quarta-feira, 13 de maio de 2015

À terceira foi de vez...

Brigada vinga-se do campeonato eliminando o Bayern da que seria a terceira final de Taça consecutiva

Os Bávaros vão “perdendo gás” com a exclusão (temporária) de Pedro e (definitiva) de Norberto. Este era mais um teste de elevado grau de dificuldade e desta vez o Bayern não passou. Depois de duas meias-finais falhadas, aos pés do Bayern, desta vez a Brigada “vingou-se” e conseguiu o desejado acesso à final.




Masterfoot Futsal Cup (Meias Finais)
11 de Maio de 2015, 22 horas

Brigada do Fojo, 5
Bayern Monchique, 1

Jogo no Arena, em Perafita

Bayern M. – Cesar; Brito, Nuno [cap.] e Zira (1); Tiago.
Jogaram ainda: Litos, Taboada, Domingues, Tony (1) e Daniel [GR].
TR: Tózé Ribeiro
Disciplina: Domingues (amarelo)

Ao intervalo: 3-0
Marcha do marcador: 3-0; 3-1; 5-1


Desta vez sem Kéké (entre outros), em relação ao jogo anterior faltou alguma qualidade no último terço, para se marcar mais golos e ao mesmo tempo manter a Brigada em sentido. Faltou também alguma sorte, já que foram várias as oportunidades de golo mais ou menos “fáceis” que se falharam, quer por falta de pontaria (e chegou a acertar-se no poste), quer pela qualidade dos dois guardiões contrários.
Já do outro lado, além de dois “convidados” de grande qualidade na baliza, um em cada parte, também na frente os homens do Fojo apareceram reforçados com o baixinho Cláudio Cunha, muito rápido e “raçudo”.
É caso para perguntar “mas quantos estrangeiros se pode levar por jogo?!?!?”
Não andamos a dormir... mas também não é isso que nos move…

Em campo a Brigada ganhou bem. Marcou cedo num lance caricato e pouco depois alargou a vantagem num lance em que sobressaiu a qualidade de Teixeira.
A Brigada é uma equipa muito compacta, que defende bem e quando se apanha com dois golos de vantagem as coisas ficam mesmo muito difíceis.
Para mais o Bayern enervou-se com a rápida desvantagem em que se viu, ajudando à causa contrária. Com ou sem razão, surgiram muitas faltas. A sexta matou-nos com o avolumar para três golos de diferença. Para mais do lado contrário Nuno a passe de Zira e Brito a passe de Tony não conseguiam materializar…

Ainda houve uma sétima falta, mas Teixeira atirou muito por cima…

Na segunda parte ainda demorou, mas lá se conseguiu reduzir e o lance capital acabou por ser aquele em que isolado, Tiago atirou a contar, mas o guardião estava lá a dar o corpo à bola e a impedir a diferença mínima.
Quem não marca, normalmente sofre e assim foi mais uma vez. Coube ao pivot Zé Luis fazer de carrasco e matar o jogo em dois golos que deixam a defensiva bávara um pouco corada…

A vitória dos vice campeões é justa, embora os números sejam exagerados. Na final a Brigada encontrará o “G.D. Recarei”, equipa que ironicamente e por vias travessas nos “enfraqueceu”. Resta desejar boa sorte à Brigada!



Reportagem Masterfoot:

Super Brigada do Fojo "aniquila" tricampeões BM/Americano Pneus (5-1) e chega à tão desejada Final da Taça MasterFoot frente ao GD Recarei.

Grande jogo! Depois do empate entre estas duas equipas na semana anterior e que deu o título aos "bávaros", a Brigada do Fojo sentia-se na obrigação de dar uma grande resposta. E deu! Solidez defensiva e veloz na transição foram notas dominantes ao longo do encontro, com Hélder Heitor a rubricar uma partida notável. A turma de Mister Tozé até começou por cima, apresentavam-se bem no terreno de jogo com Zira, uma vez mais, a ser o cérebro. A Brigada do Fojo soube esperar pelo momento certo e em duas desatenções na defensiva do Bayern, Hélder Heitor e Ricardo Teixeira aproveitaram para dar uma vantagem de dois golos. O Bayern tentava reagir por intermédio de Zira mas a Brigada mostrava enorme coesão em termos defensivos. A Brigada do Fojo aproveitou todos os momentos importantes do jogo para fazer a diferença e numa altura em que o Bayern chegou à sexta falta, Heitor conseguiu brilhar na marca dos 10 metros. Aos 16 minutos, o capitão foi chamado para cobrar o livre direto e não deu hipótese a César, operando um remate fulminante para o 3-0. A tarefa começava a complicar-se para os tricampeões, a apreensão do banco era cada vez mais notória mas de uma equipa experiente como esta, tudo se pode esperar. Até ao fim da primeira parte, Ricardo Teixeira ainda falhou um novo livre de 10 metros e o Bayern não conseguiu reduzir nos últimos segundos por pouco.

Mister Tozé deu a lição ao intervalo e os seus pupilos entraram motivados para o segundo tempo. Forte pressão e transição rápida era o que se pedia e nos primeiros minutos, Pedro Domingues não marcou porque Rui opôs-se bem. A Brigada do Fojo continuava concentrada e contava com um elemento de última hora em bom plano. Cláudio Cunha tem um bom pé esquerdo e foi importante para ajudar a organizar o jogo da Brigada. O Bayern não queria fraquejar, pressionava muito, criava perigo mas só aos 27 minutos conseguiu reduzir por intermédio do inconformado Zira (3-1). O jogo prometia ter uma reta final alucinante e não defraudou a quem assistiu! A Brigada continuava com o pensamento na vitória e nos últimos dez minutos continuou imperial. Aos 30 minutos, Ricardo Teixeira operou uma grande ofensiva e deu para Zé Luís Ribeiro fazer o 4-1. Foi um momento complicado para o Bayern, desconcentraram-se em demasia e Cláudio Cunha aproveitou para desdobrar mais uma jogada individual fabulosa assistindo Zé Luís Ribeiro para um desvio com classe para a mão cheia de golos. O BM/Americano Pneus ainda forçou o cinco para quatro mas as ausências dos irmãos Sousa fizeram-se sentir. A vantagem numérica não funcionava e a Brigada do Fojo conseguia, ainda assim, criar mais oportunidades para avolumar o marcador.

Brigada do Fojo rubricou uma partida personalizada frente a um Bayern que quebrou fisicamente. O coletivo esteve acima de tudo no jogo dos vice-campeões que contaram com algumas inspirações individuais. Com este resultado, a formação de Heitor e companhia chega à Final da Taça MasterFoot onde vai encontrar o outro finalista, GD Recarei.



O filme dos golos ao minuto

5m     1-0     Bola dividida entre Tiago, Heitor e César na entrada da área. Tiago controla Heitor nas costas, mas devia ter chutado para a quinta. Ao invés deixou para Cesar “varrer”. Infelizmente a bola fica a saltar atrás das pernas de Tiago, que nem se apercebe da presença do esférico e Heitor, de frente para o lance, aproveita que Cesar não está na baliza e toca para o golo.

7m     2-0     Lançamento lateral. Bola metida para Teixeira no centro. Zira tenta o corte de primeira, mas Teixeira consegue fugir para à direita com um toque rápido, ficando sozinho e rematando para o golo perante a saida de Cesar.

16m   3-0     Falta de Taboada no ataque. No caso a sexta, com respectivo livre sem barreira. Heitor remata forte e super colocado, com a bola a entrar mesmo junto à barra.


27      3-1     Com Zira a pivot é Brito quem lhe mete a bola. Zira recebe e finta, ganhando espaço para o remate.

30m   4-1     Teixeira chama a si dois adversários e mete a bola em Zé Luis sozinho, que só tem de desviar para a baliza.

33m   5-1     De novo Zé Luis a marcar, desta feita depois de sair de uma triangulação rápida e ficando de frente para o desamparado Daniel.



A Estrela

Helder “Zira” Costa – 6

Bem tentou mas não era dia do Bayern e o jogo não saiu particularmente bem a ninguém. Até a pivot jogou na segunda parte, mas a Brigada é uma equipa que fecha muito bem e quando conseguia tirar um adversário da frente, logo aparecia outro a barrar o caminho. Valeu pelo esforço e pelo golo marcado…


Os outros bávaros

Nuno, Litos, Taboada, Domingues e Tony – 5

Cesar, Brito, Tiago e Daniel – 6


Com apenas dois jogos disputados nesta competição, a nomeação dos melhores bávaros acaba por recair mais sobre o que fizeram no primeiro jogo. Assim, o bávaro de Ouro é Tiago que fez 3 golos e 3 assistências nos quartos-de-final.
Seguem-se Leandro que até fez parte da equipa da semana nos quartos e Norberto…

Sem comentários: