 6, o Capi terá outras tantas e muitas andam espalhadas pelas casas dos jogadores.
Trata-se de património bávaro que merece ser preservado e apreciado em local próprio. Já por isso o Arnaldo avançou com a ideia de uma vitrina para os troféus e eu assinei logo por baixo, pese embora me custe entregar algumas que me dizem muito.

B – Quando e onde poderemos ver a vitrina?
T – À falta de uma sede a vitrina ficará na garagem do Arnaldo. Foi o lugar mais consensual que encontramos. Em Novembro, dia 4, faremos 5 anos de vida. Impõe-se que pelo menos até lá a vitrina seja inaugurada. Nessa altura já teremos os troféus reunidos e pode ser que até já haja mais um ou dois novos para lá pôr.

B – O que trará o futuro próximo?
T – Ainda está tudo muito envolto em mistério. Temos muitas hipóteses em carteira e já temos algumas ideias definidas, mas ainda há muita coisa dependente de confirmações e outros factores que mudam da noite para o dia por isso não podemos adiantar muita coisa antes de serem factos concretos. O Júlio começa novo torneio a 5 de Setembro mas ainda não decidimos sobre a nossa continuidade. A Liga Futbaliense e a Liga Superfutsal são hipóteses. O FFA é algo que nos entusiasma e nos "assusta" ao mesmo tempo. No horizonte existem ainda torneios “longe”de casa, em Recarei e na Régua mas também ainda não estão confirmados. A única certeza no momento é que sexta-feira temos mais um troféu para conquistar contra um amigo de longos anos, o Feliciano Lima e o seu Alvorada CF. É futebol de 7, não é o nosso terreno habitual, mas fazemos questão de ganhar, nem o Feliciano o aceitaria de outra forma!
B – Obrigado sr. Presidente!

10 comentários:

BM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tony Silva disse...

Fdx! O Correia com 37 anos tem 37 golos marcados, em apenas 36 jogos.
Mais de um golo por jogo.
Se repararmos que dos 36 jogos que fez, 6 foram na baliza, ainda se torna mais notável! :)

Brito disse...

obrigado pelas palavras carinhosas presidente!! :=)

PRESIDENTE DO ALVORADA disse...

CARO PRESIDENTE QUERO DAR-LHE ANTES DE MAIS OS MEUS PARABÉNS POR TER FEITO DO BAYERN ALÉM DE UM CLUBE DE AMIGOS, UM CLUBE APETECIVEL DE SE JOGAR. QUERO TAMBÉM MOSTRAR O MEU AGRADO EM RECEBE-LO NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA E CONVIDA-LO PARA O CAMAROTE VIP!
TAMBÉM AGRADECER O TER ACEITE O MEU CONVITE PARA ESTE EVENTO.

MAS NÃO QUERO DEIXAR DE TRASMITIR QUE O ALVORADA ESTÁ MUITO MOTIVADO E SABE QUE TEM QUE GANHAR ESTE JOGO.
MAS TAMBÉM FARÁ DESTE JOGO O MELHOR JOGO DE SEMPRE E COM MUITO FAIR-PLAY


PS- NÃO DEIEM JOGAR ARNALDO e o TONY também. Só para não passarem vergonha...looool
Abraço de amigo

nokinhas disse...

Grande entrevista do nosso presidente! E em momento oportuno, muito bem, imponha-se ouvir a sua voz!

Subscrevo tudo que disse e adianto que na minha garagem encontram-se, neste momento, oito troféus!

Além das taças, tenciono expor uma camisola de cada equipamento que já tivemos até ao momento, a nossa história é tudo e temos de a preservar.

E, sim, a Taça Feliciano Lima já tem lá um espaço reservado!

Amigo Feliciano, obrigado pelas palavras. Uma dúvida: de quer cor é, afinal, o vosso equipamento? É que nós como clube organizado que somos temos equipamento alternativo e queremos saber qual o mais adequado para o jogo do ano!

:)

Tony Silva disse...

A julgar pelas fotos é branco e verde. Nesse caso iremos de vermelho!

ALVORADA disse...

Exmo. Srº ARNALDO MARTINS como somos um clube não menos organizado que o Amigo Bayern, é só dar uma vista de olhos no nosso sitio oficial!
Pois temos sitio de internet...lol

PS- Não esqueça de levar a máquina fotográfica( para mais tarde recordar)...Abraço amigo e cordeal.

mingues disse...

Não encontro sítio oficial nenhum... Já o Bayern Monchique aparece em tudo quanto é artigo no Google!

Tony Silva disse...

Mingues tens o link mesmo por cima do teu comentário. Basta carregar na palavra ALVORADA a azul :)

SEMPRE AMIGO DO BAYERN disse...

Muitíssimo obrigado a todos os atletas do BAYERN M. e um abraço especial ao Tony que foi um digno vencido, mas a sua equipa foi a grande vencedora do FAIR-PLAY.

Mais uma vez obrigado ao BAYERN MONCHIQUE, vocês são os melhores parabéns.

Estarei sempre ao vosso lado, mesmo estando de fora sofrerei com vocês. Força para futuros eventos.
Do vosso amigo Feliciano Lima.