quinta-feira, 28 de julho de 2011

A época 2010/11 em números

Pedro como habitualmente e... Capitán também brilhou




Outra época chegou ao fim. A sétima e por sinal a que menos jogos teve (36) se descontarmos a primeira de vida do Bayern, que só contou com 18 jogos entre Maio e Julho de 2005.
Foi também a época em que os bávaros disputaram menos competições, apenas 3.
Foi ainda a primeira época em que nenhum jogador se estreou na equipa, houve sim vários regressos de jogadores que haviam feito parte da equipa noutros tempos.
Apesar de tudo isto pode-se dizer com clareza que foi uma época de sucesso, sendo a vitória na Liga SuperFutsal o seu expoente máximo.

Depois da LSF os bávaros entraram num Torneio no Indoor do Porto, quedando-se pela 4ª posição, mas com os mesmos pontos do 3º classificado e a apenas um ponto do segundo.
Valeu muito pela união do grupo e pela conquista do prémio de “Melhor Defesa” da prova, com apenas 12 golos sofridos, menos 10 que a segunda melhor defesa.




Voltando ao resumo da época, dos 36 jogos averbados (menos 4 que na época passada) apenas 32 foram realmente disputados, já que nos outros 4 registaram-se falta de comparência dos adversários. A juntar a estes ainda houve uma vitória “na secretaria” por expulsão da equipa contrária, o que perfez um total de 5 vitórias “sem jogar”.
Foi esse talvez o aspecto mais negativo desta temporada, pois igualou numa época só, o número de faltas de comparência de adversários que os bávaros tinham tido nas seis épocas anteriores.
No total foram 24 vitórias, 2 empates e 10 derrotas, ou seja dois terços dos jogos disputados tiveram o Bayern Monchique como vencedor. Muito bom, mas ainda assim aquém da melhor época dos bávaros que em 2009/2010 foram campeões em 4 dos 5 torneios que disputaram, com 31 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.

Nesta época foram utilizados apenas 19 atletas, menos 2 que na época anterior.
Não havendo nenhum estreante, o destaque vai para Ricas que voltou à equipa após uma fugaz participação de 4 jogos em 2007 e Filipe, um dos históricos fundadores da equipa, que havia feito as ultimas defesas pelo Bayern na mesma competição que Ricas em 2007.
O regresso de Filipe foi no entanto pontual, disputando apenas um jogo, tal como Norberto que também só fez um jogo esta época, embora em circunstâncias diferentes sendo que no caso do louro foi curiosamente o último jogo da temporada para os bávaros.
Os outros atletas utilizados foram Nuno, Tony, Arnaldo, Pascoal, Litos, Domingues, Canhão, Cadu, Correia, Pedro, Serginho, Rui Sá, Brito, Chumbo, Taboada e Chiquilin.


Agora que findou a época a direcção do clube revela quem foram os bávaros de honra nas 3 competições disputadas.
Na Liga Superfutsal, Pedro foi obviamente o “bávaro de ouro” com os seus 36 golos e 15 assistências em “apenas” 16 jogos. Chumbo levou a prata com as suas 3 assistências em 18 jogos onde sofreu 29 golos. Por fim Litos ficou com o bronze. Litos fez 11 jogos na Liga, conseguindo 7 golos e 7 assistências, o que deixou Nuno, Brito e Taboada, que também estavam na disputa, de fora do pódio…
Chiquilin que teria fortes possibilidades de “reclamar” para si um dos 3 bávaros, não foi sequer “considerado”, por não ter feito pelo menos metade dos jogos em causa…

Na Taça Superfutsal o Bayern só disputou 5 jogos, não tendo conseguido a passagem às meias-finais como no ano anterior.
O bávaro de Ouro foi novamente o Pedro, deixando a Prata para Arnaldo e o Bronze para Brito.
À semelhança do que aconteceu na Liga, também na Taça Pedro não deu hipótese à concorrência. “Bastaram” 10 golos e 4 assistências nos 4 jogos que fez.
Arnaldo por sua vez foi o rei das assistências na taça com 5 em 5 jogos. A estas ainda somou 4 golos.
Brito completou o trio com 2 golos e 2 assistências em 4 jogos.

Por fim, na Liga Oporto Indoor Games, o bávaro de Ouro vai surpreendentemente (ou não) para o grande Capitán Nuno que esteve presente em todos os jogos (7), apontando 6 golos (foi mesmo o melhor marcador da equipa) e feito 2 assistências.
Nuno bateu Rui Sá por “milímetros” ficando o guardião que bem deu nas vistas com a Prata. Domingues que também esteve em todos os jogos, com 5 golos e 3 assistências leva o Bronze.

Nas contas finais, o grande destaque da época vai mesmo para o Capitán Nuno, que aos 33 anos (de idade, não de joelhos…) parece estar a gozar uma “segunda vida”. Foi o jogador mais utilizado da época e o segundo melhor marcador da equipa, só atrás de Pedro. Notável!















O escalonamento por “números” ficou assim:

Jogos:
26 – Nuno
25 – Tony
24 – Domingues
21 – Brito, Chumbo e Taboada
20 – Arnaldo e Pedro
17 – Litos
10 – Chiki
9 – Cadu
8 – Pascoal
7 – Rui Sá
5 – Ricas
4 – Canhão
3 – Correia
2 – Serginho
1 – Filipe e Norberto


Golos:
46 – Pedro
16 – Nuno
13 – Brito
12 – Litos
10 – Arnaldo
9 – Domingues
8 – Taboada
5 – Chiki
3 – Cadu e Correia
2 – Tony, Pascoal e Canhão
1 – Norberto


Assistências:
19 – Pedro
13 – Domingues
12 – Brito
11 – Arnaldo
10 – Tony
9 – Taboada e Chiki
7 – Litos
4 – Cadu
3 – Nuno, Ricas e Chumbo
2 – Pascoal e Norberto
1 – Serginho e Rui Sá


Melhor em Campo:
9 – Pedro
6 – Chiki
3 – Chumbo
2 – Nuno, Cadu, Rui Sá e Taboada
1 – Tony, Litos, Domingues, Norberto, Correia e Serginho


Médias de pontuação:
8,50 – Serginho
8,00 – Norberto
7,45 – Pedro
7,20 – Chiki
7,00 – Filipe
6,65 – Litos
6,62 – Taboada
6,57 – Rui Sá
6,54 – Domingues
6,50 – Pascoal
6,48 – Brito e Chumbo
6,46 – Nuno
6,44 – Cadu
6,20 – Tony e Ricas
6,00 – Arnaldo, Canhão
5,67 – Correia


Bávaros de Ouro:
2 – Pedro
1 – Nuno

Bávaros de Prata:
1 – Chumbo, Arnaldo & Rui Sá

Bávaros de Bronze:
1 – Litos, Brito & Domingues

2 comentários:

nokinhas disse...

Uma época inteira a ser queimado e ainda fico à frente do Mingues em golos! Notável!

Tony Silva disse...

Pessoalmente foi uma época muito abaixo das (minhas) expectativas.