sábado, 17 de junho de 2006

3. Bayern vs. Restaurante Barriga

Sorte boa, sorte má, alguma cobardia e um sonho desfeito

Tudo são pontos de vista

Existem várias formas de se abordar a história deste jogo. Pode-se falar na sorte e no azar, pode-se optar por culpar a arbitragem, pode-se centrar a análise nos remates ao poste e até se pode falar no livre que não entrou no último segundo. O certo é que nenhum destes pontos de vista resiste sozinho ao teste da realidade, mas todos juntos ajudam a explicar o desfecho desta autentica final antecipada.



Torneio Homenagem a Jorge Saraiva (3ª jornada)
17 de Junho de 2006, 9,50 horas


Bayern Monchique, 2
Restaurante Barriga, 3
Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitros: Tózé Ribeiro e Joaquim Neves
Bayern M. – Paulo; Pedro (1), Norberto (1 p.b.) e Arnaldo [Cap.] (1); Domingues.
Jogou ainda: Greg.
Suplente não utilizado: Nuno.
TR: Tony Silva
Disciplina: Domingues (amarelo por palavras); Pedro (amarelo por falta); Norberto (amarelo por falta e segundo amarelo por protestos excessivos).
Rest. Barriga – Guila; Tavares (1), Ringo [Cap.] e Caetano; Ricardo.
Jogaram ainda: Vítor (1) e Candal.
TR: Zé Pedro Paixão.
Disciplina: Caetano (amarelo por mão na bola); Vítor (amarelo por agarrão).
O treinador foi também “convidado” a sair do banco, mas permaneceu na zona de entrada no recinto, continuando dali a “debitar postas de pescada”.
Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-1; 2-1; 2-3.

É destes jogos que a malta gosta. Duas equipas bem estruturadas, uma forte rivalidade e um resultado discutido taco a taco com incerteza no resultado até ao final. Infelizmente o resultado, que é o mais importante, é que já não é do agrado bávaro. São jogos…
A vitória pendeu sempre para o lado de Monchique mas nos dois minutos finais foi mesmo cair no lado contrário. Caiu a vitória na Afurada e caíram (ao chão) os atletas do Bayern quando sofreram o golo do empate a dois minutos do fim. Mal sabiam ainda que a situação iria piorar mais, mas já nessa altura o empate foi penalizador para uma exibição tão boa e consistente.
É uma história feita de “ses” mas já lá vamos.
As duas equipas entraram bem na partida. O Bayern confiante mas cauteloso, sem Pascoal e com a novidade de ter Nuno no banco. O Restaurante Barriga apresentou-se na máxima força, com todos os seus melhores jogadores e mais alguns, aparentando também uma grande dose de confiança mas esta porém, alicerçada numa certa arrogância de quem tem nas suas fileiras atletas experientes do futebol de 11, que jogam em clubes como o Padroense, o Canidelo e o Candal...
O domínio da bola foi repartido mas com o Bayern a causar mais perigo. O primeiro lance que fez saltar os bancos saiu dos pés de Pedro aos cinco minutos, que fintou dois mas chegou á altura do remate já sem o discernimento necessário, tendo a bola saído enrolada.
Dois minutos depois porém, o mesmo Pedro abriu o activo em jogada em tudo idêntica á primeira.
O jogo começou a enrijecer e Caetano levou um amarelo por dar mão na bola. Logo a seguir, a passe de Mingues Arnaldo bem posicionado rematou ao lado.
Também Domingues viu pouco depois um amarelo, este por palavras menos próprias no entender de Joaquim Neves.
A seis minutos do fim apareceu o empate num lance de infortúnio bávaro com Norberto a marcar na própria. Tony apercebera-se da pressão que os seus jogadores sentiam, mas o minuto de desconto já só chegou após o golo…

Na segunda parte o marcador alterou-se relativamente cedo com Arnaldo a dar o melhor fim á mais bela jogada do encontro.
Primeiro Pedro e depois Vítor viram o segundo amarelo de cada uma das equipas, numa altura em que já era evidente a forte pressão a que a equipa de arbitragem estava sujeita. Esta acobardava-se perante o agigantar do treinador e jogadores da Afurada e tentava gerir a situação com paninhos quentes.

O Bayern ganhava e procurava controlar o resultado vantajoso mas o Restaurante Barriga carregava sobre os bávaros e começou a usar o redes para criar vantagem numérica.
Paulo era nesta altura um gigante na baliza bávara e só não defendia as bolas que saíam ao lado ou que… embatiam no poste. Foi assim aos catorze minutos, quando Vítor Amorim, jogador de passada larga e remate fácil, atirou pela segunda vez com estrondo ao poste. A sorte protegia o campeão mas acabaria por se virar contra este…
Já depois de também ter visto um amarelo, Norberto quase conseguiu num corte cheio de intencionalidade marcar o golo da tranquilidade. A bola atravessou quase todo o campo e foi embater no poste na baliza contrária, sempre perseguida por Pedro que no entanto foi surpreendido pelo ressalto no poste, não conseguindo emendar. Azar para os bávaros e sorte para os homens da Afurada que depois de sobreviverem a este sobressalto voltaram a ver a sorte sorrir-lhes num lance confuso na área bávara. Vítor fez o empate e destruiu a força anímica dos bávaros que sentiram de sobremaneira o golo.
O empate era provavelmente o resultado mais justo para estes trinta e oito minutos de jogo mas… não estava escrito assim. O golpe de teatro estava guardado para o final. Nada a ver com a sorte ou o azar desta vez. Antes uma má decisão do “Abominável Homem das Neves”, claramente de regresso ás velhas decisões aberrantes, (quase) sempre contra os bávaros. Depois de um jogo inteiro de decisões duvidosas da parte da equipa de arbitragem, a cereja em cima do bolo foi uma falta de Ricardo sobre Domingues, que permitiu ao jogador rodar para a baliza e fazer o golo da vitória. Para piorar e como se já não bastasse haver apenas um escasso minuto para tentar novo empate, o Bayern viu-se em inferioridade numérica pois a injustiça do golo após falta fora demasiada para um jogador federado como Norberto - habituado (ou não!) a arbitragens mais neutras – aguentar. Neves mostrou-lhe o segundo amarelo e foi já com apenas três elementos de campo que se deu o derradeiro pontapé de saída.
Imediatamente os bávaros procuraram explorar a unica alternativa que tinham: -arrancar uma falta que lhes daria o primeiro livre de 10 metros e conseguiu-o por Pedro.
O sururú foi grande e quando Pedro partiu para a marcação já Júlio Garganta segurava nos lábios o apito, quiçá receoso do que um novo empate poderia originar. Pedro rematou forte e colocado mas Guila conseguiu defender para a frente. De imediato Pedro tentou a recarga, ouvindo pelo caminho o desesperado apito final, mas voltou a falhar, com mérito para o reguila redes da Afurada.
Acabou assim o jogo de forma caricata e este cronista nem quer sequer imaginar o que poderia ter acontecido se a recarga de Pedro tivesse entrado na baliza. Uma situação delicada a pensar pela organização… [n.d.r. – mas que organização?!?]


O resultado é injusto para o Bayern?

Sem duvida que sim, mas porque é que aconteceu? Terão sido os árbitros, a má sorte ou a qualidade dos conjuntos?
Enfim… são tudo pontos de vista. O estimado leitor e adepto só tem de escolher o seu…


E agora?

A derrota do Bayern deixa a equipa campeã praticamente sem esperanças de renovar o título. Pese embora faltem ainda quatro jornadas para o final da competição, não é crível que o Restaurante Barriga perca algum ponto, tendo em conta os adversários que ainda tem para defrontar.
O Bayern Monchique vê-se agora numa situação de reajuste de objectivos. O primeiro lugar é agora pouco mais que uma miragem mas o clube tem ainda um prestigio e uma imagem a defender e outros troféus a conquistar neste torneio. Arnaldo por exemplo é nesta altura o melhor marcador da prova com 5 golos marcados.
O troféu Fair Play é que mais vale riscar já da agenda.


Uma nota de tristeza a terminar

Gil, guarda-redes da Adira lesionou-se na terceira partida do dia, quando protagonizava uma excelente exibição e a sua equipa vencia por 1-0 [n.d.r. – 2-0 no final]. Segundo informações clínicas terá partido o pé em três pontos distintos. O nosso pensamento e solidariedade está com ele.


O Filme dos Golos ao minuto

7m 1-0 Pedro recebe na meia esquerda de Norberto, finta um, puxa para o centro e remata com a bola a entrar rasando a trave.
14m 1-1 Paulo Tavares entra na área pela esquerda e faz o passe de morte para o meio da área. Norberto que acompanhava o lance introduz a bola na sua própria baliza quando tentava o corte.

3m 2-1 A melhor jogada do encontro. Um contra ataque puro e executado de forma perfeita. Arnaldo recuperou a bola, entregou a Pedro que endossou ao seu irmão. Norberto então na direita assistiu Arnaldo no poste mais distante.
18m 2-2 Golo de sorte. Bola a ressaltar na área e Vítor Amorim a marcar.
19m 2-3 O balde de água… gelada. Ricardo recebe na posição de pivot com Domingues na marcação. O jogador roda para a baliza tirando partido de um braço no pescoço de Domingues que o árbitro não sancionou e fez o golo, com a bola a entrar junto ao poste.


Os homens do Bayern

Apesar da derrota, os jogadores bávaros exibiram-se em bom plano.

Paulo (7) A melhor exibição de Paulo neste terceiro jogo pelos bávaros. Infelizmente esta sua exibição coincidiu com o pior resultado da equipa.
Norberto (8) O melhor em campo! Não só do Bayern mas de todos os jogadores presentes. Trabalhou muito, pautou o ritmo, cortou lances de perigo, espalhou ele próprio o perigo no meio campo contrário e foi mesmo ele que assistiu em ambos os golos bávaros.
No final, o segundo amarelo e consequente expulsão perdoa-se por tudo o que fez durante a partida e pelo clima de grande tensão que viveu.
Pedro (7) Marcou o primeiro com uma bela finta seguida de remate. Também trabalhou muito á semelhança do irmão mas falhou em alguns “julgamentos”. Optou sempre pelo remate mesmo apesar de em duas ou três ocasiões, já sem o fulgor necessário, ter ignorado um colega bem posicionado ao lado.
No final teve nos pés a derradeira oportunidade de livre a castigar uma falta que ele próprio tinha “conquistado”. Não foi feliz!
Arnaldo (7) Uma exibição inteligente, poupando-se nalguns momentos “mortos” da partida e empregando-se a fundo quando era mesmo necessário. Marcou o golo da praxe e segue isolado no topo da lista dos melhores marcadores com 5 golos.
Domingues (7) Continua a exibir-se de forma algo modesta e a adiar a tão esperada “explosão”. De todos os bávaros pareceu o mais fatigado mas deu sempre o litro.
Greg (7) Tony deu-lhe um voto de confiança e ele respondeu de forma positiva. Pena foi que não teve oportunidade de testar o poderoso remate e quando no fim pediu para marcar o livre de 10 metros, foi o mister que lhe retirou o tapete. Provavelmente por não estar “quente”…

Enviado Especial: Tino Vilas

22 comentários:

Tony Silva disse...

Não é só o meu pensamento e solidariedade q está com o Gil. Tb o meu telemovel ficou no carro dele :(

Tony Silva disse...

Hoje tomei em consciência uma decisão que não me agrada mas que achei por bem fazê-la. Tudo tendo em conta um "bem maior e comum". Sei, ou pelo menos espero, que o Nuno compreenda essa decisão.

Tony Silva disse...

Não se perdeu tudo.
Ganhou-se uma sereia :)

Anónimo disse...

Actualmente, granjeamos mt respeito entre os adversários. O Bayern evoluiu e é encarado com outros olhos. Fiquei orgulhoso da nossa exibição. Demos tudo. Não há nada a apontar.
N tenho dúvidas q o Capitan compreende e, a par disso, novas oportunidades se avizinham.
Faltou o golo do Cannon pra dedicar à sua Sereia:) Fica pra próxima!

Por outro lado, mais uma vez, o Rica mostrou a sua paixão ao Bayern... enfim...

Só me resta desejar as rápidas melhoras ao g-redes da Adira

Anónimo disse...

Desculpem-me mas não consigo compreender o facto de pelo menos durante 2,3 ou 5 minutos não poder ter dado o meu contributo(por mais pequeno q fosse), visto q tinha plena consciencia q nao era o melhor jogo para jogar meia parte ou 30 minutos.
Afinal tenho razao quando digo q as coisas estao a tornar-se obsessivas demais para um grupo de amigos q um dia decidiu entrar num torneio cujo objectivo era fazer o melhor possível...nao quero dizer com isto q nao queiramos ficar sempre melhor classificados, mas o querer mais, mais e mais acaba por desfazer a tal mística q antigamente reinava.
Vcs sabem perfeitamente a minha opiniao e como disse ao Toni, nao tenho de ficar chateado nem melindrado com ninguém, mas fico concerteza mt triste com td o q se tem passado de há uns tempos para cá e com o q se passou hoje em especial.
Normalmente gosto de acabar o q começo e foi essa a razao q me levou a ponderar a minha decisao de continuar ou nao neste torneio, mas sendo certo q a partir do fim deste mesmo, nao contem mais cmg para qq tipo de competiçao oficial.
Gosto mt de jogar futebol e ajudarei no q for preciso mas contento-me à segunda-feira como sempre aconteceu de há uns 15/16/17 anos para cá.

Anónimo disse...

como ja foi dito o resultado podia ter pendido para cada um dos lados....

acerca de outros assuntos, nao é melhor altura para falar visto que a poeira ainda nao assentou mas desde ja expresso a minha tristeza pela tomada de posiçao do nosso capitan e espero que reconsidere a sua posição pois é uma das pessoas mais importantes do grupo, juntamente com o tony e com o naldo, estes sim sao os intocaveis do grupo (quer joguem ou nao). a presença fisica de qualquer um deles é imprescindivel.

relativamente ao desfazer da mistica devido a entrada temporaria de alguns elementos, o problema(na minha opiniao) nao pode ser esse, pois apenas implica 2 torneios até final de julho.....

temos ainda de agradecer ao pessoal que esta temporariamente pois se nao fossem eles, parece impossivel mas a verdade é que hoje estariamos 3.....por isso penso que iremos ter sempre gente que normalmente nao nos acompanha durante o resto do ano...tivemos o grande jonny, hugo ,carlos o dove entre outros....e até á 2da feira se nao vai o roberto carlos e o nando nem 5 muitas vezes se esta.....

quando se soube que o tony nao iria poder dar o contributo no inicio do torneio, pediu-se que ele temporariamente estivesse no cargo de treinador ... e foi isso que ele fez... e que infelizmente vai certamente o prejudicar, por isso penso que é a altura ideaL visto que o tony vai começar FINALMENTE a mexer o cú :) e so daqui a 2 semanas é que ha o proximo jogo, para arranjar um novo treinador.....quem tiver alguma ideia 2da feira é o dia e o local ideal para se falar...

Capitan, peço novamente que reconsideres a tua posição visto que ainda no ultimo torneio do fluvial provaste ser de muita utilidade, mas cada jogo é um jogo e se fosse eu como treinador este era um jogo que tomava a mesma decisao do tony visto que era um jogo que implicava uma enorme velocidade/ritmo e infelizmente os teus joelhos nao permitem....
Espero que nao fiques chateado com este meu comentario, mas como ja tinha comentado com algum pessoal nao seria correcto de minha parte ja ter dito algo sobre este assunto com alguns e nao dize-lo a todo o grupo.
assim como certamente muitos outros ja devem ter dito que eu nao deveria jogar a titular ou jogar tanto tempo etc.....
mas isso é normal...as opinioes sao como as vaginas...só as dá quem as têm!!!vé la que eu acho q até sou melhor que o noberto!!! LOL !!!

tenho a certeza que foi uma decisão muito dificil p/ o tony devido a amizade que vos liga por isso peço e tenho certeza que vais continuar a nos dares o prazer de jogar por muitos e muitos torneios...

2da feira mesmo que nao va jogar(vou fazer por sair do curso mais cedo) apareco lá.

quero deixar so um comentario e dizer que o BM é um luxo e nao ha muita gente que tenha o privilegio de estar num clube assim, MAS ha gente que se sacrifica por esse mesmo luxo e ha gente que se acomoda ao luxo....se nao fosse o Tony a arranjar torneios a adiantar dinheiro.. assim como Naldo q esta sempre a mandar msgs e a telefonar, o capitan a ir buscar e levar pessoal.. a preocupar-se em levar as bolas ao naldo se ele na via na 2da feira entre muitas outras coisas nao existia BM, e nisto tenho as minhas responsabilidades visto que tambem pouco tenho ajudado....

para me despedir, visto que sao 2.40 da manha e eu nem sei o que estou a escrever quero deixar um pedido de desculpas ao mister, pela pressao que fiz para ele foder a cabeça ao arbitro!!!

e ja agora um abraço ao carlos pelo o apoio que nos tem dado e certamente num futuro proximo estará no nosso meio.

Tony Silva disse...

Crl, Mingues!
É suposto explodires no campo e não aqui :)

Quanto ao Capi, reservo a minha opinião para mais tarde, para quando as coisas acalmarem (e essencialmente para depois do pequeno almoço). Mas é claro que não vou deixar que ele se "vá embora" sem lhe pedir para reconsiderar pelo menos 37 vezes.

Tony Silva disse...

Eu tinha muita coisa para dizer mas, já disse ao Nuno por telefone, por isso não digo mais nada.

PS – Obrigado por não teres “desistido” de mim, há uns anos atrás quando eu me irritei e deixei de jogar no Gás por estar farto de jogar com o Ervilha. Graças á tua insistência eu voltei a jogar e agora o Bayern é uma das coisas que me faz mais feliz na vida. Naturalmente pretendo retribuir-te o favor.

Anónimo disse...

Subscrevo na TOTALIDADE tudo o que Mingues escreveu!

E tenho a certeza q tudo se irá resolver. Todas as casas têm os seus pequenos problemas.

Quem tá a fazer MUITA FALTA é a Fêmea! Com a sua XXXX tenho a certeza q tudo irá voltar ao normal e o nosso CAPI irá alterar a sua posição.

Capi, n deixamos de ser um grupo de amigos. Antes, pelo contrário. Só penso q cada vez estamos mais fortes ao nível da organização. Isso é mau? Isso é perder mística? Não, não é. A mística está lá.
Mau é faltar aos jogos e não avisar ninguém. Mau é nem por uma vez em 2 anos ter marcado ou sequer ter a preocupação de agendar um jogo-treino. Já disse uma vez: estou cheio de chavalada. Sabes a quem me refiro.
Agora, pra isto ctn a andar pra frente, precisamos de HOMENS como tu! Espero q penses bem na tua posição. Um forte abraço amigo e até já pra mais uma vitória sobre o Ac Miragaia! Alguém vai pagar a factura:))

Anónimo disse...

Ah... é verdade, Fêmea n te inibas de deixar aki uma postada:) Precisamos de alguém q tranquilize as hostes:)

Uma boa notícia no meio disto: O Tony está de volta! Logo já joga!

Temos "reforço" :)

Anónimo disse...

Mesmo sabendo que este é um assunto muito vosso, quero mandar uma beijoca para todos e em especial para o capitán que na minha opinião é das melhores pessoas que está dentro do grande BM.

Capitán, mesmo eu estando fora do campo e das muitas vezes que vos vi jogar, nos treinos ou nos torneios, sinto que a tua presença(mesmo que fora de campo) e os teus comentários constantes dão tranquilidade aos restantes companheiros. Acho sinceramente que és um pilar deste GRUPO DE AMIGOS.

Beijocas grandes

Pispis disse...

Fdx... Um gajo tá fora uma semana, uma mera semana e vocês hipotecam a renovação do título, a taça de Disciplina e ainda encontro um ambiente de cortar à faca tal e qual akele que encontrei no derby Custoias - Leça do Balio no qual tive que facturar no último minuto de jogo... Mas isso são contas de outro rosário!

Capitan, eu até te podia contar o q já passei c um determinado mister no início da minha carreira como sénior, mas cm esse mister é pai dum certo jogador do Bayern prefiro não abrir a boca... Quem vai abrir a boquinha vais ser tu se continuares c estas ideias de não participar em torneios e essas merdas... Fdx, tás mm a precisar dumas piçadas nesse cu! O Nokas já as sentiu, tu tb as vais sentir meu menino, ai vais vais, nem q tenha de fazer de Pulguinha!!!

Só mais uma ameaça: achas q o Tony foi operado ao cu por causa dum pelo encravado??? Não sejas ingénuo Capitan, ele levou com a Anaconda do Berto qd disse q não ía jogar mais c o Ervilha, portanto não demores mt a reconsiderar... :-)

Anónimo disse...

«Ele levou com a Anaconda do Berto qd disse q não ía jogar mais c o Ervilha, portanto não demores mt a reconsiderar... :-)»

Ainda tens dúvidas, Capitan? :)

P.S: António confirmas esta situação? Não é por isso q vou deixar de ser teu amigo:)
P.S.1: Mano, fodeste tudo:) Bastou deixares um simples comentário. Lá vai o Tony dizer pra nós pararmos com este tipo de comentários em público:)

Tony Silva disse...

Não, crl! Na altura em que o Ervilha jogava conosco ainda não conhecia a Anaconda.

Pispis disse...

Nunca uma foto esteve tão adequada ao momento que se vive no Bayern...


E Portugal? Até já começo a acreditar na Nossa Senhora do Caravaggio!!! Até os árbitros tão connosco!

Anónimo disse...

Regressei!!!

Tony Silva disse...

Ganda Lipe!
Após 6 meses sem internet.
Assim já podes ver as novidades.

Anónimo disse...

Se calhar não é assim tão boa ideia, só vejo a falarem mal de mim...
Mas adianto desde já que nunca me deixarei abater, porque sou e serei para sempre um bávaro de corpo e alma, ou seja, demasiado fiel e forte para desistir.

Viva O BAYERN

Anónimo disse...

Mas já sabes q n foste convocado para o jogo de terça-feira? :)

Desculpa:)

Anónimo disse...

Tenho k respeitar todas as opções e decisões

Tony Silva disse...

A imprensa é fodida! Ou há de especular ou há de deitar abaixo :)

Anónimo disse...

Arak, sempre profissional!