quarta-feira, 9 de maio de 2007

Bávaro sofre

Mas não há que baixar a cabeça...

Superliga My Indoor MaxMen (1ª jornada)
6 de Maio de 2007, 20 horas

Bayern Monchique, 5
Valbom United, 5
Jogo no My Indoor das Guardeiras
Árbitro: Jacinto Leite
Bayern M. – Rui Sá (Filipe na segunda parte); Pedro (2), Nuno [cap.] (2) e Domingues; Tony (1).
Jogaram ainda: Canhão, Ricas.
TR: Tony Silva
Valbom U. – Renato; André (2), Freddy (1), Joaquim [cap.] e Carlitos (1).
Jogou ainda: Cindo e Bruno Sá (1).
TR: João Vale Bom
Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 2-0; 2-1; 3-1; 3-4; 5-4; 5-5.

A estreia não foi a melhor possível porque Lipe esteve em tarde [muito] não! Os bávaros até tiveram de suar para não sair derrotados mas a ideia que ficou é que o adversário estava perfeitamente ao alcance.


6 de Maio de 2007, um domingo. Há sensivelmente dois anos atrás (1 de Maio de 2005, também um domingo), o Bayern Monchique deu os primeiros pontapés numa bola em competições +/- oficiais. O local na altura era o Indoor de Matosinhos. Passados dois anos verifica-se uma espécie de regresso ás origens, com os bávaros a voltarem á relva sintética dos “Indoor”, desta feita no My Indoor das Guardeiras. Agora como na altura o resultado não foi o mais feliz. Nessa estreia oficial da equipa os bávaros haviam perdido 7-4. Hoje em dia, com muito mais experiência acumulada, o empate acabou por sofrer a pouco porque a supremacia no jogo foi sempre bávara e só as falhas defensivas (Filipe fez uma das piores exibições de sempre, a fazer lembrar uma célebre derrota contra os “Deslumbrados”, em que tudo que ia á baliza era golo) permitiu que a equipa de Valbom conseguisse arrancar um ponto nesta primeira jornada.
Da equipa que se estreou há dois anos, apenas Nuno e Tony repetiram aqui presença. Na falta de um treinador (Vítor Coutinho não pôde comparecer) foi mesmo Tony quem orientou as substituições. De início entrou o cinco mais utilizado no torneio do Julio (que terá fim no próximo sábado). No banco ficaram Canhão, Ricas (que se estreava) e… Lipe (guardião que haveria de entrar na segunda parte para “tragédia” dos seus companheiros).

Os bávaros tiveram uma entrada forte no jogo e apesar de só conseguirem inaugurar o marcador aos cinco minutos, foram sempre deles os lances de maior perigo.
No final da primeira parte o Bayern vencia por 2-1, vantagem escassa para o futebol apresentado e reflexo natural de uma certa descompressão verificada nos últimos dez minutos desse primeiro tempo.

Na segunda parte os golos falhados haveriam de fazer falta aos bávaros que se viram mesmo a perder por 4-3 mas que souberam enfrentar as “traições” de Lipe e voltar a erguer a cabeça para conseguir novamente empatar e voltar depois ao comando do marcador.
A um minuto do fim porém, nova facada de Lipe acabou com a esperança de vitória e a divisão de pontos acaba por ser um prémio aos Valboenses pela persistência e inteligência na exploração do ponto fraco dos bávaros nessa noite: - a fragilidade de Lipe.

O torneio ainda agora começou e vai-se estender por mais seis semanas (nesta primeira fase), sendo que tudo está em aberto, até porque as características do torneio permitem uma fase inicial menos… “excitante” se assim quisermos, desde que se alcance pelo menos o quarto lugar, que dará acesso á seguinte e crucial fase do torneio. Por isso há que levantar a cabeça e tocar para a frente. Azares qualquer um tem...

Na verdade o Bayern Monchique até guarda boas memórias deste torneio. Não exactamente este mas um que teve lugar neste mesmo recinto em Junho de 2005, no qual os bávaros tiveram uma prestação apreciável, sendo eliminados apenas na meia-final, perante precisamente a equipa que haveria de se sagrar campeã.


O Filme dos Golos ao minuto

1-0 5m Jogada de Pedro a assistir Nuno para este encostar.
2-0 9m Contra ataque de 3 para 1, com Tony a passar a Canhão na direita e este a meter a bola entre o defesa e o redes para Tony marcar.
2-1 14m Alguma sorte nos ressaltos e Freddy marca.

3-1 1m Nuno recupera a bola e avança no terreno na companhia de Pedro. Após triangulação é Nuno quem conclui.
3-2 2m Carlitos marca apesar da mancha efectuada por Lipe.
3-3 3m Livre descaído sobre a esquerda com a barreira em cima da linha de área. Filipe faz a barreira mas posiciona-se por trás da mesma. André remata em jeito com a bola ainda a tocar no poste mais distante. [N.D.R. lol]
3-4 8m Contra ataque rápido com Bruno Sá a ganhar no ombro a ombro com Nuno e a contar com a permissividade de Tony, para furar para a baliza e marcar á saída de Lipe.
4-4 13m Pedro apanha a bola a ressaltar á entrada da área e chuta forte.
5-4 16m Lipe faz o lançamento directo para Pedro sobre a esquerda do ataque. Este controla a bola com um chapéu sobre o redes e marca quase em cima da linha de golo. O golo mais bonito do jogo.
5-5 19m Punhalada fatal de Lipe que volta a cair no erro, permanecendo atrás da barreira no livre. Golo tirado a papel químico por André (novamente).


Os homens do Bayern

Rui Sá (7)
Actuação impecável, muitos furos acima do seu substituto na segunda parte. Seguro e atento, acabou por sofrer um golo sem muito poder fazer para o evitar.
Nuno (7)
Marcou dois golos, ambos a passe de Pedro. Um na primeira parte em que só teve de encostar e o outro na segunda, a concluir jogada iniciada no seu meio campo por ele próprio. Para quem diz detestar o piso até se safou muito bem e o facto de o campo ser mais pequeno que o habitual, levou-o a aparecer mais vezes na frente.
Pedro (8)
Fez tudo que podia para a equipa ganhar. Deu dois a marcar e ainda marcou os últimos dois golos da equipa. Não fosse a “traição” de Lipe e teria festejado a vitória. Mais não se podia pedir a um jogador que até nas missões defensivas brilhou mais forte que os companheiros.
Domingues (7)
Pouco se viu em termos ofensivos mas foi muito útil na destruição dos ataques contrários. Não está nas melhores condições físicas e como tal resguardou-se em tarefas defensivas. Ainda assim foi uma actuação bastante positiva de um atleta que “não sabe” jogar mal.
Tony (7)
Entrou muito bem levando o perigo á baliza contrária com dois remates consecutivos, ambos defendidos pelo guardião. Depois de marcar um golo, foi perdendo fulgor e com o passar do tempo também acabou por aparecer menos na zona de remate.
Canhão (7)
Entrou bem, deu um golo a marcar e poderia ele próprio ter marcado se Nuno o tivesse visto. Foi depois descendo de produção com o tempo e o cansaço fez-se sentir terminando em queda vertiginosa quando optou mais uma vez pelo remate (ao lado) na marcação de um livre, quando tinha Nuno na zona central completamente livre.
Ricas (6)
Estreia oficial de mais um bávaro num terreno (piso sintético) nada habitual. Mostrou pouco mas teve essencialmente o condão de não comprometer. Para quem nunca jogou a este nível já não é nada mau.
Filipe (3)
Há dias de manhã, que á tarde não se pode sair á noite. Filipe teve no domingo um desses dias, em que mais valia não ter saído de casa. É certo que houve desatenções defensivas mas a responsabilidade da derrota bem lhe pode ser imputada na quase totalidade. Os dois livres sofridos foram as falhas mais gritantes, com Filipe a ficar atrás da barreira e a deixar o flanco desprotegido. De bom, acho que só mesmo o passe directo para o ultimo golo de Pedro.

Enviado Especial: Tino Vilas

10 comentários:

Anónimo disse...

jogo para golear e acabamos por sofrer para empatar.....

todos temos as nossas responsabilidades (uns mais que outros lol )

pelo menos 3 golos certos falhados na 1a Parte e temos que ser mais duros a defender, já se viu que a arbitragem deixa dividir os lances tipo futebol 11 com carrinhos etc....

o objectivo esta traçado - 4º lugar dá o apuramento.

Anónimo disse...

temos jornada dupla este fim-de-semana nada de borgas esta 6feira/sabado
(está é para o pedro!!)

Anónimo disse...

ha noitadas,mas o importante é render e a ekipa ganhar, e kando tem havido borgas é isso k tem acontecido
por isso os jogos tao ganhos lol

Anónimo disse...

ja estou a ver o Pedro durante a queima a dar umas voltas de aquecimento no parque da cidade . lol

Tony Silva disse...

Nem me apetece acabar a crónica.
Ficou me entalada na garganta.

Anónimo disse...

"3-2 2m Carlitos marca apesar da mancha efectuada por Lipe."

mancha???? pareceu-me mias uma nodoa.... lol

Tony Silva disse...

Fónix, que nem tinha incluido o Lipe na ficha de jogo :)
Vou já emendar.

Anónimo disse...

obrigadinho ò mingues, há-des ter muitos amigos assim...

Tony Silva disse...

Estou confiante que o Lipe vai dar a volta :)

Anónimo disse...

tenho que comecar a fazer carga no joelho,so fisioterapia nao chega. e ja tenho fome de bola. paulo correia