segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Heróis Improváveis

Bayern garante o pódio com dose dupla de Tony e Canhão

Torneio Homenagem a Eduardo Coutinho (8ª jornada)
25 de Novembro de 2006, 9,00 horas

Bayern Monchique, 7
Sogrape, 1
Jogo na Escola Sec. Francisco Torrinha
Árbitros: Tózé Ribeiro e Joaquim Neves
Bayern M. – Filipe; Nuno [cap.] e Tony (2); Domingues (1) e Arnaldo (2).
Jogaram ainda: Cadu e Canhão (2).
TR: Luís Vicente
Sogrape – Cesar; Maldini, Davids e Faria Rocha [cap.]; Miccolino (1).
Jogaram ainda: Vendas, Servente, Russo e Khadafi.
TR: Francisco Uva
Ao intervalo: 2-1
Marcha do marcador: 1-0; 1-1; 7-1

Foi um jogo de regressos. Regresso dos bávaros á vitória, regressos de Tony e Canhão aos golos e ás grandes exibições e o regresso das Sereias Negras, há muito arredadas do pavilhão.


Era um duelo importante, este que abria a penúltima jornada da competição. De um lado o Bayern, segundo classificado, debatendo-se com a ausência de Nunes. Do outro a Sogrape, quarta classificada mas apenas a um ponto dos primeiros (a AXA) e com vantagem sobre estes em caso de igualdade pontual. Deveria ter sido um jogo muito discutido mas não foi, pelo menos na segunda parte.

No primeiro tempo houve bastante equilíbrio. Talvez não tanto a nível exibicional mas mais a nível do resultado. A Sogrape não punha o pé em ramo verde. Não arriscava mais do que o estritamente necessário e as despesas do jogo eram dos bávaros. Pascoal apostou na “prata da casa”, com Tony e Nuno atrás e Mingues e Arnaldo na frente.

Tony abriu o activo com um belo e remate e após belo passe, registando se aqui a primeira grande explosão de alegria.
Os da Sogrape ainda empataram por Miccolino, o mais perigoso dos seus atletas mas depois só deu Bayern. Não que se tenha realizado uma exibição extraordinária, mas jogou-se q.b. e com um grande índice de aproveitamento. Cesar, o guardião da Sogrape também deu uma ajudinha com um par de intervenções falhadas e penalizadas com grandes frangos.

Na segunda parte o domínio foi todo para os bávaros acentuando uma tendência que começara na primeira parte. Com o avolumar do resultado os homens da Sogrape foram perdendo a cabeça e abrindo ainda mais espaços, tendo os bávaros sabido aproveitar essas brechas. Domingues fez uma jogada do outro mundo, concluindo com um golo e Canhão fechou o resultado num estrondoso 7-1, com um não menos estrondoso remate do meio campo. O golo foi dedicado á claque que voltou a marcar presença após longa ausência.


A Figura

É uma figura colectiva, se é que assim se pode dizer. Podíamos apontar Tony que parece “curado” e de volta á velha forma; podíamos apontar Canhão que marcou dois bons golos e pautou o jogo… mas a figura foi mesmo a claque. As Sereias Negras voltaram, em número reduzido é certo, mas a exibição da equipa e dos dois atletas referidos não pode ser dissociada dessas belas presenças femininas.


O filme dos golos

1-0 Arnaldo de costas para o ataque, faz um passe em volley para Tony que rompendo pela esquerda, controla com o peito, sempre em progressão e dispara de bico com o pé direito, mesmo antes de o defesa conseguir o corte. A bola passa pelo meio dos braços de Cesar criando a imagem de um “frango”, mas o certo é que o remate é forte e “na cara” do guardião, não dando grandes hipóteses de reacção.
1-1 Miccolino recebe a bola de costas para a baliza, roda e tira Nuno do caminho com um toque para a esquerda. O remate sai forte e sem hipóteses para Lipe.
2-1 Bem construído! Canhão finta um adversário com uma coxinha e deixa para Cadu que controla a bola, gira para a baliza e mete novamente em Canhão na esquerda. Este controla com um toque rápido e fuzila de pé direito.

3-1 Falta “cavada” por Tony junto á linha de canto do lado esquerdo do ataque. Aproveitando a má organização defensiva, é Cadu que na cobrança do livre, mete em Tony no espaço vazio e este na passada encosta com o pé direito.
4-1 Grande frango, este sim! Tony cobra o lançamento com um toque ao lado para Arnaldo. Este tenta a sua sorte e espeta um bico desde o meio campo, fazendo a bola entrar rasteira pelo meio da baliza enquanto o redes dança desastradamente em cima da linha de golo.
5-1 Puro contra ataque de três contra dois. Arnaldo recupera no meio campo, deixa em Cadu e avança pela direita. Cadu mete na área em Tony, virando as atenções do redes e do defesa mais recuado para o lado direito da defesa. Tony de primeira assiste Arnaldo do outro lado e este só tem de encostar.
6-1 Puro espectáculo! Por mais palavras que se empregue nunca se conseguirá transmitir a beleza deste golo, por isso digamos simplesmente que Domingues “indrominou” a defensiva com um toque que vem aperfeiçoando nos treinos e depois foi correr por ali fora, até á saída do redes e colocação da bola na baliza.
7-1 Um dos momentos mais aplaudidos, com Canhão a pegar na bola na esquerda do meio campo, a flectir para o centro e a disparar em jeito mas também com muita força desde o meio campo. Mais uma vez o guarda redes César não fica bem na fotografia mas o maior mérito é do “Pé Canhão”.


Os homens do Bayern

Filipe (7)
Pouco trabalho num jogo em que defendia mais uma vez o titulo de melhor defesa para o Bayern. Acabou por sofrer um golo onde não teve hipótese e de resto mostrou acerto.
Nuno (7)
Não ficou muito bem no golo sofrido. Deixou o adversário virar e depois perdeu o lance para a rapidez de Miccolino. Não pareceu afectado por isso mas não deixou de ser estranha a sua presença amiúde junto á baliza contrária. Demonstrou portanto algum descontrolo posicional mas o jogo até estava bem aberto e predisposto a isso. Talvez quisesse um golo para se motivar e passar uma esponja sobre a semana anterior…
Tony (8)
Abriu o activo com um golo de grande categoria e já na segunda parte teve um interessante duelo com Kadhafi, o nº 11 contrário, onde perdia no volume e peso mas ganhava invariavelmente nos duelos com bola.
Será que acabou o calvário da lesão? É provável que não, mas por enquanto fez-se um intervalo. Foi o 60º jogo de Tony pelos bávaros e a efeméride foi comemorada com uma grande exibição a nível defensivo e a participação directa em 4 dos 7 golos da equipa. Analisando a carreira do jogador, verifica-se que tal “façanha” nunca tinha sido conseguida, excepto naquele jogo “anormal” contra uma DHL (com apenas 4 elementos), em que Tony marcara 4 golos e feito 2 assistências.
Domingues (8)
Está em grande forma, física e mental. O golo que marcou é reflexo da confiança que exala. Contagia a equipa e dá sempre o litro, ainda que nem sempre traduza em golos esse estado de espírito. Ontem porém traduziu e bem…
Arnaldo (8)
Mais dois golinhos para a sua conta pessoal e em boa verdade já ninguém se lembra do deserto que atravessou no inicio da competição. Leva já 8 golos e é o melhor marcador dos bávaros. Respira confiança, bem notado no remate do meio campo que deu o seu primeiro golo.
Poderia ter dado um golo ao Capitán já no desfecho da partida mas, preferiu rematar ou então nem se apercebeu da presença do companheiro.
Cadu (7)
Não marcou mas deu a marcar aos dois heróis do jogo. Foi ainda um dos responsáveis mais directos na jogada que deu o 5-1 a Arnaldo.
Canhão (8)
O ultimo golo fora contra o Cascata Café na meia-final do Torneio da Académica mas os que marcou hoje não lhe ficaram atrás no que respeita aos festejos. Foram dois bons golos, principalmente o segundo e ainda mostrou muita inteligência no controlo do tempo e da posse de bola. Tentou “chamar” os avançados contrários mas estes estavam irredutíveis. Assim, acabou por passar algum tempo com a bola nos pés e com isto ganhou o Bayern.


Mister dixit

“O António ao intervalo a dizer que não podia e depois até tive de ser eu a tira-lo fora…”

Enviado Especial: Tino Vilas

16 comentários:

Tony Silva disse...

"em boa verdade já ninguém se lembra do deserto que atravessou no inicio da competição"

:)
Não é bem assim. Eu lembro-me
HE HE HE

Anónimo disse...

exibição q.b.

uma 2da parte em que conseguiu fazer o que nao se consegue fazer há algum tempo.....aproveitar as oportunidades criadas....

naldo, logo ensino-te aquela jogada :)

Anónimo disse...

"...não deixou de ser estranha a sua presença amiúde junto á baliza contrária. Demonstrou portanto algum descontrolo posicional mas o jogo até estava bem aberto e predisposto a isso. Talvez quisesse um golo para se motivar e passar uma esponja sobre a semana anterior…"

Se subo para marcar, é pq subo...
Se fico cá atrás, é pq fico...
DASSE!!!!!
Fiquem sabendo q só subo quando posso e quando vejo q fica alguém.
Para a semana vou comprar Super-cola 3 para nao sair da defesa.

Vejo isto como uma panelinha...volta Jonny!

Anónimo disse...

"Poderia ter dado um golo ao Capitán já no desfecho da partida mas, preferiu rematar ou então nem se apercebeu da presença do companheiro"

Foi mesmo de propósito, pq ele fodeu-me a cabeça na semana passada! :)

P.S: Treino de segunda-feira fica marcado pelo episódio de alguém se estar a fazer à braçadeira :) N sei não...

Tony Silva disse...

Que linda foto... qd eles eram amigos.

Anónimo disse...

No treino de segunda só vi o arnaldo a atirar a braçadeira ao chão! Mas como é uma equipazeca sem treinador...

Anónimo disse...

«No treino de segunda só vi o arnaldo a atirar a braçadeira ao chão! Mas como é uma equipazeca sem treinador...»

Mas alguém tem paciência pra aturar as merdas do Jonny? E eu a pensar q podíamos dar-lhe uma oportunidade só pra agradar ao Capi q tanto gosta dele :)

Tony Silva disse...

Só tu para pensares numa merda dessas, dar uma oportunidade ao John Rabo...
Lá pq o Capitan Nuno Trautman gosta dele...

Anónimo disse...

O problema do Jonny nem é dentro do campo, pq aí até tem disfarçado mais ao menos, só que fora, fdx, ninguém o atura! Só mesmo o Capi :)

Então, crl, ninguém fala do Lipe. Já pararam um bocadinho pra pensar? Tantas vezes criticado, mal-amado, e a verdade é que está a um pequeno passo de ganhar um troféu! O Mundo está completamente ao avesso! :)

Anónimo disse...

Há dedo de mister São Vicente nessa proeza! Lembro-me que ele sp disse que o Lipe tinha de conquistar a confiança dos colegas e mostrou sp acreditar nas suas capacidades - independentemente de alguns comentários a meio de alguns jogos :)

Acho que tb está na altura de começar a fazer o balanço da prova, visto que termina no sábado, e cumprir o que foi estabelecido no contrato com o treinador :)

Anónimo disse...

E se eu f...sse agora os dois prémios q ainda nos restam só para nao pagar nada ao mister???
Amarelo é fácil de levar (é só dar uma boa cartuchada a um gajo qualquer)e depois um vermelhinho para fechar as contas...
Em relaçao à melhor defesa, era só marcar uns golitos na própria...
Que tal?

Mister, ainda me queres convocar??????

Anónimo disse...

sabado é ter atenção para onde o capitan vai chutar!!

Tony Silva disse...

É manda-lo escolher campo ou bola e tira-lo :)

Anónimo disse...

Se isso acontecer faço como o Nando... NÃO SAIO!!!
Ou então barrico-me no balneário com a bol d'or.

É só escolher.

Anónimo disse...

Volta Nando! Há um lugar pra ti :)

Anónimo disse...

Atenção, no sábado ir toda a gente arranjadinha (desfazer a barbinha e tratar da higiene púbica) pq temos de tirar o retrato de família referente a este torneio.

Capi, n te esqueças de levar a tua máquina! Tens de ser útil de qq forma :)