quarta-feira, 11 de outubro de 2006

O Batedor


É o homem do momento no universo bávaro. Mau momento diga-se. Batedor de serviço no Bayern, é ele que bate habitualmente penalties, livres e… outras coisas. Está porém a atravessar um deserto em matéria de golos. Completou este sábado 5 (!) jogos sem marcar e o ultimo golo data já de 17 de Julho. Nunca antes estivera Nokas tanto tempo sem marcar. O seu pior período fora de apenas 3 jogos sem fazer o gosto ao pé e isto numa fase em que o próprio Bayern só marcara 1 golo nesses 3 jogos (contra Cofina, Rui Sousa e Flor do Almeiriga) há 1 ano atrás.
A contestação cresce na medida em que se torna mais evidente a completa inaptidão na marcação de grandes penalidades.
O Blog do Bayern Monchique não quis ser injusto e deu oportunidade ao craque de se justificar…

DESTAQUES:
"Identifico-me com o Van Bommel"
"Adoro o Pascoal!"
"Temos de aproveitar a maturidade e experiência adquirida no ultimo ano"
"Ficava preocupado se não tivesse ocasiões para marcar"
"Nunca fui um goleador"

Antes de mais, acha-se fisicamente parecido com o Hugo Viana?
Sinceramente, não. Há quem encontre algumas semelhanças, mas penso que sou mais parecido com o Ben Affleck [sorriso].

E no campo, encontra algumas semelhanças?
Só se for na gigantesca velocidade de execução [sorriso]. Também não encontro muitas semelhanças. Identifico-me mais com Van Bommel, que curiosamente está a jogar no Bayern... Munique, ou Rafa Marquez, o mexicano do Barcelona. Isto no futebol de 11. No futsal, acho que não sou parecido com ninguém.

Que dizer do novo técnico? Já conquistou os jogadores?
Sou suspeito. Adoro o Pascoal. É meu confidente e amigo. Do peito e da XXXX. Sou o principal responsável por o ter arrastado para a família Bayern e parece-me que também fui o primeiro a lembrar-me da hipótese de ele assumir o comando. Costumo dizer que é o meu mano. Identifico-me muito com ele e aprecio a sua postura e personalidade dentro e fora das quatro linhas. Já sei que vou levar com o Jonny a dizer que sou um puxa-saco e isto e aquilo, mas é a realidade. E todos os bávaros sabem disso. E definitivamente já conquistou o grupo há muito tempo. Não é por agora ser treinador que tem os atletas do lado dele. Vai ser bem sucedido. Não tenho quaisquer dúvidas.

É difícil assimilar as suas ideias, ou já deu para entender (num jogo) aquilo que ele quer dos jogadores?
Muito fácil. E acho que só temos a ganhar se o escutarmos atentamente. As ideias que expressou, no final da última partida, são excelentes. No fundo, temos de jogar com quatro linhas, de modo a bloquearmos o adversário e igualmente termos capacidade de atacar com mais gente, fazendo basculações nos dois sentidos, esquerda ou direita. Temos de aproveitar a maturidade e experiência adquirida no último ano e nos vários torneios em que participámos.

Para já a aposta de Pascoal em colocar Arnaldo como o melhor marcador da competição está a sair furada. Leva já quatro golos de atraso para Paulo Correia da Prosegur e dois para o seu colega Cadu. O que é que falhou?
Não falhou nada. O Bayern ganhou. Não falhou nada.

Mas não marcou nenhum golo...
Nem estou muito preocupado. Desde que o Bayern ganhe está tudo bem. Há fases assim. Qualquer um pode passar por isto. Ficava preocupado se não tivesse ocasiões para marcar. Agora, ter ocasiões e falhar isso acontece a todos. A verdade é que não tenho sido muito feliz com a Adira, mas pode ser que alguém pague a factura.

Também é um objectivo pessoal ficar no topo dos artilheiros? Sabemos que nas últimas edições ficou sempre em segundo…
Parece sina, não é? Nunca fui um goleador. Pelo menos, no futebol de onze, a minha melhor marca foi 7 golos num campeonato de 34 jornadas. Para um médio, numa equipa que procurava a permanência, nem foi mau. No futsal, jogo mais adiantado e, naturalmente, os golos acontecem com mais frequência. Se não estou em erro fui três vezes o segundo melhor marcador nos torneios do Júlio. É algo que me escapa, mas também é verdade que nunca foi um objectivo primordial. Aliás, na primeira edição, lembro-me que chegámos a jogar para o Rica Mangueira ser o artilheiro. Que lhe posso dizer? Acho que esse objectivo parte mais dos meus colegas, que acreditam em mim. Gostava de conseguir alcançar essa meta, mas estou mentalizado para dar mais à equipa que a equipa a mim. Ser melhor marcador está no último lugar das minhas prioridades. A principal ambição é apenas conquistar o primeiro lugar.

Em jogada de dois para um, vai escolher o passe para Cadu fazer o golo, ou vai partir você mesmo para o remate?
Resposta muito fácil: e quem me conhece sabe a resposta. Indiscutivelmente, opto pelo passe para o Cadu ou outro bávaro qualquer. O importante é que a equipa tenha tesão e isso só se consegue com as vitórias.

Para quando o próximo golo?
Não sei. Não quero estabelecer fasquias desse tipo. O que sei é que Bayern vai conquistar mais uma vitória na próxima partida. Se é com golos meus ou do Mingues isso não interessa. Até pode ser do Lipe, se bem que pra isso aconteça seria bom que ele cortasse as unhas pra conseguir rematar à baliza. Seria giro era ganharmos com um golo do António, que tanto falta faz à equipa dentro do campo. Volta depressa, Tony.

Considera que é mais difícil marcar golos agora que não tem Norberto para lhe colocar a bola no segundo poste?
Sim, é mais difícil. O Norberto é um fora-de-série e é muito fácil jogar com ele. Joga e faz jogar. Sabe as minhas movimentações, sabe como me posiciono [sorriso] e criámos uma empatia dentro das quatro linhas. Neste torneio, vai ser mais difícil aparecer a finalizar ao segundo poste, mas o importante é que a bola entre. Nem que seja com o cú. E isso vai acabar por acontecer.

DESTAQUES:
"Insisti no remate em força e não fui feliz"
"Pensei logo em assumir a responsabilidade"
"Fechar os olhos e chutar em bico"
"Se o mister quiser vou bater o próximo penalty"
"Os fracos é que se escondem"

E o penalty? Sentiu-se confiante quando partiu para a bola?
Muito confiante. Insisti no remate em força e, mais uma vez, não fui feliz. O guarda-redes também estava adiantado, mas isso não serve de desculpa. O que sinto é que esse momento acabou por marcar a partida e o próprio rescaldo do jogo. Ganhámos por 5-1, fomos melhores, inteligentes, mostrámos vontade de vencer e entreajuda, mas a verdade é que isso ficou para segundo plano, pois toda a gente fala no penalty que falhei. Devo ser mesmo craque! [sorriso].

Foi o mister que o mandou marcar ou assumiu por sua conta o risco?
As duas coisas. Quando vi o Mantorras a meter a mão à bola e, consequentemente, ser assinalada a grande penalidade pensei logo em assumir a responsabilidade. Penso que se passou o mesmo na mente do mister, pois ele estava ao meu lado e nem hesitou em dizer «Nokas, marca». Fiquei feliz pela confiança depositada. Infelizmente, não correspondi à expectativa e estou em dívida com ele e com os restantes companheiros. Podem fazer de mim o que quiserem [sorriso].

Sente que há já um descrédito da parte dos seus companheiros em relação a si e a este tipo de lances?
[Pausa] Descrédito... não sei se será isso. Só se for da parte do Tony. O Mingues também manda umas boquinhas, mas no fundo o que querem sei eu. Na verdade, alguns acham piada e se não tivesse falhado talvez não tivesse a dar esta entrevista [sorriso]. Eles é que podem responder, mas acho que o Capitan já disse que quer bater a próxima grande penalidade.

Desculpe continuar a insistir neste tema que sabemos ser “doloroso” para si, mas se o Arnaldo fosse ao mesmo tempo jogador e treinador, quem mandaria marcar o próximo penalty?
Eu! [gargalhada]. Nem hesitava.

Ainda sobre o penalty, se me permite, qual é a melhor forma de bater um guarda-redes neste lance tão especifico?
Fechar os olhos e chutar em bico. Estou a brincar. É um momento de inspiração e confiança. Escolher um lado e colocar é trivial, mas dizem que as hipóteses de sucesso aumentam. No meu caso, se soubesse qual era a melhor forma não tinha falhado no sábado.

Lembra-se de há cerca de dois anos atrás, Martin Palermo ter falhado 3 penalties num mesmo jogo? Era capaz de passar pela mesma situação? Ou seja, sabendo de antemão que já falhou dois penalties, mesmo assim ter por um lado a coragem e por outro a insensatez de ir marcar o terceiro?
Completamente. Iria sempre ficar na história. Todos os grandes jogadores passam por situações caricatas. No fundo, pra fechar este tema, o que tenho a dizer é que se o mister quiser vou bater o próximo penalty. Os fracos é que se escondem. E sim lembro-me do Martin... Palerma. Falei nisso num dos meus post’s.

É que de certa forma é isso que tem acontecido. Não num jogo só mas contabilizando os últimos penalties da equipa e que Arnaldo falhou sistematicamente. Arnaldo nem marca nem deixa marcar, correndo o risco de prejudicar a equipa com essa presunção de saber marcar penalties.
Calma. Não é não deixar marcar. Volto a repetir, quando surgir a próxima situação o mister é que decide. Se quiser, vou marcar. Se for outro, tudo bem na mesma. Tem é de marcar. Senão está fod... comigo [sorriso].

Para finalizar, de forma descontraída, prefere marcar um livre ou um penalty?
Descontraía-me melhor de outra forma, mas ainda tenho o pulso dorido. Quando fomos campeões no Torneio do Fluvial marquei dois ou três golos de livre. Mas, sinceramente, dá-me gozo marcar golos daqueles de encostar ao segundo poste.

"You, me and Dupree", ou se preferirem "Tino, Capi e o Emplastro"

Nome: Arnaldo Martins(Nokas)
Idade: 26
Número: 7 Forever
Fétiche: 2 gajas. Se forem mais, não há problema.
Posição preferida: Ao ataque ou a pantera. Depende.
Estado civil: Noivo
Uma prenda para o clube: Federar o Bayern
Bola: A Mikasa amarela.
Jornal: JN e Bola.
Comentador: Luís Freitas Lobo
Melhor recordação do Bayern: Vitória (3-2) e exibição contra o Talhos Ruben
Pior recordação do Bayern: Lesão média/alta gravidade na canela e os penalties falhados
Bayern: Uma família. Um exemplo. Uma paixão.

20 comentários:

Tony Silva disse...

Deixem os penalties para o Canhão!

A menos que esteja com tosse

Anónimo disse...

Mais uma grande entrevista com dedo editorial de Tino Vilas! O Bayern é único!

Um reparo: as fotos estão com mt estilo. Demasiado até. N quero entrar em competição com o nosso mister São Vicente - o treinador com mais estilo no Torneio! :)

São realmente 5 jogos sem marcar, mas 3 foram no Torneio da Académica de Leça contra adversários de grande calibre. 0-0 com o Parada - ainda enviei uma bola ao poste - 2-1 com a Cascata (o golo histórico do Canhão) q praticamente só joguei 5m pois lesionei-me e o último jogo em que ganhámos 2-1 ao Talhos Ruben no jogo de atribuição de terceiro e quarto lugar. Tb n joguei mt nesse jogo. O plantel estava completo.

Depois, há os 2 jogos com a Adira. O 5-5 em q realmente n tive bem e este q ganhámos 5-1 mas q me senti bem e ajudei a equipa apesar de n ter marcado.

Tenho de me defender como Couceiro:) Batam, mas batam com rigor. Estou realmente há 5 jogos (3+2, pq são torneios diferentes) sem marcar mas quando se parte para uma análise tem de se explicar detalhadamente o porquê das coisas. E já agora lembrar que apontei 7 golos no Torneio da Académica de Leça, o que superou as minhas próprias expectativas (2 com Ribeirenses, 2 com Sinteme, 1 com Almeiriga e 2 com Talhos Ruben).

Fdx, um gajo tem de puxar pelos galões! :)

Tony Silva disse...

Galão não, que dão te a volta á barriga :)

Anónimo disse...

eu ja percebi qual é o problema da ausencia de golos do nokinhas, é a falta das sereias a assistir aos jogos... sem elas, a quem é que irá dedicar os seus golos?!?!?!

Tony Silva disse...

Van Bommel?!?!
Yá, parece q te estou a ver de caracóis ao vento :)

Tony Silva disse...

Queremos gajas!!!
A ver os jogos e a comentar no blog

Anónimo disse...

Bem, uma entrevista feita ao nokas pelo tony so podia ser deste nível...
Resumindo, as sereias sao as culpadas... ou melhor, as inspiradoras! proximo golo?!? so qdo as sereias se juntarem todas a assistir a um jogo, o craque sente falta dos olhares delas, sim, porque ele é um vaidoso, quando marca um golo olha sempre pra bancada, nao é meninas?!

Anónimo disse...

Fico corado com as palavras da Lucy... N quis tocar nesse tema pra ferir susceptibilidades, mas é verdade que sinto falta das nossas Sereias. O próximo golo vai ser dedicado a ela. O segundo vou dedicá-lo a mim! :)

P.S: Pelo meio desses 5 jogos, marquei 2 golos na vitória sobre o Portus. Não foi oficial, mas foi quase... :)

Anónimo disse...

Grande entrevista ao jogador de estilo simples, mas muito charmoso, que no meu entender faz frente ao nosso mister.

Se eu não estivesse noiva fazia-lhe a folha.

Anónimo disse...

Parabéns também ao nosso tinovilas que a cada momento aparece com boas novas para este blog fantástico.

Anónimo disse...

«Se eu não estivesse noiva fazia-lhe a folha»

A quem? Ao Nokinhas, Mister ou ao António? :)

Amor, «jogador estilo simples»... isso é uma antítese... n podes dizer essas coisas senão eles aproveitam logo pra me fod... a cabecinha :)

Tens de dizer que tenho um estilo INCONFUNDÍVEL! :)

Anónimo disse...

eu digo..Nokinhas tens um estilo inconfudido...e quem sabe se as entradas ao segundo poste nao vao se tornar mais frequentes...quem sabe!!!

Anónimo disse...

E nokinhas, cuidado com essa folha...pk quem ta faz sou eu...

Anónimo disse...

Não tou pra ler esta entrevista a "jogadores" que nem penáltis querem marcar. Só quero salientar que ele parece um trolha na foto :) adorei.

Tony Silva disse...

Fdx Jonny. Não gostaste da entrevista?
Eu rasguei-o todo!
Tive de aproveitar o momento menos expressivo (não menos bom pq ele tá a render na mesma) para o deitar um bocado abaixo.
Mais não podia fazer senão já estava a fugir á verdade.

Pensei q ías gostar :)

Anónimo disse...

Uma entrevista ao Jonny! Já! :)

Anónimo disse...

Nuñez, as tuas palavras tocaram-me... estou ansioso pelo teu regresso. Dentro e fora das 4 linhas! :) Preciso de alguém q me compreenda dentro do campo como tu :)

Anónimo disse...

É a falar mal? Atão eu leio amanhã, prometo! Agora estou a arrotar o jantar, não me apetece.

Anónimo disse...

uma grande entrevista, sim senhor...
mas também um grande atleta e goleador...encontra-se numa fase má aki o nokinhas mas nao se pode desistir e vais ver k os golos vão aparecendo por si só..
força Nokinha e regressa aos golos rapidamente...
o bayern precisa de todos...de ti tb... :)
cumprimentos a todos k defendem as cores do bayern.. abraço

Anónimo disse...

esqueci-me de assinar o ultimo post... apenas o ultimo pois o outro em anonino não é meu...
abraço
Roxa_21