quarta-feira, 28 de junho de 2006

Até à última gota

XII Torneio Académica de Leça (1ª jornada – Grupo B)
27 de Junho de 2006, 21,00 horas

Matosinhos Hoje / Bayern Monchique, 4
C. F. Os Ribeirenses, 4
Jogo na Escola da Boa Nova, em Leça da Palmeira
Árbitros: Carlos Cunha e José Lopes
Bayern M. – Rocha; Litos (1), Norberto e Pedro (1); Arnaldo [Cap.] (2).
Jogaram ainda: Serginho, Pascoal, Domingues e Greg.
TR: Tózé Ribeiro
Ribeirenses – Buffon; Codino, Quinze Dias e Cardinal (1); Madureira (2).
Jogaram ainda: Israel, Camarão (1), Américo, Jonas e Ribas [Cap.].
TR: Artur Camarão (jogador/treinador).
Disciplina: Camarão (amarelo por falta); Ribas (amarelo por empurrão); Madureira (amarelo por perda de tempo).
Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 2-0; 2-3; 3-3; 3-4; 4-4.


Jogo intenso e muito disputado na estreia do Bayern/MH na XII edição do Torneio da Académica de Leça. O empate acaba por reflectir o equilíbrio de forças que se sentiu na quadra, ficando a sensação que a vitória podia ter pendido para qualquer um dos lados.


O Bayern chegou cedo à vantagem de dois golos – duas assistências fantásticas de Norberto (o MVP) para Arnaldo concluir ao segundo poste – mas, perto do intervalo, viu o adversário reduzir o marcador, num remate forte mas feliz de Camarão, universal que joga no Boavista.
Na segunda parte, um rápido contra-ataque deu origem ao empate (2-2) e, num lance algo fortuito, o FC Ribeirenses passou mesmo para a frente do marcador.
Demonstrando grande atitude, Pedro Sousa, após jogada de insistência, colocou as equipas novamente empatadas, mas, mais tarde, um remate em posição frontal deu o 4-3 aos azuis-e-brancos. Mas o jogo ainda não tinha terminado. Ao cair do pano, Litos, num golo calibre extra, salvou a noite, dando o empate aos bávaros. Arbitragem irregular.

O Filme dos Golos ao minuto

1m 1-0 Arrancada de Norberto pela esquerda e passe para Arnaldo ao segundo poste para concluir.
4m 2-0 Fotocópia do primeiro golo mas com mais classe ainda. Norberto (em zigue-zague) e Arnaldo a repetirem os papéis.
19m 2-1 Deambulação de Camarão da esquerda para a direita com o remate a surgir na zona frontal, sem hipóteses para o redes que viu a bola bater na trave antes de entrar.

7m 2-2 Contra ataque falhado do Bayern. No contra golpe, os Ribeirenses surgem em situação de 3 para 2. Cardinal mete a bola na boca da baliza onde surge Madureira oportuno a empatar o jogo.
8m 2-3 O ascendente dos Ribeirenses na segunda parte materializa-se definitivamente num remate torto de Israel que apanha Madureira pelo caminho, só tendo este que desviar para a baliza.
10m 3-3 Recuperação de Arnaldo no meio campo ofensivo com um toque para Norberto. Este deixa a bola para o lado com Pedro e arranca com o irmão para a baliza. Com as duas hipóteses em aberto, Pedro decide-se pelo remate á saída do redes.
12m 3-4 Nova vantagem do Ribeirenses mas conseguida num lance escandaloso e com a conivência do árbitro. Tudo nasce (torto) num lançamento lateral. O atleta ribeirinho cobra o lançamento com o pé esquerdo totalmente dentro do campo. O árbitro fez vista grossa e nem esboçou uma reacção, deixando a bola seguir para Cardinal que rematou fortíssimo para o fundo da baliza.
19m 4-4 Passe cruzado de Norberto a rasgar o meio campo contrário que foi encontrar Litos na meia esquerda á entrada da área. Litos aplicou de primeira um bico que deixou Buffon estupefacto. A bola entrou no ângulo superior mais distante.

Os homens do Bayern

Duas estreias com destinos diferentes.

Rocha (7) Estreia deste jovem e promissor guarda redes com as cores bávaras. Usa o mesmo número (o 21) do aracnídeo Filipe e copia-lhe ainda a forma de estar bem disposta. Esteve muito atento e concentrado roubando aqui e ali o golo aos Ribeirenses, no estilo inconfundível de um verdadeiro guarda redes de futsal.
Norberto (9) Já é um lugar comum dizê-lo mas a verdade é que Norberto foi o melhor em campo (mais uma vez). Para atestar isso mesmo e sem necessitar de mencionar o grosso do trabalho defensivo que efectuou, basta referir que esteve nos quatro golos bávaros. Foi ele que fez as quatro assistências para golo na equipa do Bayern e outras houve que não foram aproveitadas.
Perto do final seria novamente ele o jogador chave na vitória bávara… que só não se concretizou devido ao incumprimento da equipa de arbitragem. Primeiro sofreu um empurrão de Ribas á entrada da área quando se preparava sem oposição para rematar; empurrão esse que deveria ter sido sancionado com um vermelho ao jogador de azul mas que apenas levou o amarelo. Depois numa das ultimas jogadas da partida sofreu aquela que seria a sexta falta (e consequente livre de 10 metros)… se o árbitro tivesse tido a coragem de a assinalar.
Litos (8) O pulmão do Bayern ontem não “respirou” ao mesmo ritmo a que nos habituou. Talvez por andar mal das costas, não subiu e desceu ao ritmo frenético do costume mas nunca virou a cara á luta e acabou por ser um dos melhores. Teve algumas entradas mais rijas, quiçá para pôr o adversário em sentido e a verdade é que o conseguiu. No capitulo atacante, se é verdade que teve um remate disparatado num livre a cinco minutos do fim, também é verdade que o seu golo a um minuto do fim e com a equipa em desvantagem é daqueles capazes de levantar um estádio, ou pelo menos uma claque de Sereias…
Pedro (8) Marcou o 3-3 na segunda parte mostrando calma e precisão, mas já na primeira parte podia ter marcado o 3-0, após passe espectacular de Norberto. Nessa altura Filipe defendeu com… a cara, mas no lance do 3-3, com tempo para decidir, Pedro não perdoou. Aos seis minutos, já tinha também colocado Arnaldo na cara do golo mas este de pé esquerdo permitiu a defesa. Foram estes os lances mais visíveis de Pedro que tanto a defender como a atacar é uma mais valia na equipa.
Arnaldo (8) “É só encostar” já dizia esse famoso arquitecto lisboeta. Nos minutos iniciais parecia que a barreira (?) defensiva ribeirinha tinha mesmo vaselina. Arnaldo entrou por lá dentro como quis na primeira metade da etapa inicial e depois foi só encostar. Dois golos á matador. “Fáceis” mas a mostrarem a importância de saber estar no sítio certo. Foi também dos melhores em campo, sabendo defender a preceito.
Serginho (-) A estreia mais aguardada. Porém esteve pouco mais de um minuto em campo. Apenas o suficiente para sofrer uma entrada do redes e ressentir-se da lesão que o vem apoquentando nos últimos tempos.
Pascoal (7) Mal entrou sentiu a dureza do adversário. Não se intimidou e logo se recompôs. Não se mostrou muito mas foi útil e ainda poderá ser mais no futuro. O passe certo e o segurar bem a bola são as imagens de marca de um jogador que serve para estabilizar a equipa, balanceando a sua serenidade e posicionamento com a qualidade técnica e desequilíbrio individual de outros colegas.
Domingues (6) Fez um jogo para a equipa, numa missão essencialmente de esforço. Tentou recuperar bolas e segurar o esférico na frente mas a tarefa não era fácil e teve de sofrer algumas cargas. Valeu a pena o sacrifício.
Greg (6) Ficou associado ao último golo do adversário não acompanhando mas até nem esteve mal no geral. É difícil encontrar o seu espaço numa equipa tão recheada de bons valores mas nos poucos minutos que esteve em campo até criou uma situação de perigo. Optou pelo remate e obrigou Buffon a defesa apertada junto ao poste, mas se calhar até tinha outras alternativas ao remate…


Os homens do Ribeirense

Destaque para 3 ou 4 nomes: - Desde logo o guarda redes, Filipe "Buffon", atleta do Boavista. Qualidades bem patentes em vários remates bávaros, inclusive á queima roupa. Faltou o cartão a punir mão fora da área.
Também do Boavista é Artur Camarão, jogador, treinador e presidente do Ribeirenses, que surpreendeu pela não inclusão no cinco inicial. É o atleta “mais” desta equipa e o seu golo no fechar do pano da primeira parte acabou por ser o momento chave da partida, dando moral á equipa numa fase em que o resultado estava perfeitamente controlado pelos bávaros.
Cardinal, atleta do Famalicense, também sobressaiu, sendo o autor do último golo da sua equipa. Este atleta porém, tem tanto de bom jogador como de mau feitio. Logo no segundo minuto, poderia e deveria pelo menos ter visto o cartão amarelo devido aos modos grosseiros e persistentes como se dirigiu ao árbitro.
Para terminar, Fernando Madureira, jogador de futebol de 11 do Miragaia, marcou o golo do empate e pôs a sua equipa em vantagem com dois golos seguidos que demonstraram oportunismo.



Serginho KO

Foi a nota negativa da noite: Serginho ressentiu-se de uma lesão muscular e nem chegou a completar dois minutos em campo, pedindo rapidamente a substituição. O jogador encontrava-se parado há 15 dias e esperava-se que a mazela tivesse sido debelada, mas num salto com o guardião contrário sentiu novamente dores na coxa. Uma baixa importante para as próximas partidas.

Segue-se o Sinteme

É já amanhã (quinta-feira), pelas 22 horas, que o Bayern entra novamente em campo, agora para defrontar o Sinteme, equipa que perdeu (2-0) na primeira jornada com o Bom Pastor.
Trata-se de uma equipa adulta que apresenta um fixo experiente (Baltar), que deu nas vistas há algumas épocas no futebol de onze ao serviço do Infesta. Na última época, alinhou no Académico Mogadouro.
O Sinteme foi o quarto classificado da edição anterior e tem legítimas aspirações de voltar a fazer uma boa figura na prova. Alguns jogadores do Canal Futsal são as mais-valias da equipa.

Tony convocado

É a grande novidade em relação à primeira lista de convocados. Tony faz parte dos eleitos de Tozé Ribeiro para a próxima parida e está, assim, de regresso à competição, após um longo período de ausência, devido à recuperação de uma intervenção cirúrgica. O número 11 irá ocupar o lugar deixado em aberto por Serginho.
Convocados: Rui Rocha, Luís São Vicente, Carlos Pinto, Pedro Sousa, Arnaldo Martins, Norberto Sousa, António Silva, Ricardo Silva e Pedro Domingues.

Delegado nota 7

António Cardoso, Cardosão para os amigos, é o delegado do Bayern/MH no Torneio da Académica de Leça. No primeiro encontro, acabou por se atrasar no preenchimento da ficha de jogo, mas teve um bom motivo: estava a defender a baliza num jogo particular que antecedeu o jogo das 21 horas.
Mas recompôs-se e compensou o pequeno lapso, vestindo a pele de fotógrafo e apontando todos os dados estatísticos sobre o jogo. Vibrou com a partida e começa a estar entrosado com a família bávara. Será que alguém lhe vai tirar a pinguinha?

A frase da noite

Pascoal avalia a aquisição de Rocha
«Está aprovado! Tem uma XXXX do crl. Hoje em dia, estes jovens são bem dotados. Tem uma boa XXXX”.

A novidade da noite

O comboiinho

Pode ser uma espécie de ritual a seguir nos próximos tempos. Afectados por dores nas costas, alguns elementos do plantel sujeitaram-se a diversas massagens antes do começo da partida, formando um comboiinho que pode vir a dar que falar. Até apetece cantarolar:
Comboiinho, comboiinho deixai-nos passar
temos filhos pequeninos
pr’acabar de criar
passará, não passará mas algum ficará
se não for o da frente há-de ser o de trás, trás, trás…

Resultados de 2ª e 3ª feira

Dia 26 de Junho (segunda-feira)
21:00h Os Dragoons 3- Cachorro do Mar 6
22:00h Glórias do Bom Pastor 2- Sinteme 0
23:00h Os Titãs 7- A.D.R Bairro da Câmara 1

Dia 27 de Junho (terça-feira)
21:00h BM/Matosinhos Hoje 4- C.F Os Ribeirenses 4
22:00h Eiquipetrol 2- ADR Parada Vidraria Audico Filho 1
23:00h Unidos ao Café Tropicália 1 - C.N.M 5

12 comentários:

Nokinhas disse...

Amanhã kero o comboiinhooooo:)

Nokinhas disse...

As melhoras para o Serginho!

O mal dele foi n ter entrado no comboiinho!

Pispis disse...

Carlos Pinto??? Q'uesta merda???

A frase é mm adequada, não sei o q estes jovens agora comem q todos tem uma XXX do crl... Coitadas das gajas depois dos jantares dos juniores do Freixieiro... Levar c o Rocha e o Pedro não é fácil...

PS - Agora só falta ver a XXXX do Cardoso! Fica para amanhã :-)

Anónimo disse...

Fdx, n entro em comboiinhos com eles!

Ainda rasgava mais q o Serginho:)

Carlos Pinto é Litos, o irascível

Anónimo disse...

Comentem meus krls!!!
Digam mal do Ribeirenses :)

Anónimo disse...

Não, não pode ser verdade... :)

Será que foi mesmo titular, capitão, apontei 2 golos à matador conforme descreve a crónica, e ainda tive nota 8, enquanto o Luís S. Vicente aqueceu o banco e teve uma forçada nota 7? Não, não pode ser... :))

Tony Silva disse...

Pode, pode. Mais uma vez tá provado que o facto de se levar o jornalzinho para o mister pode ser muito vantajoso :)

Anónimo disse...

Ó... o Canhão anda a pagar cafés e não lhe valeu de nada:)

E sexta-feira é certinho, estou no Calém a ouvir Banda Lusa e a comprar umas farturinhas para o mister Tozé:)

Anónimo disse...

Hoje é mais um dia especial pro BM!

O António está de volta à competição e vai novamente tomar banhiinho com a equipa:)

O Capi n diz nada... Tenho saudades dele :(

Pispis disse...

O menino Nokinhas não marcou 2 golos, eles encostou 2 bolas para a baliza!!! E ele esquece-se q só marcou 2 golos enquanto o "Tofting" esteve em campo, quando eles meteram a carne (ou camarão) no assador, o menino andou escondido!

Quem era a dupla que estava no banco quando o líder Macaco deu a volta ao marcador? Quem era? Quem era?

Diz tu Mingues, diz tu :-)

Tony Silva disse...

Sim, quem era?
Queremos saber???

Anónimo disse...

Olha, encostei mais duas vezes...

E um até foi de coxa:)

N me digam q pela segunda vez consecutiva fui titular, capitão, apontei 2 golos e o Luís S. Vicente voltou a ficar no banco e entrou praticamente qd tudo já estava resolvido. E ainda n saíram as notas:)))))))))

Grande atitude, malta!

Estamos TODOS de parabéns!