domingo, 15 de outubro de 2006

Bastaram duas jornadas...

Líder Isolado!

Torneio Homenagem a Eduardo Coutinho (2ª jornada)
14 de Outubro de 2006, 12,15 horas

Câmara Mun. Porto, 1
Bayern Monchique, 2
Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitro: Tózé Ribeiro e Joaquim Neves
C. M. P. – Figuelas; André, Nando, Joaquim [cap.] e Tó Mané (1).
Jogaram ainda: Alcindo, Vasco, Mateus e Carlos.
Disciplina: Alcindo (amarelo por falta sobre Cadu)
TR: Paco Fortes
Bayern M. – Filipe; Domingues, Nuno [cap.] (2) e Arnaldo; Cadu.
Jogou ainda: Nunes.
TR: Tony Silva
Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2.


Foi um jogo disputadíssimo, provavelmente o melhor do torneio até ao momento. A (não) interferência dos árbitros em 3 lances capitais permitiu que os subalternos de Rui Rio sonhassem até ao fim, sendo que o Bayern venceu de forma sofrida, mas justa.

Para esta segunda jornada da competição, o Bayern debatia-se com o mesmo problema da semana anterior: plantel escasso e em deficientes condições físicas. Desta vez porém não lhes esperava um adversário em inferioridade numérica. Nada disso. A Câmara Municipal do Porto tem uma equipa organizada, sempre com oito ou nove elementos presentes e um elenco directivo bem composto, sendo a equipa acompanhada habitualmente por dois ou três elementos “administrativos”. Na cabeça dos atletas pairava com certeza o fantasma da derrota por 6-2 naquele que foi o jogo de estreia desta formação no torneio anterior. Não foi de estranhar que o capitão de equipa perguntasse logo por “aquele jogador [n.d.r. Norberto], cabelo cor de cenoura que fintava todos…”

De mister para mister

Á partida no Bayern logo uma baixa de vulto, na figura do seu treinador Luís Vicente, que impedido de comparecer por ter ele próprio jogo e estar nessa altura em concentração com os colegas, não deixou de enviar uma mensagem aos seus pupilos e em especial a Tony que o iria render no banco. Rezava assim a mensagem: “Minha picxxxx boa, conto contigo como mister interino para não defraudar os nossos objectivos… Não me mines! Bom jogo para todos!”
Além de Pascoal, também Canhão desta vez por motivos profissionais e Tony por lesão continuaram de fora. Nuno e Lipe estavam previstos chegar em cima da hora.

O prólogo

A jornada tinha começado bem cedo com a Prosegur a vencer 2-0 a Esegur, equipa que é patrocinada por Eduardo Coutinho, o homenageado do torneio. Mesmo assim, a Esegur não consegue nesta altura evitar de estar no último lugar do torneio.
No segundo jogo registou-se o momento alto em termos de disciplina. A débil equipa da Sogrape conseguiu golear os actuais campeões da prova. A equipa da Afurada, agora designada “Gaz Tutti” voltou a aparecer sem as suas maiores vedetas. Para piorar a situação, o seu capitão e melhor jogador, o temperamental Miguel Paixão veio para a rua ainda no começo da primeira parte, devido a três agressões que protagonizou. Depois disto ainda tentou agredir o árbitro Tózé Ribeiro que saiu da contenda apenas com a camisola rasgada. O atleta da Afurada está ao que tudo indica irradiado do torneio.
Ás 10,40 horas jogaram a AXA e a Assis Zaz. Os polícias conseguiram dar boa réplica até ao intervalo, altura em que se registava um equilibrado 2-2. Na segunda parte, aproveitando o desgaste físico dos contrários e contando com a inspiração de Mário, os homens da seguradora tomaram conta do jogo e dispararam para um parcial de 8 golos sem resposta. A AXA é mesmo candidata!
O penúltimo jogo não se realizou. O Porto Cruz não tinha elementos suficientes e como tal a Adira venceu por falta de comparência. Como a fome de bola é muita e o campo estava disponível, os homens da Adira aproveitaram para fazer uma peladinha entre eles e mais tarde contra os elementos da Assis Zaz que não satisfeitos com a recente derrota, ainda se encontravam por ali. Uma peladinha sem árbitros e sem interesse, “é disto que o meu povo gosta”.
Com a não realização do quarto jogo, logo começou a pressão para que o último confronto começasse mais cedo. Nada que interessasse ao Bayern que ainda esperava por Lipe e fez questão de começar apenas á hora marcada.

“É morto por morto”

O Bayern começou a partida com Nunes no banco. É certo que não demoraria a entrar. A estabilidade física de alguns dos seus colegas estava "presa por fios" e seria talvez uma questão de minutos até se ver o primeiro a “quebrar”. Ainda assim os cinco iniciais aguentaram 7 minutos. Primeiro foi Nuno que “ameaçou” depois de levar um toque no pé, mas recompôs-se e prosseguiu, tendo embalado para uma bela exibição. Depois foi Mingues que após remate de pé esquerdo mostrou com um esgar de dor que precisava de parar uns minutinhos. Por esta altura já o resultado estava em 1-1.
Nuno fez o 2-1 aos 12 minutos e os bávaros começaram então a tentar controlar o resultado. A cinco minutos do final Mingues rendeu Cadu que se encontrava muito desgastado. Como se disse no banco, foi trocar um jogador “morto” fisicamente por outro praticamente nas mesmas condições, sem que houvesse alguma intenção táctica envolvida.
Apesar de estar na frente do marcador o Bayern não deixava de tentar o golo e a um minuto do fim da primeira parte, em deambulação pela linha de fundo, Arnaldo atirou para a baliza mas viu a bola embater no braço de um adversário em cima da linha do golo. O penalty não foi assinalado apesar dos protestos bávaros…

O fantasma do golo

No segundo tempo apertaram os verdes da Câmara mas até foi o Bayern que dispôs das melhores ocasiões. Primeiro por Arnaldo que fintou o redes e com a baliza desprotegida conseguiu acertar de bico no único homem que em desespero de causa se “atirou” para a frente do golo. Parece haver um fantasma a pairar sobre o goleador bávaro. Depois foi Cadu a sofrer uma falta duríssima pelas costas quando se encaminhava isolado com Arnaldo para a baliza contrária. O adversário viu um amarelo mas devia ter visto um vermelho. A dureza do “golpe” e a iminência do golo justificavam plenamente essa cor, mas Tózé Ribeiro voltou a ser condescendente como é apanágio deste torneio. No banco era ver Tony a protestar com a “palhaçada”
Além deste lance ainda houve um novo penalty que ficou por assinalar. Houve um remate que tomou um destino caprichoso e resolveu cair em arco sobre a barra da baliza dos “verdes”. Um dos defesas havia saltado, como que suspenso pela trajectória da bola e segurara-se com as mãos na trave. A bola ao descer foi lhe bater nas mãos antes de sair para fora. Foi um lance estúpido é verdade, mas que não deixa de ser penalty por isso. A arbitragem mais uma vez é que nada viu.
Não se julgue porém que os verdes da câmara não criaram também algum perigo. Já na primeira parte Tó Mané enviara duas bolas ao poste e na segunda foi Joaquim que com um remate á meia volta na cabeça da área, fez a bola embater no travessão e sobrar para baixo. Os “Camarários” pediram golo mas a bola não chegara a ultrapassar a linha de golo.

O Epilogo

Esta segunda vitória na competição e uma junção de factores nos outros jogos deixam o Bayern isolado no topo da classificação. A Câmara Municipal do Porto encontra-se na antepenúltima posição mas possui uma bela equipa e certamente dará a volta. Recorde-se que no ultimo torneio a CMP teve o azar de defrontar o Bayern logo na primeira jornada e como tal começou logo a competição nos lugares de baixo. Depois foi conquistando pontos e subindo a pulso até ficar num honroso terceiro lugar, logo atrás do Bayern Monchique.


O Filme dos Golos ao minuto

5m 0-1 Nuno recupera a bola após um mau passe do adversário em plena cabeça da área e remata rasteiro e forte para o golo.
6m 1-1 Jogada confusa em plena área do bávaros. A bola sobra para Tó Mané que remata com o seu pé mais fraco (o direito) encostado ao poste mais próximo de Lipe.
12m 1-2 Novo golo de Nuno, muito parecido com o primeiro. É novamente uma recuperação que acaba por dar em golo ao segundo remate.


Resultados & Classificação

Prosegur 2 – 0 Esegur
Sogrape 4 – 0 Gaz Tutti
C. S. AXA 10 – 2 Assis Zaz
G. D. Adira 3 – 0 Porto Cruz (falta de comparência)
C. M. Porto 1 – 2 Bayern Monchique

1º Bayern Monchique = 6 Pontos
2º AXA e Prosegur = 4
4º Sogrape, Porto Cruz, Adira e Assis Zaz = 3
8º C.M. Porto e Gaz Tutti = 1
10º Esegur = 0

O Bayern tem para já a defesa menos batida, tendo Lipe sofrido apenas 2 golos, um em cada partida.
Na lista dos melhores marcadores, destaca-se Paulo Correia da Prosegur com 5 golos, sendo perseguido por um pelotão extenso, onde se encontram por exemplo Nuno do Bayern e Mário da AXA com 3 golos.


Os homens do Bayern

Filipe (6) Não fica isento de culpas no golo, antes pelo contrário. A bola não pode entrar pelo lado do poste e Lipe sabe disso. Seja como for teve duas intervenções preciosas, uma delas com muita sorte á mistura a evitar o empate a 2 golos.
Nuno (9) Na véspera havia afirmado estar ainda “cheio de dores nos joelhos” e que sentia que não conseguiria fazer o jogo todo, se tal fosse necessário. Enganou-se redondamente! Não só fez o jogo todo (foi totalista junto com Lipe) como foi dos seus pés que saíram os dois fogachos da vitória. Não fez um jogo isento de erros. Por uma ou duas vezes entrou de primeira sem sucesso, mas teve (?) o cuidado de o fazer nos lances em que não era o ultimo homem da defesa. No geral foi um muro na defensiva, bem complementado por Domingues e só foi pena no final ter se deixado arrastar para uma discussão que nada tinha de vantajoso para a equipa.
A sua exibição não foi isenta de erros mas leva o ponto extra pela importância dos seus golos, a fazer lembrar uma exibição de Tony contra os “Charutas” com vitória pelo mesmo resultado.
Domingues (7) Inteligente! Nos primeiros minutos ressentiu-se logo da ainda mal debelada lesão na coxa mas soube resguardar-se e fez um jogo de grande nível. Excelente no preenchimento dos espaços e na entrega ao papel defensivo.
Arnaldo (6) Continua sem marcar o que não seria nada de especial se não fosse já o sexto jogo consecutivo em que isso acontece. Incrível a forma como falhou um golo de baliza escancarada, depois de fintar o redes e de só ter em cima da linha de golo, um defesa desesperado. Apesar disso, atirou contra o obstáculo. Pese a falta de golos, esforçou-se como habitualmente, nalgumas vezes até demais mas noutras ocasiões sem o tino necessário.
Cadu (6) Ao nível da semana anterior com a importante diferença de neste jogo não ter tido oportunidades de marcar. A magia nos pés está lá mas o veículo físico que lhe permitiria potencializar essa magia não responde á chamada. A nível de marcação já pareceu menos perdido.
Uma falta duríssima sobre si fez o adversário ver o amarelo, embora o cartão correcto fosse o encarnado.
Nunes (6) Regresso saudado de Nunes á equipa, mais de seis meses depois da conquista do torneio Neto Costa que também ajudou a vencer. Completou apenas o seu 10º jogo oficial pelos bávaros mas esteve longe daquilo que pode render.


A palavra ao mister

“Foi um grande jogo o qual merecemos ganhar. É mais um osso duro que fica para trás e só foi pena não termos aproveitado mais o handicap do adversário que é o seu guarda-redes, mas não foi de facto um dia muito feliz em termos de concretização.
Por outro lado e infelizmente continuamos a ser prejudicados pela arbitragem que além de não ter expulso um adversário, sonegou-nos dois penalties que nos dariam muito mais tranquilidade, caso fossem convertidos, claro está.”


Enviado Especial: Tino Vilas

26 comentários:

Tony Silva disse...

Só tenho pena do mister não me ter visto a reclamar com o árbitro.
Teria orgulho de mim!
Só faltou dar um pontapé na garrafa de água, mas ainda bem que não dei senão era mais um mês de recuperação. :)

Anónimo disse...

é verdade tony!! como tinha dito anteriormente foi a 1ª vez que te vi a ti e ao capitan a mandar vir com os arbitros e com o adversario.....a adrenalina no maximo num jogo "durinho" q.b. e com emoção do 1º ao ultimo minuto.

como o capitan disse no fim, foi um jogo á Bayern.

So é pena que a nossa condição fisica esteja muita mal, caso se consiga ter os jogadores de volta aos indices fisicos "normais" , noa vai ser facil alguem nos ganhar.

Anónimo disse...

Sobre Arnaldo: "Incrível a forma como falhou um golo de baliza escancarada".

Além disso, faz perguntas não oportunas.

Anónimo disse...

Jonny, n sejas despropositado :)

Estamos no bom caminho. Foi uma vitória muito saborosa frente a uma boa equipa. Ainda há mt pra palmilhar. Há q manter esta atitude.

Pra semana, vamos ter outro "osso". Ninguém duvide.

Faltou na crónica a rábula das bolas. Até aí fomos prejudicados! :)

Tony Silva disse...

Tá mas é calado!
Até o Postiga tem mais 3 golos que tu :)

É a fim do mundo!!!!

Anónimo disse...

Nota 6???

Igual ao Arnaldo???

:-)

Anónimo disse...

Fica a pergunta no ar...

Como é q um gajo sem joelhos é o melhor marcador da equipa????

Anónimo disse...

Já sabem, no sábado passem-me a bola q eu resolvo.

Anónimo disse...

«Nota 6???
Igual ao Arnaldo???
:-)»

O cronista realmente n esteve mãos largas nas notas. Foi um critério. Mas Arak preocupa-te menos com essa merda e deixa de mamar golos sp pelo mesmo lado! :)

«Tá mas é calado! Até o Postiga tem mais 3 golos que tu:)
É a fim do mundo!!!!»

Identifico-me com o Liedson. Joga e faz jogar. E a equipa ganha. O colectivo deve estar acima de interesses individuais. As estrelas estão no céu e mesmo aí encontram-se em grupo... :)

«Como é q um gajo sem joelhos é o melhor marcador da equipa????»

As equipas conhecem-nos bem e existe a preocupação para me marcarem de forma cerrada. Isso abre espaços aos meus companheiros, daí que se explique a actual marca do Capitan:) Mas, neste caso, fico mt feliz e vibrei com os festejos do Capitan. Finalmente, vi o Capi a festejar um golo! :)

Tony Silva disse...

Não me digas que tu é que és aquele gajo com cabelo cor de cenoura que finta todos :)

Anónimo disse...

Até o Postiga...

Tony Silva disse...

Queremos uma entrevista com o capitán

Tony Silva disse...

"Identifico-me com o Liedson"???
Crl, já te disse que o Liedson marcou o penalty!

E ontem?!?! Ao menos com o Miragaia marcaste um golo?
:)

Anónimo disse...

Fdx, falei essa merda com o Mingues! :) Marquei 1 só pra n me foderes tanto a cabeça. E acho q foi mesmo o último da partida:) Mas n dava pra mais. Utilizamos o Catenaccio:) As forças físicas estão no limite e tivemos q nos poupar. Ficou 9-4, com hat-trick de Lipe(!), bis de Serginho R. Carlos e Rui Sá, e um meu e do Jonny. Fim do Mundo :)

Anónimo disse...

O facto do Liedson ter marcado o penaltie n faz com q me deixe de identificar com ele, crl! :)

Uma observação: este g-redes da CM Porto n era o mesmo dos jogos anteriores. Reparei nisso mal entrei em campo. E este é bem melhor.

Tony Silva disse...

Vai-te encher de pulgas.
Estilos completamente opostos mas igualmente fracos.

Pergunta a quem quiseres :)

Tony Silva disse...

APRECIAÇÃO AO PENALTY DO LUCHO
(CONVERSA NO MESSENGER)

Tony diz:
Bem marcado
Foi á malha lateral

Arnalmovich diz:
n foi mt bem marcado

Arnalmovich diz:
o gajo quase q defendia

Arnalmovich diz:
mas ok
entrou

Tony diz:
MAS O QUE É QUE TU PERCEBES DE PENALTIES, CRL!?!??!?!?!

É fim do mundo :)

Anónimo disse...

Para a próxima quem rouba a bola para marcar o penalti sou eu....à rebelde!!!

Anónimo disse...

Corrijo: o penaltie até foi bem marcado. É que, crl, eu tb disse ao Tony q estava a trabalhar e estava a acompanhar o jogo ao longe. Só há pouco vi melhor as imagens e noutra perspectiva.
Tive mais atento ao Benfica q me deu tb uma grande alegria nesta noite. Foi uma noite perfeita :)

Mas o que apetece dizer é: FOD... TDS! :) O que vcs kerem é XXXX!

Anónimo disse...

Capitan rebelde?! Fdx, pra festejares um golo tive q te fod... a cabeça durante mais de um ano! Pago pra ver isso! Desconfio que até choravas se marcasses o penaltie e pedias-me desculpa por n me deixares marcar :)

Pispis disse...

Malta, tamos na luta por todos os objectivos sem colocar em causa o principal: ser Campeão!

Já na 1ª jornada se notou a pressão (consciente ou inconsciente) do banco da CMP onde estavam 4 jogadores e 2 treinadores/directores... Os árbitros cederam à pressão...

Somos o alvo a abater, vamos ter que lutar contra tudo e todos e é por isso que ainda vai dar mais gosto enrabá-los com o nosso tesão tão bem estimulado pelo Nokinhas :-)

Tony Silva disse...

Desculpem a insistência mas este gajo (Nokas) bem ou mal, nem devia ter a lata de comentar os penaltis dos outros :)

Tony Silva disse...

Mister, tamos contigo

e quem sabe não tem uma surpresa sabado ;)

Anónimo disse...

olá, so queria dizer que gostava de ler o separador "claque" no site oficial do bayern mas nao consigo. a quem lhe competir, favor traduzir aquilo, sim!?

Anónimo disse...

ola sereia negra!!

é sempre bom ver que o nosso site tambem é visitado.....a tradução está a cabo do senhor nokas, mais conhecido por "falha-penalties".

junto-me a seu pedido para que esta falha seja corrigida o mais rapido possivel!!

Anónimo disse...

Estou a ser perseguido! :)