sábado, 2 de julho de 2011

Bávaros juntam Treinador, Guarda-redes e Golo do ano ao título de campeão


Faltou o MVP para haver justiça

A final da taça da liga foi ganha novamente e sem surpresa (apesar dos números 6-1) pelo RPC, no dia 18 de Junho, mas o que a malta queria saber mesmo era quem vencia os troféus “periféricos” e essencialmente aqueles que são fruto da votação das equipas.
A entrega dos troféus foi feita ali mesmo, no meio da quadra do Pavilhão da Académica de S. Mamede. Helder Selas foi considerado o MVP da Final da Taça, resultado que se aceita pela prestação no jogo, mas acima de tudo pelo que fez durante a época sendo que este troféu teve o condão de premiar um atleta que ficou de fora do top 5 dos melhores jogadores da liga, mas que mereceria lá estar.
Ainda em relação à Taça, Miguel Ângelo dos Amigos FC que em apenas 2 jogos fez 10 golos, levou o prémio de Melhor Marcador da competição, já que apesar de em igualdade de golos com Pedro do Bayern e Sá do AC Gaia, contabilizou menor número de jogos disputados.



Treinador do Ano


Tózé claro!
Cumprindo uma espécie de tradição (se é que se pode dizer assim já que o prémio apenas foi entregue duas vezes), o treinador campeão foi o vencedor nesta categoria.
Tozé venceu com margem interessante, arrecadando 21 pontos (em 27 possíveis), sendo que apenas o Vai Avante não deu qualquer ponto ao mister vencedor. Tozé contou com 3 pontos do AC Gaia, Amigos, Sol Nascente, RPC e União, mais 2 pontos de Celta, RDI e TRFL.
Atrás deste figuraram o mister Tony do TRFL com 14 pontos e Nuno Cardoso dos Amigos FC com 13 pontos. Curiosamente foram para estes os dois primeiros votos do Bayern.

Fábio Sousa do Vai Avante, treinador do ano em 2010 quedou-se pela 4ª posição com 4 pontos…




Guarda Redes do Ano


Chumbo, quem mais haveria de ser?!
Na categoria de Melhor Guarda-redes o bávaro Chumbo “arrasou” com a concorrência. Este seria porventura o prémio que a Direcção Bávara mais tinha como certo, tal foi a diferença de qualidade ao longo da época.
Apesar disso, Chumbo não obteve tantos pontos como Tozé (na categoria de treinador). Apenas 19 em 27 possíveis, “contra” os 21 do mister, mas o certo é que na categoria de Guarda-redes havia mais concorrência, havendo 10 guardiões pontuados e mesmo assim Chumbo venceu com 9 pontos de avanço sobre o segundo classificado que foi Veloso dos Amigos com 9 pontos.
A seguir apareciam os 2 guardiões do Real Portvscale (Zé Gato e Higuita) com 9 e 7 pontos respectivamente. Mesmo as duas pontuações somadas não chegariam aos números de Chumbo…
De referir que Veloso e Zé Gato foram respectivamente as 1ª e 3ª opções do Bayern.
Em Chumbo apenas não votou o Celta, algo que pode ser explicado pelo facto de esta equipa só o ter encontrado uma vez e num jogo que acabou em goleada (13-1) para o Bayern e pouco trabalho para Chumbo.

Tinoco do Vai Avante, vencedor na edição transacta, desta vez apenas obteve 2 pontos, reflexo de uma época abaixo das expectativas, tanto a nível individual como colectivo.




MVP da Liga


Entre Pedro e Dadinho… ganhou o Sá!
Quando se esperava uma “guerra” entre Pedro e Dadinho, conforme se verificou na tabela de Goleadores, quem beneficiou desse embate, emergindo como vencedor foi mesmo Sá do AC Gaia. Apenas uma “meia surpresa” já que se trata de facto de um grande jogador. Apesar disso, Sá fez uma época com altos e baixos, melhor na primeira volta que na segunda e longe da regularidade exibicional de Pedro, ao longo de toda a época e longe ainda da impressionante regularidade como marcador de golos de Pedro, o único atleta a conseguir a proeza de marcar em todos os jogos que disputou, quer na liga quer na taça diga-se.
Fica portanto uma certa mágoa pois se numa época em que Pedro foi campeão, melhor em campo em 9 dos 16 jogos que disputou, marcou 36 (!!!) golos e mesmo assim não é o melhor jogador do ano… então nunca o será.
Quanto ao vencedor, o Ricardo Sá, parece-nos que é capaz de fazer muito mais…

Paulo Mouro, o MVP em 2010, numa época atípica em que fez poucos jogos, nunca conseguiu andar perto da forma que o notabilizou na época transacta.
É curioso de resto verificar que do top 5 do ano passado, apenas Pedro voltou a repetir a proeza, mas aos olhos do publico (equipas que votaram) apenas subiu de 4º para 3º melhor jogador da LSF…




Capitão do Ano


Pedro Nuno!
À data em que escrevemos ainda não foi divulgada a classificação final desta votação. Apenas se sabe que a vitória sorriu a Pedro Nuno dos Amigos FC… e parece-nos bem. A votação do Bayern foi para Renato dos RDI, Pedro Nuno dos Amigos e Nelo do AC Gaia.
Fica a curiosidade em saber como se saiu o nosso “Capi” Nuno que em 2010 ficou em 3º, mas com apenas menos 1 ponto que Machado do Vai Avante e Deco do RPC.

Machado este ano nem foi a votos, sendo substituído por Tinoco…



Golo do Ano


Golaço de Pedro!
É quase como um prémio de consolação para Pedro… e bem merecido já que o golo é fantástico. Um portento de técnica e classe do jogador que faz isto num “jogo de titulo”, não contra “mortos” e tendo pela frente a defesa menos batida da liga e porventura a equipa que melhor defende e fecha os caminhos para a sua baliza.
O Bayern tinha 4 golos em disputa, 3 de Pedro e 1 de Brito, mas apenas dois dos golos de Pedro (contra RPC e Vai Avante) tinham reais hipóteses de vencer. Curiosamente o golo marcado contra o Vai Avante ainda ficou atrás do golo que Pedro marcou duas jornadas antes contra a União. Amigos e Celta deram 3 pontos a este golo… será que trocaram o numero da jornada e votaram no 12 em vez do 14?!?!?
Seja como for Pedro venceu com apenas um ponto de vantagem sobre um golo de Jardel do Vai Avante em que este faz um slalom impressionante e termina com um toque de calcanhar a meter a bola na baliza.
Não deixa de ser curioso que o Bayern deu um ponto a este golo, mas o próprio Vai Avante não deu qualquer “apoio” a este seu golo o que em última instância veio a fazer com que este não chegasse ao topo. Bastava um ponto…


Vencedor - 5ª jornada


2º classificado - 20ª jornada


4ª classificado - 12ª jornada


8º classificado - 14ª jornada


11º classificado - 2ª jornada

O vencedor do ano passado, Paulo Mouro, não tinha nenhum golo a concurso e de resto no RPC só um golo de Selas obteve um ponto, tanto como Mário Brito no seu remate do meio campo contra os RDI.




Troféu Fair Play


Amigos levam o Fair Play!

Este foi o troféu mais disputado de todos. 4 Equipas terminaram separadas por 2 pontos e o Bayern acabou em 2º, a apenas 1 ponto dos vencedores, Amigos FC, equipa em quem de resto depositou 2 pontos.
O mesmo no entanto não se verificou no sentido inverso, ou seja os Amigos não deram qualquer ponto ao Bayern. Evidentemente as equipas votam em quem entender mas se houve equipas com quem sentimos empatia ao longo da época foi sem dúvida com AC Gaia e Amigos, derivando daí alguma estranheza no facto dos Amigos não terem dado sequer um ponto.
Se calhar não é tão estranho quanto isso já que um ponto lhes “roubaria” esse troféu…

RPC foi o vencedor incontestado em 2010 e este ano ficou em 4º, mas a apenas 2 pontos do vencedor.




Para o ano haverá mais, mas é praticamente certo que o Bayern Monchique não estará presente a defender o seu titulo, já que a liga aparentemente não parece interessada em se reorganizar com a presença de arbitros federados, preferindo manter o actual figurino, sem duvida mais económico mas que para os bávaros não agrada, pois nenhum dos seus elementos está interessado em apitar.

Sem comentários: