sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ibero Linhas limpa tudo!


Torneio Homenagem Júlio Garganta (ultima jornada)
8 de Maio de 2009, 11,20 horas

Ibero Linhas, 5
Bayern Monchique, 2


Jogo na Esc. Sec. da Torrinha - Foz
Bayern M. – Domingues;, Norberto, Pascoal e Pedro (2); Canhão.
Jogaram ainda: Brito, Arnaldo, Cadu e Nuno [cap.].
TR: Pedro Domingues
Disciplina: Amarelo e posterior Vermelho a Norberto

Ao intervalo: 4-1
Marcha do marcador: 3-0; 3-1; 5-1; 5-2.


Além do título os bávaros deixaram fugir também a “Melhor Defesa”.

Na antecipação da última jornada e com todo o espírito de uma autêntica final, a Ibero Linhas foi superior ao Bayern e venceu o jogo e a competição com justiça.


Os bávaros entraram mal, principalmente a defender. Cedo os contrários se adiantaram no marcador por Rogério, beneficiando de uma intercepção de Norberto falhada, que deixou o goleador contrário só com o guarda-redes pela frente.
Os erros continuaram com os bávaros a optarem (quase sempre mal) por entrar de primeira sobre a bola e demorou muito até que o jogo do Bayern assentasse. Quando tal aconteceu já o Bayern perdia por 3-0, “abdicando” inclusive da liderança da melhor defesa, algo que terá passado despercebido na altura…
Pedro reduziu a diferença após roubo de bola de Arnaldo, mas seria sol de pouca dura, já que novamente a Ibero Linhas beneficiou de um ressalto após antecipação de Brito, ressalto esse que deixou Rogério – (quase) sempre ele – isolado perante Domingues com tudo para fazer o 4-1 e assim fez.


Norberto foi expulso da partida ainda antes da segunda parte começar por desentendimentos com um dos árbitros mas nem por isso os bávaros desarmaram e logo no reinício do jogo Nuno e Pascoal tiveram a oportunidade de relançar a discussão do resultado, mas acabaram por não conseguir marcar.
Na volta acabou por ser a Ibero Linhas a marcar novamente mas esta segunda parte seria bem mais equilibrada que a primeira acabando com um parcial de 1-1 no marcador após novo golo de Pedro, mas para isso os bávaros tiveram de actuar a maior parte desta segunda parte com Domingues a fazer de 5º elemento no ataque.


A Estrela
Pedro Sousa – nota 7

Os outros bávaros
Brito e Arnaldo – 6
Domingues, Pascoal, Canhão, Cadu e Nuno – 5
Norberto – 3.



Também a “Melhor Defesa” se foi

O balanço final acaba por ser verdadeiramente frustrante para os bávaros. Se a decisão sobre o vencedor do torneio tinha um prognóstico de tripla, já o troféu de Melhor Defesa ninguém esperaria que fugisse aos bávaros, já que liderou esta tabela desde o início e apresentava-se para o seu último jogo com dois golos de vantagem. A derrota por 3 golos deixou o Bayern sem hipótese de se defender mas a Ibero Linhas que entretanto assumira esse comando ainda tinha um jogo pela frente e apenas um golo de vantagem. A Ibero Linhas acabou por ganhar esse derradeiro jogo por 10-1, o que os deixou empatados com o Bayern em número de golos sofridos (19). Neste caso e como a Ibero Linhas ficou à frente do Bayern acaba por ser esse o factor de desempate.


Treinador de saída

Pedro Domingues acaba por ver assim interrompida uma série de vitórias (10) que apresentava no comando técnico da equipa. O objectivo para o torneio foi cumprido, já que se propusera apenas a fazer melhor que no torneio anterior (4º lugar) mas o sentimento de frustração mantém-se já que estivemos a um pequenino passo de ser campeões. Domingues que já havia confirmado há 3 semanas atrás que não seria uma experiencia a repetir sai de cabeça erguida, mas sem grande recordações do torneio.



Adeus, até um dia!?

Torneio esse que terá porventura visto o Bayern pela ultima vez este ano. Os responsáveis da equipa já assumiram que é preciso fazer uma pausa para repensar a utilidade deste evento no calendário bávaro. Os torneios do Júlio nunca foram conhecidos pelo nível organizativo, mas este ultimo teve episódios maus de mais. Desde as faltas de comparência até às constantes alterações ao calendário, aconteceram coisas que desagradaram profundamente a direcção do Bayern que assim põe em causa a participação em futuras edições da prova.
De referir que é já a 9ª edição seguida em que o Bayern Monchique marca a presença, tendo arrecadado um total de 16 troféus. A saber 3 de Campeão, 4 de 2º Classificado e 2 de 4º lugar. Curiosamente nunca ficou em 3º.
Segue abaixo a lista dos últimos vencedores:
Ibero Linhas
PT
Bayern Monchique
Bayern Monchique
Farmácia Castelo Branco
AXA
Restaurante Barriga
Bayern Monchique
Finibanco

Além dos trofeus de classificação o Bayern ganhou também 2 Taças “Fair Play”, 3 de “Melhor Defesa” e 2 de Melhor Marcador.

9 edições em quatro anos e muitas equipas participantes, sendo as mais assíduas a seguir ao Bayern:
Esegur com 6 participações
Padaria Barbosa / Restaurante Barriga / Farmácia C.B. (várias designações para a mesma equipa) – 5
Café Novo Sport – 4
C.M.P. – 4
Maritangus – 4
A.P.D.L. – 3
Laranjinhas – 3
E mais recentemente Juventude Dream – 3

A verdade é que entre os vencedores encontramos equipas que só participaram uma vez e ganharam logo: Finibanco e Ibero Linhas.
E equipas que apenas participaram duas vezes tendo ganho uma: Rest. Barriga/Farmácia C.B. e a AXA.

Para os bávaros é hora agora de fazer um descanso, para quem sabe um dia voltar de espírito renovado.


No Bayern e do ponto de vista estatístico, o torneio foi verdadeiramente atípico.
Apenas Nuno, Canhão e Cadu prticiparam nos 8 jogos.
O melhor marcador da equipa não chegou sequer aos 10 golos, o que acontece pela primeira vez. Os autores dos 39 golos bávaros foram:
Pedro, Nuno e Canhão com 7
Nunes – 6
Arnaldo e Cadu – 3
Norberto, Brito e Tony – 2

As assistências foram da autoria de:
Tony e Canhão – 5
Arnaldo e Nunes – 4
Norberto, Brito e Cadu – 3
Rouxinol e Nuno – 2
Rui Sá, Domingues, Pedro e Pascoal – 1



Bávaros de Honra

Como já é habitual no fim de cada torneio – porque perdemos o primeiro lugar mas não perdemos a boa disposição – elegemos agora os melhores bávaros neste torneio. Pela primeira vez, estas distinções deixam de ser por nomeação da direcção e passam a ser por votação a cargo dos outros atletas e dirigentes.
Como habitualmente só são considerados à votação os atletas que tenham feito pelo menos metade dos jogos do torneio, ou seja: Cadu, Nuno, Arnaldo, Tony, Brito, Canhão, Nunes e Portero.
A votação foi feita pelos mesmos atletas que apenas não podiam votar neles próprios e a quem foi pedido que escolhessem os 3 melhores, por ordem. Os 3 escolhidos foram então pontuados com 3, 2 e 1 ponto respectivamente. Também votaram o mister Domingues e Pascoal que apenas fez 3 jogos mas que viu um outro.

Dos 8 atletas em questão todos tiveram pelo menos um voto. No caso de Tony e Cadu foi mesmo apenas um voto. Já Brito foi o que reuniu mais “consenso”, sendo mencionado em 8 “boletins” de 9 possíveis. Não foi no entanto o mais pontuado já que Canhão que apenas foi distinguido por 7 votantes reuniu 6 primeiros lugares e 1 segundo. Segue abaixo a pontuação total:

Canhão » 18 pontos = (6x3 + 1x2) » BÁVARO DE OURO!!!
Brito » 14 pontos = (2x3 + 2x2 + 4x1) » BÁVARO DE PRATA!!
Nuno » 7 pontos = (2x2 + 3x1) » BÁVARO DE BRONZE!
Nunes » 6 pontos = (1x3 + 1x2 + 1x1)
Portero » 5 pontos = (2x2 + 1x1)
Arnaldo » 5 pontos = (1x3 + 1x2)
Cadu » 2 pontos = (1x2)
Tony » 1 ponto = (1x1)

De referir que Canhão já havia sido distinguido como Bávaro de Prata no Torneio Escola Dramática. Já os outros dois são estreias absolutas!



Arnaldo e Nuno no clube dos 100!

Por ultimo mas mais importante que tudo que está para trás, o Bayern volta a homenagear dois dos seus fundadores. Arnaldo que chegara aos 100 jogos no jogo anterior e Nuno, o eterno capitão, que completou neste mesmo jogo o centésimo jogo de uma epopeia que começou para ambos a 1 de Maio de 2005.

Ficam as imagens para expressar a alegria dos dois e do grupo por este feito individual.

“Mas eu não vou jogar…”




"Quero fazer mais Mil!"

5 comentários:

Tony Silva disse...

E a campanha continua!
No lugar do Brito pedia recontagem dos votos :)

Tony Silva disse...

A propósito o unico que acertou na mouche foi o Nunes. Outros houve que votaram os 3 que acabaram por preencher o pódio, mas ninguém além do Nunes, os colocou pela ordem "certa".

Nunes disse...

tenho dito, está no meu dna como saber fazer as coisas...e o renascimento continua

brito disse...

A foto do Capitán e Nokas está excelente! Até me apetece comê-los! :)

Brito disse...

A CAMPANHA CONTINUA.....

No entanto...o efeito-BRITO também........