quinta-feira, 8 de maio de 2008

I have a Dream!


Torneio Homenagem à Curtes (ultima jornada)
3 de Maio de 2008, 9,00 horas

Bayern Monchique, 10
Juventude Dream F.C., 2

Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitro: Tózé Ribeiro & Joaquim Neves
Bayern M. – Portero; Tony [cap.] (2), Arnaldo (1) e Nunes (1); Canhão (2).
Jogaram ainda: Cadu (1) e David (3).
TR: Pedro Domingues
Ao intervalo: 4-0
Avanço do marcador: 9-0; 9-1; 10-1; 10-2


No início do torneio Arnaldo Martins apontou fragilidades à equipa que iria orientar e colocou a fasquia num humilde quinto lugar. Prontamente foi criticado por alguns colegas de equipa e co-administradores bávaros mas manteve a sua ideia de que o quinto lugar já seria bastante bom.
Os seus colegas no entanto mantinham o sonho. O sonho de ficar pelo menos no pódio e até quem sabe bater-se pelo primeiro lugar.
O jogo deste sábado deu razão aos que sonharam e acreditaram sempre numa classificação da qual se poderiam orgulhar.
O Bayern fez uma campanha assinalável e o sonho tornou-se realidade!


Algumas dificuldades iniciais para formar o “5”, visto que Cunhini não pôde estar presente e Cadu e David chegaram atrasados. Arnaldo decidiu então entregar o comando da equipa a Domingues e transitou para o cinco inicial.
Torna-se até curioso fazer esta análise na última partida. Arnaldo foi pela primeira e única vez neste torneio titular. Cunhini falhou o seu primeiro jogo e como tal quebrou também a série de jogos a titular. Seria provavelmente totalista de titularidade juntamente com Portero (o único que além de titular cumpriu todos os minutos do torneio). Cadu chegou atrasado e começou no banco, perdendo a titularidade “conquistada” após a lesão de Domingues. Nunes acabou por conseguir assim a primeira titularidade, ele que seria sem dúvida o “6º jogador” mais valioso do torneio, caso existisse essa distinção.
Assim, com Portero na baliza (à procura da “Melhor Defesa”), Tony e Arnaldo mais recuados e Nunes e Canhão mais na frente, mas todos com o cabelo pintado de amarelo, os bávaros entraram em campo para um jogo que antes de ser de festa, teria de ser de confirmação.
Causou apenas alguma estranheza que David, na luta pelo “Melhor Marcador”, chegasse atrasado a um jogo tão importante para se definir esse troféu.


Homenagem a um CAMPEÃO


Ainda antes do jogo iniciar, os bávaros chamaram o treinador adversário para lhe entregar uma lembrança sentida. Vítor Coutinho, ou Pastor Coutinho como também é conhecido recebeu dos bávaros mais antigos um estojo com esferográfica, onde se lia “Não esquecemos o HOMEM que nos deu o primeiro título” num gesto de reconhecimento para com alguém que agora está do outro lado mas que continua a ser alvo do carinho, respeito e admiração bávara.

Mais tarde na entrega das taças foi notório nas suas palavras algum desconsolo por estar a lutar por objectivos bastante mais humildes e nada condizentes com a sua máxima “Ganhar ou ganhar!”

Sr. Júlio, para quando um torneio em Homenagem a Vítor Coutinho?
O homem merece!


De volta ao jogo

Quanto ao jogo, este foi aquilo que se esperava. O Bayern abafou uma equipa de putos abnegados, com potencial mas que ainda tem muito para crescer. Destaque para o fair play existente entre as duas equipas! Só desta forma passaria pela cabeça dos responsáveis do Bayern, fazer os seus atletas entrarem de cabelo pintado em campo, numa atitude que nada teve de desrespeito para com o adversário, mas sim de festa e boa disposição pois afinal de contas estava-se prestes a “encontrar” o campeão.
O Bayern Monchique fez uma bela primeira parte. Muito concentrada e coesa como equipa e acabou por só marcar 4 golos pois Laranjo na baliza do Juventude fez uma exibição de alto nível.
A defender e principalmente nos primeiros minutos, os bávaros tiveram por duas ou três vezes de recorrer à falta, para travar Ricardo e Cia. Afinal de contas é uma equipa de putos com muita vontade de correr, o que exige aos seus adversários muita concentração e experiência a defender.

Na segunda parte os bávaros marcaram mais golos que na primeira parte, mas já jogaram menos bem e até acabaram por consentir dois golos. Se repararmos que em 9 jogos, somente em 4 deles os bávaros sofreram golos, temos mesmo de dar mérito a esta equipa do Juventude.

Por outro lado também é significativo que dos 10 golos sofridos, 6 tenham sido contra os dois últimos classificados, o que dá alguma ideia de relaxamento quando existem (aparentes) facilidades. A reforçar esta ideia está o facto que ninguém acima do quinto lugar marcou aos bávaros, ou seja, o Bayern não sofreu qualquer golo dos outros três candidatos à vitória final (Maritangus, Laranjinhas e ARSQS), mostrando mais uma vez que os alicerces de um campeão começam-se a construir pela defesa.


O filme dos golos

1-0 3m Excelente movimento colectivo (de resto documentado em vídeo) dos bávaros. A bola passa mais que uma vez por todos os elementos de campo sendo Tony a terminar em beleza uma jogada que ainda conta com uma assistência de Nunes com o calcanhar.
2-0 13m Nunes marca após passe de Cadu.
3-0 19m Canhão arranca pelo meio e “senta” três adversários até praticamente entrar pela baliza com a bola. Bonito e muito aplaudido!
4-0 20m Tabelinha entre Canhão e Cadu com o primeiro a concluir.

5-0 25m Ataque planeado, a bola a ser trocada de ângulo com frequência até que Nunes vê uma aberta e remata de longe. Cadu à boca da baliza desvia lá para dentro.
6-0 29m Nunes na meia direita a contas com dois adversários, vê Tony a entrar solto na área e mete-lhe a bola a jeito. Tony só teve de empurrar.
7-0 32m Jogada individual de Cadu de trás para a frente, a soltar em David que conclui.
8-0 34m Canhão, pela direita, assiste David e este bisa.
9-0 35m Passe de Canhão para a direita. David controla e remata forte de ângulo difícil. Foi um hat trick puro do goleador bávaro que o deixava com fortes hipoteses de ser o "Melhor Marcador" do torneio...
9-1 36m Contra ataque do Juventude com um dos miudos a meter a bola por baixo de Portero quando este saiu a cobrir.
10-1 38m Canhão pela direita já sem ângulo faz um remate cruzado mas é Arnaldo quem conclui ao segundo poste.
10-2 39m Golo de Ricardo (um ex-bávaro da fundação) que festeja efusivamente com… Nuno(?!?!), no banco bávaro.


A Estrela
“Cadu” Rodrigues – nota 8
Teria sido sem grande dificuldade um bis para o Canhão depois da na última semana ter sido pela primeira vez MVP, mas Cadu ainda conseguiu estar uns furos mais acima de Canhão. Um golo e três assistências mais um infindável numero de jogadas de ataque e todo o carrossel que fez girar à sua volta fizeram dele o Melhor em Campo nesta partida.
A recente polémica que envolveu Canhão também terá prejudicado as hipóteses que tinha de voltar a ser MVP. A propósito, o moço já pagou, minutos antes de entrar em campo!

Canhão e Nunes também têm nota 8.
Os restantes tem 7.

Venham mas é as taças

A entrega das taças foi a festa habitual, com algumas equipas a confraternizarem entre si. No último jogo da manhã aconteceu algo inesperado. Paulo Mouro (ARSQS) que tinha apenas 7 golos no torneio, marcou outros tantos tentos neste ultimo jogo e sagrou-se o Melhor Marcador com 14 golos, sucedendo a Pedro Sousa do Bayern que havia ganho o troféu na edição passada mas com 20 golos. Na lista seguiam-se Reinaldo (Maternidade) com 13; David (Bayern) 12; Luís (ARSQS), Ricardo (Ipanema) e Luís Santos (Maritangus) que havia sido 2º no torneio anterior com 8 golos. Por fim um grupo de jogadores com 6 golos, onde se incluíam Nunes, Cadu e Tony do Bayern Monchique.

A nível da “Melhor Defesa”, o Bayern e em particular o seu “Portero” não deram hipótese à concorrência, sacando o troféu com apenas 10 (dez!!!!) golos sofridos. Uma marca que nenhuma equipa havia conseguido nestes 7 torneios do Júlio, desde que o Bayern marca presença. Já Rui Sá havia sofrido apenas 11 golos no torneio anterior, elevando a fasquia para uma marca que se pensava ser muitíssimo difícil ultrapassar…

Por fim destaque para a A.R.S.Q.S. que falhou redondamente aquele que seria o objectivo principal neste torneio, quedando-se pela quarta posição, mas que levou para casa o sempre apetecível troféu Fair Play, revalidando uma conquista que já vinha do torneio anterior e ainda o de “Melhor Marcador”.

16 comentários:

Anónimo disse...

campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!campeoes allez!

um torneio feito com grande atitude e concentração parabens a todos!

mingues

Anónimo disse...

Muita estrelinha também :)

Prometo depois uma análise mais exaustiva ao torneio. Parabéns a todos!

Anónimo disse...

Até eu fui campeão!!!

Anónimo disse...

Capi, reparei agora! Os homens do joelho abriram e fecharam o marcador. Tu marcaste o primeiro golo no jogo inaugural e eu marquei o último no jogo da consagração. Um pequeno prémio :)

Anónimo disse...

equipamento talismã :)

Tony Silva disse...

Quem é o anónimo?
Será a gaja das mamas com veia?!?!?

Pispis disse...

E para Sábado, já há mais novidades?

Vou ser treinado pelo mister com melhor performance da vida do Bayern (Nokinhas)? Ou pelo mister com o futuro mais promissor à sua frente (Mingues)? E o Capi, vai estar no banco para sp q eu n for chamado à quadra poder convencê-lo q dizer tudo à esposa é desnecessário? :-)

Anónimo disse...

Mano, o presidente António está a deliberar sobre o assunto, mas cada vez mais percebo a ideia defendida por vários agentes da bola que defendem que treinador é um homem só. Tese sempre referida pelo mister MM e ainda ontem tb defendida numa entrevista do CC. Se calhar, tb vou pra Grécia! :)

Anónimo disse...

Mingues,
Parece que foste arredado do plantel.(ver plantel pág. inicial).

Anónimo disse...

tas fora homem. Só resta mm o cargo de mister. E mesmo assim...

Tás queimado. Vai tb pra Grécia.

Anónimo disse...

phoneix!! ja estou riscado da lista??? ainda ha pouco tive uma conversa com o presidente e ele disse que me ia inscrever!?!?!?!?!

nao se pode ser o unico treinador so com vitorias no BM que acontece isto.....é a inveja.....agora nao sei se foi o presidente ou o "outro" administrador do blog....

mingues

Anónimo disse...

Fdx, nem o meu aí está!!!
Acho q vou entregar o equipamento...ou nao...crl, fui eu q o paguei...ide pó crl!!

Anónimo disse...

Jonny volta a atacar... é ELE!

Anónimo disse...

não sei se é intencional ou propositado!!! mas segundo livros e outros afins fazer parte de um plantel/equipa não significa apenas alinhar dentro das 4 linhas.Todo o contributo é importante, e repito todo, nem que seja a "apanha bolas" ou mm a "distribuidor de equipamentos"...

ass. mamas com veia

Anónimo disse...

Ou carregar o balde das bisgas e guardar a chave do balneário! Sei dar valor a isso :)

Anónimo disse...

Such a nice blog. I hope you will create another post like this.