sábado, 16 de abril de 2016

Titulo validado… com estrondo!


Vitória estrondosa sobre o terceiro não deixa margem para duvidas

Décimo terceiro título de Campeão para o Bayern, o segundo (consecutivo) na Power Futsal. Mais uma noite de glória para os bávaros, embora desta vez sem grandes festejos. Talvez porque era uma conquista anunciada há várias semanas; talvez porque só faltava uma vitória e foi logo no primeiro de quatro jogos; talvez porque foi uma vitória tão folgada, que não deu margem a grande emoção; ou talvez porque já são várias as conquistas e nada disto é novidade…
Talvez um pouco disto tudo, mas a satisfação e o grande mérito estão lá.


Liga Power Futsal (11ª jornada)
13 de Abril de 2016, 22 horas

G. D. Sol Nascente, 1
Bayern Monchique, 7

Jogo no Pavilhão do Irene Lisboa, no Porto

Bayern M. – César; Domingues, Norberto (3) e Zira (2); Tony (1).
Jogaram ainda: Brito (1), Nuno [cap.], Tiago e Max [GR].
TR: Tózé Ribeiro

Ao intervalo: 0-2
Marcha do marcador: 0-4; 1-4; 1-7


Mister Tózé entrou com o mesmo cinco da última jornada e voltou a ser “feliz”. Parece claro que acertou nas peças e a prova está na entrada forte da equipa, em ambos os jogos.
Desta vez até marcou mais cedo ainda, com pouco mais de um minuto. Aos cinco, Norberto ampliava para dois, igualando Vítor (GDLU) no topo dos goleadores.

Até ao intervalo não houve mais golos, mas o Bayern continuava a ser bem superior ao Sol Nascente. Este Sol Nascente, um pouco diferente da equipa de outros tempos, então recheada de muitos miúdos novos, é agora uma equipa mais experiente, mas é uma equipa na qual o Bayern se encaixa muito bem. Não é uma equipa de “correrias”. O jogo nunca fica “partido” e isso favorece o estilo de jogo dos bávaros. De resto este já foi o 13º confronto entre as duas equipas e o resultado é sempre uma vitória do Bayern. Com 83 golos marcados contra apenas 33 sofridos, podemos dizer (sem qualquer desrespeito ou menosprezo pelo adversário) que esta será porventura a nossa “vítima” de eleição.


O início da segunda parte voltou a ser de forte ascendente bávaro, com mais dois golos a decidirem tudo. O Sol Nascente ainda reduziu, num livre com alguma sorte, mas nunca chegou a colocar em causa a vitória bávara no jogo e no campeonato. Max, de regresso às boas exibições também se assegurou disso.

Nos últimos minutos deu para consolidar a goleada e ainda o lugar de Norberto no topo dos goleadores.



O filme dos golos

0-1     Na ala esquerda Zira finta o adversário e corre pela linha, causando desequilíbrio na defesa. Depois assiste Tony que na área controla a bola e bate Motinha.

0-2     Recuperação de bola por Norberto no meio campo. Faz a “dança” à frente do defesa e atira a contar, ainda de fora da área, com remate bem colocado junto ao poste.


0-3     Brito finta pelo meio, numa excelente iniciativa a contornar três defesas. Na entrada da área tenta o golo mas a bola é rechaçada pelo guardião. Zira apanha a sobra e remate de primeira com o pé esquerdo.

0-4     Contra ataque rápido após recuperação de bola. Zira finta um para a direita, atrai o defensor e assiste Brito na meia esquerda para um remate em sentido ascendente.

1-4     Livre de Juca em zona frontal. A bola desvia em Domingues na área e trai Max.

1-5     Ataque de 3 para 1 com Zira a ir até ao fim.

1-6     Zira ganha a bola na defesa e faz um passe longo pela lateral direita. Norberto recebe a bola, vira-se para a baliza e remata, com a bola ainda a tocar em Motinha.

1-7     Norberto aperta o defesa e consegue o roubo. Vai até à área onde “convida” Motinha a sair. Finta-o para a esquerda e depois para a direita e completa com o remate já em queda, para a baliza deserta.


Fica aqui o registo em vídeo do último golo… e da “festa” bávara no final:



Não houve de facto grande festa. Que esperavam?

É sempre especial e nunca é fácil ser campeão, mas este foi talvez o jogo de título mais “anti climático” de sempre. É verdade que estávamos a jogar contra o terceiro classificado, mas a goleada, associada ao facto de que “se não fosse hoje seria numa das próximas três jornadas”, tirou aquele ar de ansiedade e explosão de alegria no final.

E esta nem sequer foi a maior vitória dos bávaros em “jogo de título”. Recapitulemos os outros 12 “jogos do título”:

25-Mar-2006 – “V” 10-2 Café Novo Sport (ultima jornada)
11-Nov-2007 – “V” 3-2 Amigos da Bola (penúltima jornada)
17-Nov-2007 – “V” 3-0 Comp. Seguros Tranquilidade (penúltima jornada)
03-Mai-2008 – “V” 10-2 Juventude Dream (última jornada)
12-Jul-2008 – “V” 17-1 Escola Dramática da Foz (última jornada)
17-Mai-2009 – “V” 3-0 Estudos & Projectos (penúltima jornada)
03-Jun-2011 – “E” 2-2 Amigos F.C. (última jornada)
14-Jul-2014 – “V” 9-6 Academia F. Matosinhos (3 jornadas por disputar)
19-Jan-2015 – “V” 6-4 Compact Records (última jornada)
04-Mai-2015 – “E” 1-1 Brigada do Fojo (penúltima jornada)
11-Mai-2015 – “V” 4-2 Amigos F.C. (penúltima jornada)
23-Nov-2015 – “E” 4-4 União Douro (penúltima jornada)

Arrisco apontar o empate a 2 golos com os “Amigos FC” em 2011, como o mais emocionante e impróprio para cardíacos. Esse empate permitiu-nos ser campeões com o mesmo número de pontos do 2º classificado Real Portvscale, num campeonato intensíssimo e super disputado por 12 equipas.

Já em 2008 vencemos também na última jornada, mas com uma goleada das antigas. O resultado 17-1 tem uma explicação simples. O adversário, onde brilhava Zira, o melhor marcador da prova, apresentou-se para o jogo derradeiro com apenas 4 elementos.



A Estrela

Helder “Zira” Costa – nota 8

Está de volta após período de menor fulgor, a meio da Liga. Molhou outra vez a sopa (dois golos) e juntou mais três assistências às nove que já tinha. “Assistiu” em todos os jogos da Liga que fez esta época!


Os outros bávaros

Tiago – 5
Domingues, Tony e Nuno – 6
César, Brito e Max – 7

Norberto – 8

3 comentários:

Unknown disse...

Max nota 7 e d estranhar, levas te o presunto pro presidente.......

Tony Silva disse...

Desta vez levou as mãos :)

Unknown disse...

Ah pois. Já era muito tempo sem maos