sábado, 4 de novembro de 2006

Festa no segundo aniversário

Parabéns meus bávaros!

Torneio Homenagem a Eduardo Coutinho (5ª jornada)
4 de Novembro de 2006, 9,00 horas

Prosegur, 0
Bayern Monchique, 2
Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitros: Tózé Ribeiro e Joaquim Neves
Prosegur – Tózinho; Vasco, Bernardo, Paulo Correia e Altino [cap.].
Jogaram ainda: Gonçalves, Marcos e Carlos.
TR: Paco Fortes
Bayern M. – Filipe; Nuno [cap.] e Tony; Domingues e Arnaldo (1).
Jogaram ainda: Cadu (1), Nunes e Canhão.
TR: Luís Vicente
Ao intervalo: 0-1


O Bayern fez hoje dois anos e começou o dia a festejar da melhor forma. A Prosegur foi adversário de valor e criou muitas dificuldades. Bem tentaram estragar a festa mas quem “apagou as velas” foram Cadu e Arnaldo.

O destino tem destas coisas. Quis “a sorte” que o Bayern tivesse jogo no dia do segundo aniversário e fosse feliz. Quis ainda que uma série de curiosidades tivessem lugar hoje, neste dia de celebração para os bávaros.
Desde logo o cinco inicial. Coincidência ou não, na equipa que entrou em campo para defender o primeiro lugar estavam os quatro elementos fundadores da equipa, a saber Nuno, Tony, Filipe e Arnaldo, que ainda se mantêm no actual plantel. Junto com estes entrou também Domingues que é o mais antigo dos “não fundadores” e uma das actuais bandeiras do clube. Se era esta a equipa inicial que estava na cabeça do mister, ou se isso se deveu ao atraso dos outros três elementos a iniciarem o aquecimento, não sabemos, mas para todos os efeitos ficou bonito o simbolismo da situação. Também interessante e não menos simbólico o facto de Arnaldo e Nuno atingirem neste jogo, patamares elevados quanto ao numero de jogos realizados pelo Bayern. Nuno atingiu os 50 jogos e Arnaldo os 70 de 74 que o Bayern realizou nestes dois anos de vida. E se acha piada a certas curiosidades, então atente á informação seguinte e á forma como os números parecem “brincar”: - em 74 jogos, 47 são vitórias; e com um goal average de 174 golos, o Bayern soma já um total de 147 pontos. Como diria o Malato, “isto é mesmo verdade, não é só publicidade”.
Outros dirão que é o destino a brincar com a malta…

O jogo em si foi muito bem disputado. Não que houvessem grandes jogadas ou combinações de fino recorte mas a emoção e incerteza estiveram sempre presentes. O Bayern fez um jogo de paciência, ciente que o golo da vitória acabaria por aparecer. A Prosegur por seu lado, demonstrou muito respeito pelo primeiro classificado, tentando defender bem e apostando nos remates de longe.
O jogo começou com apenas um dos árbitros presentes e esse facto importante foi o mote para a primeira jogada de grande perigo. A bola conduzida por Domingues saiu, do lado contrário a Tózé Ribeiro, impedindo que este se apercebesse da infração e marcasse o lançamento. Domingues foi arguto e continuou a jogada, isolando Tony que teve tempo para controlar a bola e rematar… mas ao lado.
Os homens da Prosegur protestaram e não se sabe como teria sido se tivesse sido golo…

O jogo não atava nem desatava e Pascoal decidiu alargar a frente de ataque, fazendo entrar Cadu para o lugar de Tony. Em boa hora o fez pois logo se registaram melhorias no sector ofensivo. Em dois minutos, Cadu alvejou a baliza de Tózinho por duas vezes. Primeiro de cabeça e depois com o pé direito, mas de ambas as ocasiões o redes defendeu.
A cinco minutos do fim da primeira parte, deu-se a primeira intervenção de grande nível de Filipe, com Paulo Correia em plena área a rodar e a desferir um remate só parado pelo guardião bávaro.
No ultimo minuto da primeira etapa, momento de grande alegria com Cadu a marcar, apagando a primeira vela do bolo bávaro.

Para a segunda parte as instruções consistiam em manter a calma e trocar a bola. Tony e Mingues asseguravam a defesa e Cadu e Canhão tinham responsabilidades mais atacantes. Por volta dos 8 minutos, a equipa de arbitragem deu uma prenda ao aniversariante, não assinalando penalty contra o Bayern por falta de Canhão sobre Paulo Correia quando este recebeu a bola dentro da área e se preparava para rodar. O facto não deixa de ser estranho pois não é nada habitual este proteccionismo ao actual primeiro classificado. Antes pelo contrário, mas o jogo lá continuou, de nada adiantando os protestos exacerbados de Correia (o segundo melhor marcador do torneio com 8 golos).
Por esta altura Lipe que já brilhara na primeira parte começou a ganhar ainda mais protagonismo, sendo testado com remates variados e com uma frequência assustadora. Pelo meio surgiu o golo tranquilizador de Arnaldo “apagando” a segunda vela do bolo e as esperanças da Prosegur em chegar ao empate.

Nos outros jogos, destaque para as derrotas dos mais directos perseguidores do Bayern. Parece que todos quiseram dar uma prenda aos bávaros. A Sogrape por exemplo continua a surpreender e derrotou a AXA por nada piedosos 5-2. A Adira que estava em terceiro também perdeu com o penúltimo classificado, Gaz Tutti por 3-1. Assim sendo o Bayern leva já 5 pontos de avanço sobre a AXA que ainda terá de defrontar na antepenúltima jornada e 6 pontos sobre a Adira e Sogrape. O futuro é risonho…

A festa segue dentro de algumas horas no bar Porto Rio, onde Nuno “El Gran Capitán” Silva se vai estrear com a banda Cycles.


O Filme dos Golos ao minuto

20m 0-1 Cadu recupera a bola após um canto do adversário, dribla um e foge a um outro, correndo para a baliza contrária. Aí chegado tenta, sempre em progressão, o passe em chapéu para Nunes na direita mas o redes acaba por tocar na bola, desviando-a para dentro da baliza. Pode não ter sido intencional mas foi um golo de belo efeito.

35m 0-2 Tudo começa numa recuperação de bola de Arnaldo no seu meio campo. Este tenta driblar Paulo Correia mas perde a bola para este, tendo no entanto conseguido emendar com um corte que vai parar ás mãos de Lipe. O redes bávaro lança então a bola para Nunes que isolado começa a progredir para a baliza tendo o apoio de Arnaldo. A Prosegur foi apanhada totalmente balanceada no ataque e isto permitiu que Nunes tabelasse com Arnaldo e finalmente fizesse o passe de morte para o mesmo Arnaldo que encostou para o segundo golo.


Os homens do Bayern

Filipe (8)
O “talismã” como o próprio gosta de dizer desta vez foi mesmo o melhor em campo. Completou o segundo jogo seguido sem sofrer qualquer golo, proeza por si só assinalável, mas também leva já 14 jogos seguidos sempre a vencer desde a última derrota contra o CRH para o Torneio da Amizade.
Na segunda parte, período de maior assédio á sua baliza, não chega uma mão cheia para contar as defesas de nível que Filipe realizou e até no segundo golo é Filipe que lança rapidamente Nunes para o contra ataque deixando dois colegas com o caminho aberto para a baliza contrária.
O único senão é que continua a rechaçar as bolas em vez de as agarrar, mas parece bem embalado para levar para casa o troféu da defesa menos batida.
Nuno (6)
Desta vez deixou o brilhantismo de outras ocasiões na gaveta. Talvez estivesse poupar esse “génio” para o concerto que vai dar logo á noite com o colectivo de heavy metal “Cycles”. Não esteve muito bem de início, dando muitos espaços para o remate dos contrários, mas melhorou na segunda parte e teve um corte providencial perto do final da partida.
Tony (7)
“Acusado” de fair play pelos companheiros numa das primeiras jogadas da partida por atirar ao lado da baliza, a verdade é que quis mesmo marcar mas não conseguiu. A confiança ainda é baixa e acabou atirando ao lado. No ataque esteve ponderado e na defesa foi voluntarioso não poupando esforços, embora na segunda parte já fosse evidente que Tony tinha dificuldades e mancava um pouco.
Domingues (8)
Mais um grande jogo do ex-Leceiro. Não fosse pela brilhante exibição de Lipe e teria “roubado a festa”. Podia ter marcado de cabeça após interessante lançamento longo de Tony mas atirou por cima. No fecho da partida então é que a ocasião foi flagrante mas ao segundo poste, assistido por Arnaldo, conseguiu mandar por cima da trave. Ainda assim foi um gigante durante a partida e o mister fez mesmo questão de o manter em campo os 40 minutos.
Arnaldo (7)
É inquestionável. Continua a não atingir o nível a que já habituou a comunidade Bayern, mas não desiste e não deixa de deixar a sua marca em alguns lances. Podia ter feito melhor em algumas ocasiões, mas acabou por sentenciar a partida, após boa combinação com Nunes. Nos festejos, correu directamente para o seu treinador, agradecendo-lhe a confiança. O mister já disse que podemos ter "jogador" até ao final do Torneio. Será?
Cadu (7)
O mágico vai lentamente mostrando o seu rol de truques. Foi deliciosa a forma como tirou do caminho um adversário junto á linha no lance do primeiro golo. Depois ainda teve arte e força para chegar até á baliza contrária e fazer o mais difícil: o primeiro golo.
Nunes (7)
O ponto alto da exibição foi a assistência que resultou no segundo golo. Não esteve eficaz como na semana anterior, mas mostrou o empenho e força habitual, ganhando vários lances na dividida. Tal como a equipa, ainda não explodiu, mas a qualidade está intacta. No final, queixou-se das costas, referindo-se ter sido "apunhalado" por Nokas face aos festejos do segundo golo, mas esta dupla vai certamente, voltar a dar muitas alegrias ao Bayern.
Canhão (6)
Quase estragava a pintura quando fez falta para penalty sobre Paulo Correia. O árbitro foi estranhamente amigo e não assinalou numa altura em que a vantagem era mínima. Não deu nas vistas no ataque mas mostrou raça na defesa, conseguindo inclusive “irritar” Paulo, o mais perigoso da Prosegur.
Merecia mais minutos em campo…


Mister dixit (ao intervalo)

“Os gajos estão a chutar muito á baliza. Estamos a dar muitos espaços. Tá bem que o Lipe tem de brilhar mas também não exageremos.”

Enviado Especial: Tino Vilas

9 comentários:

Anónimo disse...

parabens ao BAYERN!! 2 anos de amizade!


eu so nao fiz golo ao fim para o lipe ser o MVP do jogo. LOL

viram a classe a falhar aquele golo de baliza aberta ?? estes falhancos sao so para os craques!!! lol

Anónimo disse...

QUE O DIGA O NOSSO CRAQUE-MOR

Anónimo disse...

Parabéns a nós...

Obrigado a todos os q apareceram no concerto para me dar força e desculpem nao vos ter dado muita atençao, mas as outras bandas precisavam de alguma ajuda nossa por causa do material.

Só espero que para o ano continuemos com esta amizade q nos une.

Abraços e beijinhos.

PS: São 5h15 da manha e eu aqui a escrever...

Anónimo disse...

Não eram 5.15h, Capitan! Eram 5.22h! O relógio n engana :)

E Parabéns a nós!

Nem parece que passaram apenas dois anos. Parece que estamos juntos há 20! Pq sentimos o clube e existe uma mística e alma mt própria que nos faz sentir... bávaros!

É sempre com grande alegria que estou convosco e espero assim continuar até ao dia em que o António me deixar de foder a cabeça. Como isso é impossível, espero jogar pelo Bayern até ao final da minha carreira! :)

Mingues, queres que te ensine a encostar ao 2º poste? Fdx, fod... a assistência :))

Tony Silva disse...

Ui!!!!!
Deixe-me ir que eu sou tolinho...
e estamos a festejar dois anos.

Anónimo disse...

naldo , espero que hoje vás com vontade de me ensinar a "encostar"

Anónimo disse...

Por acaso, n houve nenhum lance à... Nokas, mas sp fizemos algumas iniciativas interessantes. O Rica Mangueira tb esteve bem e só é pena ter cabeça pequena!

Anónimo disse...

Malta os meus parabens!!!E obrigado por deixarem k vá fazendo parte deste grande clube!!!
Ninguém conhece uma boa pomada para as costas?! é k inda doi...

Anónimo disse...

Nuñez, prometo compensar-te num futuro próximo! :)

Entretanto, vou levar mais uma munição de bálsamo pra te esfregar as costinhas antes do jogo :)