quarta-feira, 21 de julho de 2010

Bayern só caiu no prolongamento


XVI Torneio do Concelho de Matosinhos (Final)
17 de Julho de 2010, 22,45 horas

Cascata Café, 5 (após prolongamento)
Bayern Monchique, 2

Jogo no Pavilhão da Bataria, em Leça da Palmeira

Cascata C. – Rui Babas; André Gomes (1), Israel (1) e Paulinho (2); Franklim [cap.].
Jogaram ainda: Miguel Mota e “Quinzinho” (1).
Disciplina: Amarelos a Israel e Babas (entrada dura)
TR: Fernando Melo
* esta foto reporta-se ao jogo da meia final

Bayern M. – Rocha; Chicki, Norberto e Pedro (1); Domingues.
Jogaram ainda: Litos, Correia (1) e Pascoal [cap.].
Suplente não utilizado: Nuno
Disciplina: Amarelo a Norberto (entrada dura)
TR: Tozé Ribeiro

* esta foto reporta-se ao jogo da meia final
Ao intervalo: 0-1
No fim do tempo regulamentar: 2-2
Marcha do marcador: 0-1; 2-1; 2-2; 5-2


Diferença final de 3 golos não reflecte o equilíbrio vivido durante o jogo


Foi um jogo muito diferente do da primeira volta. Muito mais concentrados e seguros do seu valor os bávaros enfrentaram o jogo com as naturais cautelas defensivas mas sempre apostando em mortíferos ataques e contra ataques. Afinal de contas os bávaros defrontavam uma equipa de primeira divisão, mas quem entrasse no pavilhão desprevenido não diria que em campo estaria uma tão grande diferença de níveis competitivos. Muito bom para o Bayern que deixou uma excelente imagem e para a final que foi muito bem disputada até ao 3º golo do Cascata, que esse sim fez alterar a balança. Na segunda parte do prolongamento, o Bayern sem nada a perder, apostou no redes subido mas acabou por ver dilatar uma desvantagem que não espelha de maneira nenhuma o que se passou na quadra.

Notório foi que com uma arbitragem mais “corajosa”, à semelhança da noite anterior e o resultado poderia ter sido outro…


Lances capitais ao minuto

- - - [12m] Norberto recebe a bola na linha de meio campo e quando vai para se virar sofre uma entrada duríssima de Israel em tesoura. Ficou por mostrar o cartão “laranja”.


0-1 [17m] Correia parte para cima de Israel e remata cruzado.

- - - [19m] Litos intercepta um passe no meio campo e quando se prepara para ganhar uns metros aos adversários e isolar-se, é agarrado por Israel que só o largou mesmo quando ele parou. Desta vez saiu o amarelo, mas já devia ser o segundo… e assim se influencia um resultado…


----------------------------------------------------

1-1 [24m] Passe para Israel na esquerda. Este enquadra-se com a baliza e chuta com eficácia.

- - - [26m] Amarelo para Rui Babas!

Desmarcação pelo ar de Norberto para Pascoal que corria pela linha direita. Enquanto olhava a trajectória descendente da bola e alheio à saída da baliza do guardião, Pascoal levou com uma patada de Babas na cabeça.

- - - [26m] Amarelo para Norberto!

Paulinho tenta fintar pela linha e Norberto recorre ao “pé na barriga” para o travar.

2-1 [32m] Miguel Mota recebe na esquerda, dentro da área junto à linha de fundo. De costas para a baliza prevê a saída de Rocha a cobrir e faz um inteligente chapéu a sobrevoar o guardião bávaro. A bola “cai” no segundo poste onde “Quinzinho” completa.

2-2 [37m] espectacular roubo de bola de Norberto na direita do meio campo. Em contra ataque de 3 para 1 defesa, Norberto avança e escolhe o passe para Pedro no meio. Este encosta de primeira com o pé esquerdo, ainda fora da área, fazendo a bola entrar junto ao poste direito e “desarmando” Babas que se lançava para o lado contrário.

===================================

2-3 [45m] Paulinho faz finta de corpo sobre Correia. Consegue uma nesga de terreno e remata cruzado com a bola a entrar junto ao poste mais distante.

----------------------------------------------------

2-4 [47m] A jogar com Rocha no meio campo o Bayern arriscava mais e acabou por sofrer. Rocha tenta meter uma bola no centro da área mas esta é interceptada por Israel que depois isola Paulinho que faz um golo fácil.

2-5 [48m] Quase a papel químico do golo anterior mas com Domingues a fazer de 5º elemento. A bola é interceptada e novamente Israel a fugir à tentação do chapéu, preferindo entregar a André que já muito perto da área faz o golo.



A Estrela

Norberto Sousa – nota 8

Já pouco mais há a dizer sobre Norberto. Apareceu neste torneio com uns quilinhos a mais mas ainda assim numa forma soberba. Além de ser o maestro da equipa é também formidável na forma como entra à bola e normalmente fica com ela, quer esta esteja na posse do Paulinho, do Teixeira, do Camarão ou do Israel.
Se numa balança fossemos pesar a qualidade técnica dos jogadores e o peso destes em toda a manobra das suas respectivas equipas, Norberto seria provavelmente considerado o Melhor Jogador do Torneio.


Os outros bávaros

Pedro – 8
Rocha, Chicki, Domingues, Correia, Litos e Pascoal – 7



Reacções de quem não pôde dar o seu contributo…


De norte a sul do país vários foram os adeptos bávaros que vibraram intensamente com este jogo e esta presença inédita do Bayern na final deste torneio.
Bom… de norte a sul talvez seja exagerado… e se calhar “vários adeptos” pode dar uma ideia errada da situação, mas pelo menos Tony, Arnaldo, Brito e Ricas, viveram a final de forma bem diferente, mas todos com enorme entusiasmo, intensidade e satisfação por este feito.
Tony foi o único que acompanhou a final em directo, no pavilhão.
Ricas, o delegado, estava a trabalhar como Técnico de Som e Luz, algures no Carvalhido e Arnaldo, também a trabalhar estava no “Jornal de Noticias”. Infelizmente o jogo não teve cobertura televisiva nem sequer radiofónica por isso, o telemóvel foi o veiculo privilegiado para terem conhecimento, quase ao minuto, de noticias da final.
Além destes três, também Mário Brito, de férias no Algarve, era dos mais entusiásticos e nervosos com o desenrolar dos acontecimentos.

As frases que se seguem transcrevem na exactidão as mensagens trocadas via SMS, antes, durante e logo após a final:

18,34h Arnaldo
Bávaros, na impossibilidade de estar presente por motivos profissionais, desejo toda a sorte do Mundo pra final. Parabéns pelo fantástico torneio. Abraço.

20,28h Arnaldo
Sms de Rocha – Diz-me a k horas é o jogo logo… Eu vou mas pra não varirar devo chegar em cima da hora… - avisa o Tozé senão ele mete o Chumbo 

23,13h Tony
1-0 ao intervalo. Correia! Israel já devia estar na rua…

23,15h Brito
Muito bem! Força Bayern!

23,15h Arnaldo
Fdx, o Norberto tinha-me dito que esse gajo não ia jogar… Já sei que vou ter de pagar o jantar 

23,18h Brito
Ohhh Bayern… de Monchique… O campeaaaao! Mostra a tua raça, o querer e ambição! Nós só queremos o Bayern campeão! Oooh…

23,27h Brito
Quando houverem golos avisa.

23,27h Tony
1-1 Israel

23,33h Tony
Faltam 5 min. 2-1 para Cascata…

23,35h Arnaldo
Fdx… :(

23,35h Ricas
Aqui tá “quem será? Quem será?”…

23,35h Brito
Vamos caralho! Força pá!

23,38h Tony
Pedrooo!!! O sonho vive :D

23,40h Arnaldo
Prolongamento?!

23,40h Brito
Boa! Vamos lá caralho! Amanhã esta conversa tem q ir po blog! O espírito do Bayern atravessa o país inteiro!

00,02h Ricas
Então já acabou? Já ganhamos? ;)

00,02h Tony
5-2 no prolongamento para o Cascata não espelha o q se passou.

00,03h Brito
Ei… fogo! Não faz mal pá! Bayern em grande na mesma! Abraço pra malta!

00,04h Arnaldo
Que grande torneio… É só o que me apraz dizer…



Balanço final

As contas finais da prova são bastante positivas para o Bayern pese embora só tenha conseguido 4 vitórias em 8 jogos. Após uma fase de grupos muito difícil onde tinha pela frente os dois finalistas da edição anterior e onde se apurou apenas na quarta posição do grupo, os bávaros fizeram uma fase final espectacular, onde levaram de vencida uma equipa de grande valor (Made in Miramar) que tinha “apenas” ganho o grupo A só com vitórias e venceram o super favorito Cachorro do Mar numa meia final de grande intensidade.

Na final, contra o campeão, os bávaros só caíram no prolongamento, depois de algumas oportunidades desperdiçadas no tempo regulamentar.
Para a história fica o 2º lugar do Bayern Monchique, depois de em 2006 e 2009 ter sido respectivamente 3º e 4º classificado.


A juntar a esta espectacular classificação, os bávaros ainda viram e ajudaram o seu colega Pedro Sousa a conseguir a Taça de Melhor Marcador, com 20 golos(!) em apenas 8 jogos. Um score ainda mais “fabulástico” se comparado com os segundos classificados nesta tabela, Tiago Brito e Israel Alves (ambos Cascata) com 12 golos. Na edição anterior o mesmo Tiago Brito apenas precisou de 9 tentos para levar este prémio…



Os melhores bávaros

Nas habituais distinções de final de torneio a Direcção do Bayern resolveu eleger Pedro como o Bávaro de Ouro neste torneio. Norberto é o bávaro de prata e o estreante Chiquilin (aka Chicki) fica com o bávaro de prata.

A Direcção elegeu ainda os melhores bávaros da Liga e Taça Superfutsal que terminou em Maio ultimo.

LSF - Norberto, Pedro e Brito
Taça LSF - Pedro, Domingues e Arnaldo

12 comentários:

Ricas disse...

Sinto-me muito orgulhoso e honrado, por ter feito, um pouco parte deste grande grupo de jogadores, mas principalmente de pessoas.

Tenho de dar os parabéns a estes Bávaros, pela caminha que fizeram até à “Cascata”. É certo que as coisas nem sempre correram bem dentro e fora do campo, mas no final, a classificação veio provar todo o valor desta equipa, e mostrar o carácter, personalidade e dedicação de todos os intervenientes.


Aquele abraço.

Anónimo disse...

Para quando uma reportagem de fundo com o director desportivo e o treinador????

nokinhas disse...

Já tive a oportunidade de dar os parabéns a todos, mas face a este trabalho fantástico do presidente (mais um) vejo-me na obrigação de lhe "tirar o meu chapéu".

A cronologia das sms está fantástica e retrata um pouco o que é ser um bávaro. Fez-me lembrar quando sofria com o pai do Pasc, quando o mister MM treinava o Perafita, onde o nosso Pasc era pedra basilar no meio-campo. Quando recebia uma sms durante cada jogo até me arrepiava. O Pasc sabe bem dessa história.

No último sábado, voltei a sentir isso, porque o BAYERN MONCHIQUE é o meu clube do coração e isso ninguém me pode tirar :) Obrigado, Presidente!

Ricas disse...

"Chora aí"...

Hugo Dias disse...

SÓ DÁ PUXA SACOS (AM7)

Anónimo disse...

8...

feliciano disse...

Força Bayern! Mais uma vez provaram que são uma grande equipa! Parabéns a todos, em especial ao Tony e ao Arnaldo, e apareçam para ver a final do Alvorada, e já sabem que se sempre precisarem de um guarda-redes a sério estou disponível.

FORÇA BAYERN!

Pispis disse...

Fdx, o presidente consegue estar atento ao jogo para escrever o relatório e ao mesmo tempo responder às sms's! :-)

Não houve referência à entrada em campo do António com a camisola do Música & Som e uma garrafa de água para prestar assistência médica ao nosso Pedro :-)

Tony Silva disse...

A garrafa de água era o que tinha de mais parecido com um saco de gelo :)

cadu disse...

Parabéns a todos, bela remada...!!!
MAIS um grande exemplo de espirito de camaradagem deste grupo... MAIS um belissimo momento para sempre recordar! O céu é o infinito e esteve tão perto!!!

Realmente é de louvar o empenho do nosso presidente.. afinal ainda consegue surprender.. com transmissão do jogo em directo por sms e para todo o país!(pena não ter recebido tb! por falta de rede, quiçá!):)

Força Bayern!

abraço pessoal.

Alvorada CF (Feliciano o verdadeiro) disse...

Parabéns ao Amigo Bayern, Desde já agradeço a quem utilizou o meu nome para a msg de apoio. Mas eu não enviei nada de ser GR, mas treinador talvez ....lol
Abraço a todos e sem esquecer ninguém. Parabéns e já agora aproveitando a msg, apareçam domingo às 11h(manhã) no campo da EB 2/3 de Freixieiro - Oliveira do Douro para ver a Final da Taça de Futebol 7. ALVORADA CLUBE FUTEBOL vs G.D.VILA D'ESTE.

Tony Silva disse...

Crl Cadu, vê mas é se apareces.
Deixa o joelho em casa :)