segunda-feira, 26 de julho de 2010

Depois do penalty «à Panenka», conheça o penalty «à Ezequiel»


Noticia do MaisFutebol:
O checo Antonín Panenka ficou mundialmente famoso pelo penalty que apontou na final do Euro 76, frente à Alemanha. Não tanto pelo resultado prático do mesmo, que até entrou e deu o título à Checoslováquia, mas pela forma como chutou. Quando, na altura, todos rematavam em força, Paneka fê-lo em jeito, levantando ligeiramente a bola e enganando por completo o histórico Sepp Maier.


O mediatismo do lance foi tal que, a partir daí, sempre que um penalty é cobrado daquela forma (e já não são raras as vezes!) fala-se em «penalty à Panenka». Pois bem, a partir de agora talvez seja altura de se começar a falar em «penalty à Ezequiel».

O jovem espanhol Ezequiel Calvente destacou-se com o penalty apontado à Itália no Europeu sub-19 que valeu o terceiro tento para a sua equipa. Tomou balanço, correu para a bola e todos os dados indicavam que iria rematar com o pé direito. O guardião italiano percebeu e escolheu um lado. Na hora de atirar à baliza, Ezequiel fê-lo...com o pé de apoio! A bola levou a direcção certa e depois foi só festejar.

Se alguém se lembrar de repetir o gesto já se sabe: penalties marcados com o pé de apoio são penalties «à Ezequiel».

http://www.youtube.com/watch?v=TBOGfg6YhaU&feature=player_embedded
Fdx, Penalty À Ezequiel?!?!?!?! Ezequiel?!??!!
Já há mais de meio ano que fiz isto contra o Miragaia.
Até o baptizei de "penalty Marocas" em honra ao Marito que estava na baliza e ficou vesgo. Ao menos que lhe chamem "penalty tóne"

Sem comentários: