sábado, 7 de outubro de 2006

Na estreia vitoriosa de Pascoal

Há dias assim…

Torneio Homenagem a Eduardo Coutinho (1ª jornada)
7 de Outubro 2006, 9,20 horas

Bayern Monchique, 5
Grupo Desportivo Adira, 1
Jogo na Escola Francisco Torrinha
Árbitro: Joaquim Neves
Bayern M. – Filipe; Nuno [cap.] (1), Pascoal (1) e Arnaldo; Cadu (2).
Suplente não utilizado: Domingues.
TR: Luís Vicente (treinador/jogador)
GD Adira – Parafuso; Paulo Casca, Mantorras [cap.] (1 pb) e Balu (1).
Jogaram ainda: Ricardo (GR) e Fábio.
Disciplina: Mantorras (amarelo por mão na bola)
TR: Joaquim Miranda
Ao intervalo: 3-0
Marcha do marcador: 4-0; 4-1; 5-1


Estreia caricata de Pascoal como treinador. Aconteceu de tudo um pouco, inclusive jogar contra apenas quatro adversários. Com uma exibição q.b. o Bayern está já na dianteira da tabela e deixou parta trás um osso que poderia ter sido duro de roer… mas não foi.

Pois é, há dias assim e também (h)A. Dias Ramos… mas pouco. O Grupo Desportivo Adira, em representação da Empresa A. Dias Ramos apresentou-se tarde e a más horas e ainda por cima com apenas quatro elementos. Uma equipa que poderia dar cartas neste torneio voltou a dar uma imagem muito pobre e desorganizada recebendo o contributo de um quinto elemento (por sinal o guarda redes) aos 8 minutos, quando a equipa já perdia por 2-0. Um sexto elemento viria a juntar-se pouco mais tarde.
A desorganização foi a nota dominante na abertura deste torneio e isso terá emperrado o jogo dos bávaros. O primeiro jogo começou com 20 minutos de atraso e mesmo assim sem que o guarda-redes da Adira chegasse a tempo. A equipa Tranquilidade cancelou á última da hora a sua participação no evento e foi substituída em cima do joelho pelos actuais campeões, o Restaurante Barriga da Afurada que assim apimenta o certame e terá oportunidade de defender o título conquistado em Junho passado.
Até no Bayern a desorganização foi evidente. Uma semana atrás e com um plantel a abarrotar de excedentários, nada faria prever que tivesse de ser Pascoal, o novo treinador a ter de fazer as vezes de jogador para colmatar ausências várias, sendo que algumas delas estão ainda muito mal explicadas. Com Litos obrigado a desistir (problemas nas costas), Paulo Correia a alinhar pela Prosegur, Tony lesionado e Domingues apto mas extremamente debilitado, o panorama já não era bom. Para piorar a situação, Canhão com uma tossezinha e Nunes mal disposto espalharam o caos na habitual bem organizada equipa bávara. Um assunto para reflectir…

Contra 4

O Bayern entrou de facto perro. Ao contrário do que se possa pensar nem sempre é fácil defrontar um adversário inferiorizado. Por vezes tornam-se nas equipas mais chatas, aquelas que sabem de antemão das limitações que possuem. Com apenas quatro elementos os da Adira lá foram defendendo da melhor maneira que podiam e Hélder Parafuso a desenrascar na baliza, lá ia fazendo a exibição da sua vida.
Por esta altura e com as defesas de Parafuso já se podia adivinhar que não ia ser fácil a Arnaldo marcar nesta partida. No lance ao seu estilo, o habitual “abono de família” dos bávaros passou por dois em slalom da direita para a esquerda, mas perdeu tempo de remate ao escolher o pé direito para tentar o golo.
O golo não tardaria mas seria Pascoal a marca-lo a passe de… Arnaldo.
Os bávaros não carregaram muito no acelerador. O tempo haveria de trazer os golos e no fundo havia a consciência de que também não havia ninguém no banco (além do fragilizado Mingues) para dar continuidade a um ritmo forte que se pudesse empregar dentro das quatro linhas.
Assim foi seguindo o jogo e o segundo golo até apareceu rapidamente, desta vez por Cadu.

5 contra 5

Foi nesta altura que apareceu finalmente o guardião da Adira. Miranda pediu então um minuto de desconto para poder atirar o recém-chegado pupilo “ás feras”.
Assistiu-se então a um equilibrar de forças, ainda que sempre sob o controlo dos bávaros e que só foi interrompido por um auto golo de Mantorras.
Lipe muito atento e a inoperância dos verdes da Adira nunca fizeram esperar por um resultado diferente ou uma reviravolta no marcador. Pelo contrário. Ainda que aparentemente pouco motivados eram os bávaros que chegavam á baliza contrária com mais perigo.

Segunda parte

No segundo tempo foi Nuno quem fez agitar novamente o resultado mas apenas aos 5 minutos e após erro clamoroso do guarda-redes contrário. A palavra de ordem era “controlar”. Os bávaros sabiam das limitações próprias e aspiravam apenas a ganhar o jogo. Ansiava-se no entanto por um golo de Arnaldo. Apontado pelo treinador como a grande referência goleadora da equipa estranhava-se que ainda não tivesse conseguido marcar em mais de 20 minutos de utilização.

O momento

Arnaldo viria a estar no momento do jogo. Não é que fosse decisivo. Dificilmente poderia haver um momento decisivo neste jogo, mas foi sem duvida importante e só o futuro o dirá mas também quem sabe… marcante.
Aos 6 minutos Arnaldo rematou em posição frontal e viu o golo ser-lhe negado (mais uma vez) por Mantorras, a sua sombra neste desafio. O corte no entanto foi feito com a mão e em situação normal teria valido um cartão vermelho ao esquerdino. Os torneios do Júlio no entanto, pouco tem de normal e nessa lógica de pensamento não é de estranhar que o cartão tenha sido apenas amarelo. Para a marcação da grande penalidade, Pascoal deu toda a moral a Arnaldo e Tony do banco enviou o mesmo voto de confiança: “Marca o Arnaldo!!!”
Arnaldo marcou… mas falhou. Redondamente! Atirou quase para o meio da baliza e ainda foi prejudicado por uma saída antes do tempo do guardião Ricardo. Há dias assim e este não era mesmo dia para Arnaldo marcar. Resta saber se o episódio irá deixar marcas…

Borratado

O quadro até estava bonito. Um pouco monótono mas bonito. Filipe encarregou-se de esborratar a pintura. Após 30 minutos de bom nível o guardião bávaro demorou muito a reagir e não se mandou aos pés de Balu para evitar o golo da Adira. Aquela que era apenas uma meia oportunidade, foi o suficiente para que os homens da Adira conseguissem o golo de honra.

Resposta imediata

Logo a seguir os bávaros marcaram o último golo da partida com Cadu a fechar a contagem a passe de Arnaldo. Até ao final foram mais cinco minutos de futebol monótono, com as equipas a ansiarem por motivos diferentes o final do jogo.

Entretanto…

Nos outros jogos o equilíbrio foi a nota dominante. C.M.P. e AXA empataram a dois golos, deixando boas indicações no ar. A C.M.P. será mesmo o próximo adversário dos bávaros num jogo que sofreu alteração de horário. Irá realizar-se apenas ás 12,15 ao invés das 9 da manhã previstas.
Paulo Correia (ex-bávaro que deixa saudades) foi a grande figura da jornada. Marcou os 4 golos da sua equipa no empate 4-4 com os actuais campeões.
No outro jogo a Assis Zaz derrotou a Sogrape por expressivos 6-2, sem que no entanto tivesse deixado no ar a demonstração de tão folgada superioridade.
No fecho desta edição ainda não se sabia o resultado da ultima partida e o Bayern é a par do Assis Zaz o comandante da prova. Os bávaros tem ainda a melhor defesa, resultado do único golo sofrido.


O filme dos golos ao minuto

1-0 6’ Canto marcado para a Adira mas com Nuno a interceptar e a lançar-se no ataque. No 3x1 Nuno mete em Arnaldo na esquerda e este assiste Pascoal, dando a oportunidade ao mister de inaugurar o marcador.
2-0 8’ Passe tenso de Pascoal desde o lado direito, a cruzar a área e a encontrar Cadú liberto ao segundo poste.
3-0 10’ Cadu na esquerda mete na área e Mantorras desvia para a sua própria baliza ao tentar cortar.

4-0 5’ Nuno pressiona (?!) o redes levando este a atrapalhar-se e a deixar a bola ao seu alcance. Depois foi só “empurrar” do meio da rua.
4-1 13' Balu completa um desvio fraco de Fábio, aproveitando a débil reacção de Lipe.
5-1 14' Arnaldo finta dois pela esquerda e mete em Cadú que volta a encostar no segundo pau.


Os homens do Bayern

Filipe (6) Actuação positiva apenas manchada pelo golo sofrido. Aí deveria ter sido mais ágil e coberto o poste de forma mais determinada. No resto esteve em bom plano, inclusive no habitual handicap das bolas aéreas. O adversário até conhecia essa pecha e tentou explora-la mas Filipe esteve muito atento.
Nuno (7) Mais uma boa exibição na senda do que tem feito nos treinos. Num jogo que deu em goleada, acabou por ser o melhor em campo a par de Pascoal devido á vertente defensiva da sua actuação. Esteve intransponível e fez muitos cortes cirúrgicos, acabando por facilitar um pouco mas só quando o jogo já estava plenamente decidido. Marcou um golo com a ajuda do redes contrário mas soube ter o mérito de acreditar.
Não se viu foi a braçadeira. Os bávaros já sabem que capitão há só um mas os adversários gostam de saber quem ele é.
Pascoal (7) “Treinador sofre!” Também podia ser “treinador faz das tripas coração para ganhar”, ou se preferirem, “Pascoal veste o equipamento e ajuda equipa a ganhar”. É assim, na falta de Tony, Mingues, Canhão e Nunes, todos eles lesionados ou com a “doença da época”, teve de ser Pascoal a entrar em campo para preencher o cinco inicial. Ganhou-se um jogador de elevada craveira mas sentiu-se a falta das suas indicações no banco. Abriu o caminho á vitória e foi mesmo o mais regular de todos os elementos em campo. Balanceou-se muito bem entre a defesa e o ataque.
Arnaldo (6) Há dias assim e hoje não foi de facto o dia de Arnaldo. Não marcou embora tivesse oportunidade de o fazer, inclusive na marcação de um penalti. É certo que sofreu apertada marcação de Mantorras que fazia o jogo da sua vida, mas Arnaldo voltou a mostrar fraca aptidão para rematar de pé esquerdo. Uma lacuna no seu rol de habilidades que até parecia estar resolvida nos últimos tempos.
Por outro lado não foi guloso e até deu dois golos de bandeja aos companheiros.
Cadu (6) O elo fraco da equipa no aspecto táctico. Foi fácil descortina-lo numa mão cheia de ocasiões a perder-se do seu homem e a confundir os seus companheiros com essas acções. Compensa porém com uma técnica individual muito apurada e a encostar para o golo esteve impecável.


A palavra ao mister

Pascoal: “Só nos faltou atitude. Se tivermos atitude o talento vem ao de cima.”

Miranda: “Este espanador está ao nível dos meus jogadores…”

Enviado Especial: Tino Vilas

23 comentários:

Tony Silva disse...

Depois de um empate com a Adira a fechar a epoca,
abrimos a nova epoca com uma vitoria sobre a mesma equipa

Pispis disse...

Fdx... Eu não disse q nos faltou atitude!!! Já tou a ser minado pela comunicação social?!?!?

Ao ver os outros jogos disse q só precisamos de ter atitude porque em termos técnicos e tácticos não vi nenhuma ekipa melhor q a nossa!

Estava a referir-me aos próximos jogos!!!

Acho q fizemos um jogo mt inteligente: pressionamos alto enquanto tivemos superioridade numérica e mesmo com o autocarro estacionado criamos inúmeras oportunidades e marcamos 2 golos em 8 minutos. Qd chegou o redes, começaram a jogar c 5 elementos na frente e mm assim controlamos a partida e jogamos no erro do adversário.

Foi importante começar a ganhar pk outras ekipas c as mesmas ambições não o conseguiram e o q é certo é q já estamos em vantagem!

Tony Silva disse...

Talvez tenha percebido mal...
tb nunca quis me afirmar como jornalista; quero é jogar a bola

Tony Silva disse...

o q talvez venha a ser dificil se continuar a interpretar mal o mister :)

Anónimo disse...

O Liedson não falhou o penalty ;)

Anónimo disse...

Eu já tinha avisado o António Silva q o mister São Vicente n tinha dito q tinha faltado atitude! Disse q ia corrigir, mas... falhou. Mas como falhar é humano, perdoa-se:)

Subscrevo a análise do mister. Axo q fizemos um belo jogo. Não foi preciso deslumbrar. Houve alguma contenção, pq tínhamos de saber gerir os recursos humanos que tínhamos à disposição.

Fomos melhores, aliás, somos melhores e isso ficou patente no resultado. Mais golo, menos golo.

Claro que fiquei aborrecido por ter falhado o penaltie, mas continuo com a moral em alta. Senti-me bem e sinto q ajudei a equipa. Não me importo de marcar um único golo nos jogos q faltam, desde que a equipa ganhe. Se puder ajudar, melhor. Sei q os golos vão acontecer com naturalidade.

O caso do Liedson fui eu que citei, mas o amigo da onça aproveitou logo. Mas n deixa de ser um elogio ser comparado ao caso do Liedson. A verdade é que de mim esperam-se golos, sei disso, assumo as minhas responsabilidades, e podem ter a certeza q qd for preciso, naqueles momentos de decisão, vou estar presente!

Desde q continue a ter a confiança inabalável do mister e dos meus queridos amigos bávaros! Discurso de I Liga :)

O que fod... tudo foi ter o pulso assim. Tive de cumprir o ritual com a esquerda e isso n deu mt jeito. Se n melhorar, alguém vai ter de me ajudar na próxima semana. Quem se oferece?

:)

Anónimo disse...

Mas que risota... O "treinador" da treta só venceu porque foi contra 4... E essa de falharem penáltis é muito lamentável! Também é hilariante ver que o "treinador" da treta já começa a empurrar culpas para a comunicação social em vez de assumir a incompetência.

Anónimo disse...

é pena que na sua estreia o mister não faça nenhuma substituição! lol

vou ter de esperar nova oportunidade....

Tony Silva disse...

Ok... pelos vistos já tinhamos atitude...
Só nos faltava mesmo um Jonny para tb termos um alvo :)

Anónimo disse...

Kerem saber a fórmula secreta para esta vitória?

TALISMÂ IS BACK!!! (aos torneios do Júlio)

(tou a brincar)

Tony Silva disse...

Para a semana é ás 12,15 Lipe,
Não te esqueças!

Anónimo disse...

Ganhamos, é o q interessa.
Temos é de ter cuidado com o Correia q ele já vai lançado com 4 golos.
Alguém tem de lhe dar Gutalax antes dos jogos para lhe dar uma caganeira...sabe-se lá quantos golos ele nos marcaria.

Anónimo disse...

Gutalax! Fdx... as coisas q o Capi sabe! É preciso é ter tesão e deixar de paneleirices, dorzinhas nos joelhos, coxas, pulsos, pés e tosses, e aparecer aos treinos! Sp me ensinaram que só joga, quem treina!

Anónimo disse...

«sabe-se lá quantos golos ele nos marcaria»

Se marcarmos mais um q a ekipa dele até pode marcar 10! O colectivo é q importa, crl! :)

Anónimo disse...

«Aposto no Nokas para melhor marcador e aposto que irá jogar muito mais para a equipa do que a equipa para ele»

A segunda ideia encaixa-se perfeitamente neste primeiro jogo :)

Anónimo disse...

O Correia enviou-me sms a dizer q o último jogo n se realizou. A justificação foi que a Esegur teve um problema na auto-estrada...

Anónimo disse...

Deviam ter problemas nos carros blindados q transportam os seus jogadores...

Tony Silva disse...

É o torneio do Julio.
Vale tudo...

Anónimo disse...

fdx,ta tudo a atacar o homem por ter falhado o penalti.
acontece aos melhores,so falha kem ta la..
jogou pra a ekipa,isso e o + importante..valeu a vitoria
ele ja deu mtx vitorias aos bayern
Parabens a todos pela vitoria, incluindo o gay do mister

Tony Silva disse...

De facto, deixai o Nokas em paz. Só falha penaltis quem tem coragem para os marcar.

...mas era tão bom que ele marcasse um de vez em quando!

Anónimo disse...

Fiquei sensibilizado com as palavras do Pedro Anaconda II. É isto o espírito Bayern. Podem n estar no momento fisicamente connosco mas estão sp no espírito da XXXX e estão sp atentos ao que se passa no Universo Bayern. Ganda Pedro! Foi um privilégio ter jogado ao teu lado no Torneio da Académica. E concerteza iremos ter mais oportunidades no futuro. Também já estiveste na origem de grandes vitórias e merecias ter sido o melhor marcador.

O Amigo da Onça... está é a fazer falta dentro das quatro linhas. Gosto do Tony dentro do campo. Profissional, inteligente, pendular e frio na hora de finalizar. Claro que era bom marcar 1 penaltie de vez em qd mas o Martin Palerma falhou 3 num jogo e não deixou de ser uma referência do futebol argentino :)

Anónimo disse...

Desculpas!! Só joga pq é amigo do "treinador" e ainda desviam as atenções de ter falhado um penálti!

Tony Silva disse...

Martin quem?!?!?
Nunca mais se ouviu falar desse gajo.

Segue antes o exemplo do Lampard e dá oportunidade a outros de marcar.

Perdoem o discurso caustico e corrosivo, mas é uma forma de descarregar a mágoa :(