sexta-feira, 20 de outubro de 2006

O Capitão de todos nós


Foi um elemento em destaque na ultima semana. Depois de quase pendurar as botas, voltou ao activo e já leva dois jogos completos neste torneio, sempre em alto nível. Motivos mais que suficientes para chegarmos á fala com o Gran Capitán do Bayern. Se isso não bastasse, está a duas semanas de festejar o 2º aniversário do clube bávaro junto dos amigos e a fazer uma das duas (?) coisas que mais gosta: tocar guitarra.
A 4 de Novembro portanto, terá oportunidade de se estrear com o colectivo de heavy metal "Cycles" e tocar para os seus amigos bávaros que por certo ajudarão a encher a plateia.
No discurso a humildade de sempre e uma grande paixão pela bola e os amigos.



"A bola é mais forte que eu"

"O Pascoal é um elemento muito importante no BM"

Antes de mais, 3 dias depois do último jogo como é que se sente?

"Sinto-me algo surpreendido pela minha prestaçao nesse jogo, até porque já toda a gente sabia como é que os meus joelhos estavam nessa altura."

É já a sexta vez que é considerado o MVP da partida, mas pela primeira vez teve uma nota 9. Acha que foi a sua melhor exibição de sempre pelo Bayern?

"Se calhar foi uma das melhores. Senti-me bem fisicamente e mentalmente, embora ache que só me realcei dos meus companheiros porque eles não estiveram tão bem como nos jogos anteriores."

Consegue recordar um jogo em que ainda tenha estado melhor?

"Assim de repente só no célebre jogo contra a Padaria Barbosa no torneio anterior do Júlio Garganta [risos]". [n.d.r. – Nuno não jogou nessa partida apesar de estar disponível no banco]

Porque é que repensou a sua decisão de abandonar as competições e aceitou entrar em mais este torneio?

"A bola é mais forte que eu... Também porque recebi muito carinho da massa associativa e dos meus companheiros."

A presença de Pascoal como treinador pesou nessa decisão?

"O Pascoal é um elemento muito importante no BM quer dentro, quer fora do campo. Não posso dizer que tenha sido a principal razão, embora tenha pesado na decisão."

É para continuar ou este é que é mesmo o último?

"A ver vamos..."

"É uma fase menos boa do nosso artilheiro"

"Nunca fui de festejar muito os golos"

"A experiência conta muito"

"Sempre confiei no Lipe"

Que lhe parece toda esta polémica á volta de Arnaldo, do(s) penalty(s) e da ausência de golos?

"É uma fase menos boa que o nosso artilheiro está a passar. Lembrem-se que no final da tempestade vem sempre a bonança, por isso esperem mais um tempo até ele se encontrar definitivamente."

Confirma que tem mesmo vontade de bater a próxima grande penalidade, dado o actual momento que Nokas atravessa?

"Confirmo. Tou confiante para bater o mais rapidamente possível (o penalti, é claro)."

Neste torneio parece mais “solto” e expansivo. Refiro-me concretamente aos festejos após o ultimo golo. Não foram exuberantes mas notou-se uma clara diferença em relação ao passado recente. Os adeptos podem acalentar esperanças de continuarem a vê-lo festejar dessa maneira?

"Claro que sim. Eu nunca fui de festejar muito os golos...mas também não sei bem a razão do porquê. Certo é que cá dentro sinto-me bem por ajudar a equipa cada vez que isso acontece... mesmo não festejando."

E a discussão com o adversário? O que se passou?

"O camarário alegou que eu tinha entrado de pé alto para ele, o que não foi verdade. Só prolonguei a discussão porque ele estava a ser incomodativo e queria explicar-lhe que era tudo desespero dele uma vez que estava em desvantagem."

Não lhe ocorreu que enquanto trocava galhardetes o jogo poderia recomeçar de repente e apanha-lo de surpresa?

"Estava tudo bem controlado... a experiência conta muito."

Pascoal disse que Lipe tinha de conquistar a confiança dos colegas. Confia em Lipe para defender as redes?

"Sempre confiei nas capacidades do Lipe, embora ele tenha um estilo inconfundível e estranho. Uma coisa que ele tem de melhorar é a recepção com as mãos porque acho que é a parte mais fraca dele."

"Queria o 7 mas ele já tinha dono"

"Sou principalmente amigo de todos"

Com quem se identifica no mundo do futebol?

"Como já sabem, um dos meus jogadores preferidos sempre foi o Timofte, embora no aspecto futebolístico não tenha nada de parecido com ele. Assim de repente talvez com o Jonny [risos]." [n.d.r. – isto é uma private joke abichanada]

Porquê o numero 8?

"Queria o 7 mas ele já tinha dono... Assim só sobrava o 6 ou o 8 e como sabe tenho os 2 números. Foram dois dos três números com que já tinha jogado federado (o outro foi o 2)."

Um sonho que falta realizar pelo Bayern?

"Federar o clube porque agora a carreira é sempre a descer."

Prefere jogar futsal ou tocar guitarra?

"Tenho de escolher??? Acho que prefiro as duas, honestamente."

Independentemente de jogar actualmente a fixo, qual é a sua posição preferida?

"Como já joguei em todas (menos a guarda-redes), não há uma que destaque como melhor. Simplesmente tenho de me ir adaptando conforme a minha condição física. Se estiver bem posso arriscar mais um pouco e jogar a ala, caso contrário fico-me pela retaguarda, não forçando muito os joelhos."

O que significa para si ser o capitão deste grupo?

"Sou principalmente amigo de todos. Se os meus companheiros acharam que deveria ser o capitão, só posso ficar lisonjeado por isso... é sinal de confiança, amizade e logicamente que só o facto de ser o mais antigo do clube poderá ter pesado nessa decisão."

Agora um pequeno conjunto de perguntas para ficarmos a saber o quanto o Nuno sabe da história do Bayern e da sua própria história no Bayern. Se não souber faça um cálculo mental e atire á “sorte”:

Quantos jogos oficiais o Bayern já realizou?

"À sorte... 80."

[Na realidade acaba de passar os 70. Têm 71.]

Em quantos torneios entrou?

"Novamente á sorte... 8."

[Por acaso este é já o 11º]

Quantos jogos fez o Nuno?

"À sorte... 70."

[Errado! Apenas 47 mas é o 4º mais utilizado. Arnaldo leva já 67 jogos]

Em quantos destes jogos capitaneou a equipa?

"E outra vez á sorte... 50."

[36, ou seja, metade dos jogos oficiais do Bayern]

Quantos golos já marcou?

"À sorte... 120."

[Nem de perto nem de longe. Marcou 27 golos, sendo o 5º melhor registo a 1 golo de Garcia e a... 60 de Arnaldo]

Quantas assistências fez?

"Ainda e sempre á sorte... 25."

[Quase. 25 tem Ricardo e Arnaldo 51. Nuno é o 5º com 19, a par de Garcia e mais uma que Tony]

10 comentários:

Tony Silva disse...

A pressão está no Nokas, daí o grande sucesso do capitán :)

Tony Silva disse...

Migon, os golos ao Miragaia não contam :)

Anónimo disse...

Grande entrevista do Capitan.amanha esperamos o mesmo contributo dele

Anónimo disse...

Deixem o capitan bater os penalties!!

Anónimo disse...

Mais uma entrevista fantástica! Até acho q teve mt sumo ao contrário do que vaticinaram:)
Gostei, sobretudo, da primeira foto - mt erótica - e tb gostei de saber q n sou só eu a bater - durante a entrevista o Capitán confessa q tb gosta de bater... :) - E confirma-se: daki a duas semanas tamos tds a ver o Capitan a dar show ao vivo!

P.S: Sim, é verdade, António, finalmente dizes algo acertado... tds beneficiam por os olhos estarem sobre mim :) Sou o "Norberto" no Torneio do Júlio :) Salvo a XXXX LOL

Anónimo disse...

Mas se houver penaltie... ui... o mister é que decide. Por mim, continuo a bater! adoro bater! :)

Anónimo disse...

Mesmo q seja no último minuto e decida o vencedor! Mt força mental!

Anónimo disse...

Acho q agora está a 61 de mim! :)

Fdx, está quebrado o enguiço! Embora tivessem ficado mts por marcar. Na primeira q mandei ao poste a primeira imagem que me veio à cabeça foi o António - o Homem Cagão :)

Mas mais importante: voltámos a ganhar!

Acho q o segredo da vitória foi o mister ter sabido reagir após termos sofrido o 2-2. Quis ganhar, arriscou, deu ânimo à equipa e a felicidade bateu-nos à porta naquele livre do Cadu. Mais uma vitória sofrida, saborosa e merecida.

Q golão do Mingues! Mas a abertura a rasgar td a defesa tb foi calibre extra :)

Anónimo disse...

Estou comovido com esta belíssima entrevista. Mais do que merecida. Parafraseando o Bonga, tenho uma lábrima ao canto do olho. Isto sim, é um jogador. E marca penáltis.

Anónimo disse...

As fotos deviam estar com mais estilo mas o Mister Pascoal nao deixou...ele quer q as dele sejam melhores q as dos seus pupilos...