terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eficácia chegou na 2ª parte!


Guardião da Juve adiou a goleada!

O Bayern estreou-se da melhor forma na Liga SuperFutsal. Não fosse pela ineficácia da primeira parte e a grande exibição do guardião contrário e o resultado poderia ter sido "histórico".


Liga SuperFutsal 2009/10 (1ª jornada)
30 de Setembro de 2009, 22,30 horas

Bayern Monchique, 6
Juventude FC, 2


Jogo do Pavilhão da Académica de S. Mamede
Bayern M. – Portero; Cadu (2), Nuno [cap.] (1), Tony (1) e Domingues (1)
Jogaram ainda: Brito, Norberto e Arnaldo (1).
TR: Tozé Ribeiro

Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-1; 4-1; 3-2; 6-2.


Para o jogo de estreia Tozé surpreendeu na escolha do cinco inicial. Mas só surpreendeu aqueles que não o conhecem a fundo. Os que conhecem já estariam à espera que o laureado treinador bávaro optasse por um cinco inicial que reflectisse a importância dos atletas mais antigos. Com isso sofreu a dinâmica da equipa e o próprio marcador que só viria a sofrer alterações por volta dos 10 minutos.
Os bávaros até entraram bem, a fazer circular bem a bola mas sem conseguirem criar perigo na área contrária. A excepção terá sido um passe a rasgar de Domingues para o meio da área, que Tony por pouco não conseguiu emendar.
Por seu lado o Juventude, que também deixara no banco a sua estrela-mor, Maurício, também trocava bem o esférico e acabava por ter até mais posse de bola que os bávaros. Padecia no entanto do mesmo mal, já que não se conseguia acercar com perigo da baliza de Portero.

Foi só com a entrada de Brito e principalmente de Norberto que o Bayern começou a tomar conta do jogo. O primeiro golo nasceu da inspiração individual deste último e claro, do ultimo toque em habilidade de Cadu. Podia ter sido o começo de um resultado volumoso, já que daí até ao fim da primeira parte, não faltaram oportunidades para ampliar, com vários remates (pelo menos uma mão cheia) já em plena área, a serem defendidos pelo guardião, pelas pernas dos defesas, ou simplesmente a falharem a baliza, quando o mais fácil era mesmo marcar.
Não marcaram os bávaros e acabaram mesmo por sofrer o golo do empate.
Foi num livre à entrada da área, resultante de um corte incompleto de Tony, em esforço, que acabaria por o deixar debilitado e com Portero a carregar posteriormente o atacante contrário, mesmo à saída da sua área.
Maurício, o “Melhor Jogador” da liga passada encarregou-se de marcar e atirou a direito, com a bola a embater na perna de Brito e a trair Portero.

O resultado ao intervalo (1-1) era injusto face ao caudal ofensivo dos bávaros mas temia-se que ao mínimo escorregão, o Juventude poderia mesmo colocar-se na frente, o que complicaria sem duvida a tarefa dos homens da casa.

A segunda parte não foi muito diferente, apenas alterando-se por completo no que à eficácia diz respeito. Os bávaros chegaram ao 3-1, colocando justiça no marcador e começou a sobressair a classe de Norberto e Brito na condução dos tempos de jogo.
Já mais perto do final o Bayern fez o 4-1 mas logo o Juventude reduziu novamente.
O golo poderia ter dado mais ânimo aos visitantes, mas era o Bayern quem mandava no jogo e até ao final lá conseguiu ainda marcar duas vezes.

O jogo decorreu sempre a um ritmo muito forte, sem tempos mortos, com ambas as equipas sempre na busca do golo. Prevê-se que seja assim em toda a liga.
O Bayern esteve melhor, mas o Juventude (apenas 9º classificado da edição transacta) também deu boa réplica, mostrando que a época será muito difícil e dura e sem jogos fáceis.
A equipa de arbitragem esteve em muito bom plano, apenas com os normais erros de pormenor.



O filme dos golos

1-0 Norberto no lado direito flecte para o centro e assiste Cadu do lado contrário. Este controla a bola e atira a contar.
1-1 Livre à entrada da área. O remate de Maurício fura a barreira, traindo Portero.

2-1 Jogada de Norberto a meter no meio para Domingues concluir.
3-1 Tony recebe na direita do meio campo e à entrada de Cadu pelo meio, entrega-lhe a bola. Cadu penteia a redonda com mestria e remate fulminante à entrada da área.
4-1 Iniciativa estonteante de Norberto que dribla sucessivamente até entrar na área pela meia esquerda e concluir com um volley para a baliza. Caprichosamente a bola bate na trave e é devolvida para a frente da baliza onde Tony consegue antecipar-se ao guardião e a um defesa.

4-2 Contra ataque do Juventude pelo meio. A bola é metida para a direita e quando parecia que a jogada perdia fulgor Sergio Silva foge mais para a linha e saca um remate forte, com a bola a passar entre o poste mais perto e o guardião, com culpas para Portero.
5-2 Cadu assiste no meio onde aparece o capitão Nuno a marcar.
6-2 Arnaldo passa para Norberto. Este quase encostado ao poste mas marcado, assiste novamente Arnaldo, que acaba por marcar apenas à segunda.



A Estrela
Norberto Sousa – nota 7

Excelente a defender e quase tão bom a atacar. Faltou soltar a bola mais cedo para ser uma exibição em cheio. Ainda assim foram dele 4 assistências para golo. Só não marcou também porque o guardião esteve inspirado… e a trave também.


Os outros bávaros

Portero, Nuno, Tony, Domingues e Arnaldo – 6
Cadu e Brito – 7

4 comentários:

Amigo deo Bayern disse...

Parabéns aos meus AMIGOS!
Fico feliz por vocez.
Felicidades para todos.
Abraço do vosso e sempre amigo Feliciano Lima

Tony Silva disse...

A crónica demorou uma semana, mas lá apareceu :)

nokinhas disse...

Foi um jogo difícil, contra um adversário com qualidade e irreverência, que vai complicar a vida a muita gente. Acabámos por vencer, com justiça, mas não foi fácil como o resultado pode levar a pensar.

Apesar de termos entrado com o pé direito, acho que se devem resfriar as expectativas, até porque somos novos na competição e isso pode ter a sua influência em jogos ainda mais equilibrados.

É gratificante sermos respeitados pelos nossos adversários, não só pela qualidade futsalística, mas acima de tudo, pela vertente humana. E o objectivo do Bayern para o resto da competição é precisamente o de cimentar uma imagem que tem vindo a ser construída desde que um grupo de Homens (no núcleo duro é praticamente só casados e com filhos :)) se juntou há quatro anos para jogar à bola e passar uns bons momentos.

De resto, ganhe o melhor.

P.S: Acho que nem o meu amigo Feliciano Lima fazia um texto tão lamechas :)

Tony Silva disse...

É claro que não foi fácil mas também por culpa nossa que complicamos muito na primeira parte, altura em que tivemos muitos remates "falhados" em plena área.