sexta-feira, 1 de maio de 2009

Que curioso… um tigre!


1 de Maio de 2005, 18 horas da tarde. O Bayern Monchique na altura orientado por Manuel Maria, entra em campo para defrontar uma equipa chamada “Canalização Alves”. O nome não dirá nada a quem lê isto, já que a equipa terá durado tanto tempo quanto durou essa competição de nome 1º Mega Torneio Indoor Soccer.
Já a equipa do Bayern venceu a luta do tempo e segue já a caminho de fazer cinco anos de vida. Hoje completam-se 4 anos desde esse dia e em jeito de homenagem recordamos os atletas que nesse dia marcaram presença na quadra. Nuno, Tony, Ricardo, Filipe, Arnaldo e Nando eram já habitués dos treinos de terça-feira no Gaz. Para esta primeira experiencia a nível competitivo juntaram-se lhes Pascoal, Garcia e Litos (e uma semana mais tarde Calado) tornando-se este no primeiro plantel oficial dos bávaros. Para primeiro contacto com os “jogos a doer” o torneio nem correu mal mas os bávaros quedaram-se pelo terceiro lugar no seu grupo, quando só os dois primeiros davam acesso à fase seguinte.

O que nos traz hoje aqui, em dia de aniversário, é algo que “nascera” cerca de mês e meio antes, o emblema bávaro.
Todos os clubes tem (ou deveriam ter) um emblema… uma cara… um símbolo. Ao Bayern que já tinha nome e equipamento e se decidira a embarcar na aventura dos torneios faltava isso.
À distância de 4 anos é um pouco difícil recordar como tudo se passou mas os acontecimentos terão sido mais ou menos assim: - Arnaldo deu o mote, “precisamos de um emblema”. Tony concordou e sugeriu um animal como “mascote”. Apaixonado por gatos e felinos em geral logo avançou com a sugestão de um tigre e movido pela nostalgia infantil lembrou-se de Zabu, o tigre dentes de sabre,
fiel amigo de Ka-zar, o Senhor da Selva, um dos muitos personagem das histórias fantásticas da Marvel.
A ideia fervilhava na cabeça e logo se entreteve a recolher imagens do imponente animal actualmente extinto. Complicado seria passar a ideia para o papel…

Complicado para um leigo mas não para António Cardoso, o designer gráfico do Jornal Matosinhos Hoje, que Arnaldo já contactara para levar a cabo o projecto. Inspirado pela cultura americana onde todas as equipas e respectivos emblemas adoptam um animal como mascote, Cardoso encontrou a matriz para o “seu” emblema na equipa “Florida Panthers”, uma equipa de Hóquei no Gelo da NHL.
É verdade, o Tigre bávaro é na sua génese uma pantera. A ideia dos “dentes de sabre” foi “abandonada” e a cor foi alterada para vermelho, reflectindo um tigre mais agressivo. Na base ficou o nome da equipa em cor preta, debruada a dourado, numa clara alusão ao equipamento original (e único na altura) dos bávaros.
Não demorou muito a aparecer o primeiro esboço e a verdade é que este pegou logo de estaca, agradando a todos e convencendo os responsáveis bávaros que não mais pensaram noutra coisa.

O emblema passou a fazer parte da vida do CLUBE, logo ganhando o seu espaço no blog, mas só a 29 de Setembro de 2007 é que passou a figurar no equipamento do Bayern no arranque do Torneio Homenagem a António Silva que o Bayern viria a ganhar.

6 comentários:

mingues disse...

Artigo fantastico, uma vez mais o Tony tá de parabens!

Pispis disse...

Sp gostei destas curiosidades do mundo da bola :-)

Até já vou acompanhar mais o hóquei no gelo!

Tony Silva disse...

Fiz uma busca rápida apenas para ficar com a sensação que estes "Panteras" não são grande pistola. Pelo menos não chegaram ao Playoff...
Nada a ver com os Tigres de monchique [ou os Dragões do Porto :)] que estão prestes a ser campeões :)!

nokinhas disse...

Agora, falta o museu/galeria de troféus do clube!

Brito disse...

nao ha post do ultimo jogo...? :)

Tony Silva disse...

Para quem vai ter nota 5 tás com uma confiança do crl! :)