sexta-feira, 9 de junho de 2006

"Mingues vai explodir!"


Convicção de mister António Silva

É, provavelmente, o coração do Bayern. Aos 30 anos, Tony provou, mais uma vez, a sua enorme dedicação à causa bávara e, privado de dar o seu contributo nas quatro linhas, aceitou o desafio de orientar a equipa ouro-negra no Torneio que decorre actualmente no Pavilhão Francisco Torrinha. Os resultados falam por si e a verdade é que sempre que assumiu a liderança da equipa técnica, Tony nunca falhou, somando por vitórias os jogos disputados. Talismã? Talento inato? Talvez de tudo um pouco, mas o que público gosta mesmo é de vê-lo dentro do campo.
O regresso está marcado para 1 de Julho. Até lá, sigam-no com atenção na gestão da equipa. Um gentleman.

Após a entrada à campeão na 1ª jornada, que espera da prestação da equipa frente à Esegur?
Espero uma nova vitória convincente e que a equipa continue a jogar bem e a divertir-se.

O adversário é conhecido dos bávaros... ou nem por isso? Que informações tem sobre esta equipa?
Já jogamos duas vezes contra eles e vencemos sempre: uma por 6-1 e outra por 7-2. Claro que estamos a falar de uma equipa de bons rapazes, sem grandes objectivos, mas pelo que vimos na primeira jornada temos de esquecer estes resultados e esta equipa simpática que defrontamos no passado e prepararmo-nos para defrontar uma incógnita, pois a equipa que se apresentou neste torneio é substancialmente diferente para melhor e até só vimos 5 jogadores em acção, por isso ainda pode ser mais perigosa do que aquilo que acreditamos.

Lembra-se dos jogos já efectuados contra esta equipa? O saldo parece positivo...
Lembro-me perfeitamente e lembro-me, inclusive, de alguma frustração no final do último jogo, aquele que vencemos por 7-2. Chegamos ao final do jogo e eu não pude deixar de sentir que os dois golos sofridos eram perfeitamente escusados e evitáveis.


“Gosto do género Pascoal”

Para amanhã, Fêmea é baixa confirmada. É um problema para si? Já sabe quem irá jogar no lugar dele?
Problema seria se não houvesse um outro elemento para o seu lugar ou se não tivéssemos pelo menos cinco jogadores elegíveis para o jogo. Penso e espero que não iremos sentir a falta dele, pese embora eu claramente goste do género de jogador que o Pascoal é, um atleta forte e de raça que nunca abdica de defender bem e joga simples e prático. É um elemento que cai bem em qualquer equipa.

Pode adiantar-nos o cinco inicial?
Não seria correcto para com os jogadores estar a fazê-lo aqui mas quem acompanha a vida do clube não terá dificuldade em fazer esse exercício mental e acertar no "cinco".

“Abaixo dos três primeiros seria um choque”

O Bayern é favorito à vitória na prova?
Neste tipo de provas, não é fácil estar a dizer. Não é como o campeonato de futsal em que as equipas com maiores orçamentos como Benfica e Sporting são logo consideradas favoritas e dificilmente o campeão poderá ser outro. Aqui as coisas mudam muito depressa e há sempre muitas surpresas. De qualquer das formas e como campeão do torneio anterior é claro que o Bayern é um dos favoritos, senão o principal. Pessoalmente penso que qualquer lugar abaixo do primeiro será frustrante para nós e para mim em termos pessoais, mas a verdade é que num torneio com oito equipas, os três primeiros classificados estarão sempre de parabéns. Abaixo dos três primeiros, isso sim é que será um grande choque para nós e objectivo claramente não cumprido.

Qual o principal adversário do Bayern?
Mais uma vez é difícil de apontar. Um adversário improvável mas que poderá aparecer é o excesso de confiança. Somos os campeões, sabemos ou pensamos que somos bons e isso pode sempre ser prejudicial. De resto, ainda não conhecemos todas as equipas e, como tal, corremos o risco de nos enganarmos na avaliação. Inicialmente pensei que a Adira estivesse mais forte e com outra dinâmica que, pelo menos no primeiro jogo, não mostrou. Será sempre um adversário a respeitar, como todos os outros mas, neste momento, o perigo maior poderá vir de outros lados. Do lado da Afurada por exemplo, onde o Restaurante Barriga quererá vingar um resultado menos positivo no torneio anterior. Também o Café Novo Sport parece reforçado e se já era um adversário incómodo agora o é ainda mais e há também os Amigos de Francos que ainda não conhecemos mas de quem nos falaram muito bem. Penso que vai ser um bom torneio, muito competitivo.

“Paixão é andar atrás da bola”

Estar a treinar atenua o desconsolo de não estar dentro das quatro linhas a jogar?
Sim, é verdade, mas é uma injecção que passa logo o efeito ao fim de alguns minutos [risos]. Por muito que me divirta com a responsabilidade de acalmar e orientar os jogadores, a minha paixão é mesmo andar lá dentro atrás da bola. Naturalmente eu próprio tenho de me acalmar pois um regresso precoce á actividade física poderá resultar em mais tempo a treinar a equipa e isso é algo que eu quero evitar.

Sinceramente, quando espera regressar à actividade?
Oficialmente o regresso deverá ser no dia 1 de Julho (4ª jornada), aproveitando assim o interregno de uma semana no torneio devido ao S. João, mas em termos práticos é claro que pretendo jogar contra o Miragaia um pouco antes desse jogo. E depois há sempre a possibilidade, embora remota de dar uma perninha no Torneio da Académica.

“Podemos sempre promover o regresso do Mister Coutinho”

E quando isso acontecer, já pensou se irá conciliar o cargo de treinador ou haverá outra solução?
Se calhar até ao fim deste torneio irá mesmo ser assim, embora isso não me agrade muito. Havia a hipótese do Tó, que já nos conhece e certamente iria trazer coisas novas a nível táctico, mas ele agora está envolvido noutra equipa, e em ultima instância podemos sempre promover o regresso do Mister Coutinho, se ele ainda nos quiser [risos].

O que achou da foto do cú publicada esta semana no blog?
É um belo rabo!!!

Concorda que, se estivesse rapadinho, haveria semelhanças com o seu?
Sou obrigado a desmentir isso. Aquele parece muito mais perfeito que o meu. É um rabo feminino… e mesmo a nível de coloração, vê-se que aquilo já apanhou muito. Muito Solzinho claro.

Os comentários dos seus pupilos poderão originar algum castigo? Acha que foi palhaçada ou apenas uma forma de desanuviar a pressão inerente a uma equipa que está a defender o título conquistado na edição anterior?
Não, nada disso. Temos que saber lidar e conviver com as brincadeiras. Os jogadores tratam-me por tu e nem podia ser de outra forma. Temos a mesma idade e ainda há dois meses também estava a jogar a bola com eles. Eventualmente, há um outro que se dirige a mim como “mister”, coisa que eu encaro como sendo uma brincadeira, mas ao mesmo tempo como um sinal de respeito, como quem diz “agora estás a orientar e confiamos em ti”.

Esta equipa é melhor que a campeã da edição passada?
É necessariamente diferente porque os jogadores também o são. A nível de jogo temos talvez mais soluções, mais formas diferentes de encarar o jogo. Ganhamos em desequilíbrio individual, que poderá ser útil para desbloquear um ou outro obstáculo mais chato que nos apareça e ganhamos muito em consistência defensiva. E aí penso que estará a chave do nosso sucesso futuro. Aliás, qualquer equipa que não defenda bem está quase invariavelmente fadada ao insucesso e nesse campo especifico penso que temos condições invejáveis para acabar o torneio com o troféu de melhor defesa. Temos dois redes, o que por si só aumenta a competitividade e o grau de concentração na baliza e temos a tal consistência defensiva que nos permitirá se jogarmos sempre concentrados e não nos entusiasmarmos muito, manter o adversário afastado da nossa área. Se repararem e é isso que quero para os próximos jogos, os dois golos que sofremos são reflexo disso. Um deles é um remate de longe que por infelicidade o Paulo não conseguiu desviar o suficiente e o outro é um remate na linha de fundo de ângulo difícil e inesperado que acabou por surpreender. Ou seja, nenhum deles foi um remate em plena área ou um toque ao segundo poste e se conseguirmos sempre manter o adversário debaixo dessa “trela” e a jogar longe da baliza, dificilmente iremos sofrer muitos golos.

Quem aposta para jogador-revelação da sua equipa?
Além do Norberto, que será sempre uma mais valia para nós, penso que o Mingues irá explodir e este será o “seu” torneio. Tenho o visto com muita gana e penso que será desta que ele irá brilhar. Não que não tenha já brilhado antes mas nessas ocasiões foi mais como guarda-redes. Espero não me enganar e acredito que se o Mingues for igual a ele próprio, sempre raçudo e a jogar para a equipa ele irá “revelar-se”. Espero também que não encare estas palavras como sendo “favas contadas” e perca concentração, mas ele é muito experiente e inteligente…

“Seremos sempre o alvo número um”

É Bayern contra o resto do Mundo? Considera a sua equipa um alvo a abater?
Não sei se as outras equipas têm conhecimento do nosso status de campeão. As que tem certamente pensarão dessa forma. É o caso do Restaurante Barriga que tem a derrota por 4-3 atravessada na garganta, o caso da Esegur que já estará cansada das goleadas que lhes impusemos, o caso do Café Novo Sport que vai querer apagar a fraca imagem do ultimo jogo e o caso da Adira que nos conhecem bem. De qualquer das formas e para as outras equipas que não nos conhecem, já estamos em primeiro lugar e como tal, nessa posição seremos sempre o alvo número um a abater.

Como tenciona passar o dia de hoje? A estudar a melhor táctica ou estar atento à abertura do Campeonato do Mundo?
O dia de hoje vai ser passado em descanso, tal como tem acontecido no último mês. Para a semana é que já pretendo começar com alguma actividade física. Quanto á táctica ela já está pensada e definida. Aliás, devo dizer até para acabar com algum falso pretensiosismo que possa existir, que não sou “treinador” ou pessoa de grandes tácticas, mas considero-me um bom observador. Não tenho nenhum curso de treinador mas acho que tenho aprendido alguma coisa ao longo dos anos. Não estou propriamente a dizer ou a ensinar algo aos jogadores que eles já não saibam ou não tenham conhecimento. O meu papel como treinador é o de relembrar e chamar a atenção aos meus colegas para certos aspectos do jogo. Coisas que eles já sabem ou já ouviram antes mas que no calor do jogo tem tendência a esquecerem. É para isso e para gerir o esforço dos jogadores que eu estou lá.


Apostou na bet and win?
Quanto ao Campeonato do Mundo ainda não fiz grandes apostas. Apostei apenas num empate entre a Argentina e a Costa do Marfim, mas até á hora do começo ainda sou capaz de apostar nos jogos de hoje. O jogo de abertura costuma sempre surpreender…
Além disso também pretendo jogar um pouco de Pró Evolution Soccer. Ontem deu-me para iniciar o meu próprio Campeonato do Mundo, jogando pela primeira vez em nível 6 e defendendo as cores dos artistas canarinhos. E não é que cheguei mesmo à final?! Final essa que guardei para jogar hoje contra a França tendo deixado pelo caminho um resultado histórico de 5-1 nos oitavos de final contra a Alemanha. Fantástico!
Já Portugal, esse chegou às meias-finais, tendo sido eliminada pela França. Se for assim no próximo mês e quando for a sério, até nem será nada mau.

Alguma novidade sobre o paradeiro do Petit? Esperamos sinceramente q sim...
O meu gato continua desaparecido, para tristeza nossa (minha e da minha esposa) mas principalmente para grande infelicidade dele que deve andar cheio de fome.
De qualquer das formas estou confiante que ele volte, embora infelizmente para o Petit, esteja mais confiante que o Bayern seja novamente campeão do que propriamente confiante em que ele volte. Há que ter fé!

DESTAQUE

“Eventualmente, há um outro que se dirige a mim como “mister”, coisa que eu encaro como sendo uma brincadeira, mas ao mesmo tempo como um sinal de respeito, como quem diz “agora estás a orientar e confiamos em ti”.


Texto: Vitor Nokas
Fotos: Nokas Ferrari

8 comentários:

Anónimo disse...

uma entrevista que demonstra o valor que o tony tem para o Bayern.

Anónimo disse...

uma entrevista q demonstra o valor q o BAYERN tem pra nós:)

Mt pressão, Mingues:)

Tony Silva disse...

Uma entrevista q demonstra o valor q nós temos para o Bayern :)

Tony Silva disse...

Quem explodiu foi o Canhão!
Aliás Greg... se bem que acho q podemos finalmente chamar-lhe Canhão com alguma justiça.

Tony Silva disse...

É só para avisar que o meu gato já voltou, por isso sosseguem corações bávaros :)

Anónimo disse...

uma entrevista q demonstra o valor q o petit tem para o seu dono...

Tony Silva disse...

Uma entrevista q demonstra o valor do Petit para o Bayern :)

Tony Silva disse...

É incrivel que uma entrevista séria, com esta qualidade, só tenha originado comentários de merda. E 6 são logo meus.
:(