sábado, 25 de fevereiro de 2006

Bayern ganha em “dois campos” e isola-se na frente

Torneio Homenagem ao Sr. Neto Costa (6ª jornada)
25 de Fevereiro 2006, 9 horas

Charutas, 1
Bayern Monchique, 2
Jogo no Pavilhão do Fluvial, em Lordelo
Árbitro: Tózé Ribeiro e Joaquim Neves
Charutas – P’Quenino; Cesar, Dentinho (1) e Chico; Carlos [cap.].
Jogaram ainda: Pepe e Chibata.
TR: Carlos Silva
Bayern M. – Filipe; Carlos, Nuno [cap.] e Tony (2); Domingues.
Jogaram ainda: Hugo e Canhão.
TR: Vitor Coutinho
Ao intervalo: 1-0
Marcha do marcador: 1-0; 1-2.

Tony marcou e Carlos segurou

Foi um jogo muito disputado e equilibrado, onde o Bayern ganhou com justiça mas não sem sacrificio. Valeu o killer instinct de Tony e a eficácia defensiva de Carlos para virar e depois aguentar um resultado que era negativo no fim da primeira parte.

Sabia-se de antemão que a sexta jornada deste torneio seria uma das mais interessantes e importantes da competição. Nada mais nada menos porque se bateriam entre si as quatro equipas mais bem classificadas. Mais interessante ainda porque as três primeiras se encontravam empatadas com doze pontos. Dois pontos abaixo a AXA fechava o dito pelotão da frente.
A equipa de Lordelo apresentou-se na máxima força com destaque para o pivot Carlos, autor de cinco golos na jornada anterior e que com 10 golos no total ocupava o segundo lugar na lista dos melhores marcadores atrás do bávaro Arnaldo. Arnaldo esse que estava em duvida devido a uma lesão muscular acabou por não se equipar confirmado assim a sua ausência no grande embate.
Do lado do Bayern, apenas sete jogadores presentes, devido á ausência do seu melhor marcador e de duas baixas de última hora: - Nunes devido a uma constipação e Ricardo a contas com uma inesperada... dor de cabeça. E ainda há quem critique a abundância de opções...

O cinco inicial dos bávaros não surpreendeu. Coutinho apostou em Nuno a fixo, Tony e Carlos nas alas e Domingues no centro do ataque.
As duas equipas mostraram-se cautelosas de inicio. O Bayern trocava a bola até meio campo mas daí para a frente não era grande a clarividência. O lance de maior perigo bávaro aconteceu numa triangulação pela direita entre Domingues e Tony com este ultimo a rematar ainda afastado da baliza e P’Quenino a defender para canto.

Do lado contrário as dificuldades de penetração também eram grandes mas aos cinco minutos, em lance de felicidade á mistura, Dentinho penetrou aos repelões pelo meio, beneficiando de ressaltos e rematou para o fundo da baliza, de nada valendo a saída hesitante de Lipe e a presença de dois defesas.
Hugo entrou para o lugar de Tony e mais á frente foi Carlos a ceder o seu lugar a Canhão. Logo que entrou Canhão causou perigo. Domingues recuperou uma bola e isolou com um passe de trivela Canhão. Este teve tempo de virar e rematar de pé esquerdo. O redes não tinha hipotese mas a bola foi bater no poste esquerdo e saiu. Um minuto depois, novamente Canhão em foco. Desta vez lançado pela direita com um passe rasgado de Domingues, mas o remate saiu ao lado.
Já com Tony de novo em campo, no lugar de Domingues, Nuno protagonizou um dos lances chaves da partida. Furtando-se a dois adversários junto á linha lateral, o rejuvenescido Capitán bávaro fez um pique pela esquerda que só terminou com um tackle do redes contrário, que fez com que o capitão bávaro tivesse de abandonar a partida. O choque entre os dois atletas que causou uma entorse no tornozelo direito de Nuno nada teve de maldoso, mas a entrada de carrinho é faltosa em futsal e deveria ter sido sancionada com falta, mas tal não aconteceu apesar da proximidade do árbitro Tózé.
Nuno teve de sair e para o seu lugar entrou Carlos que se fixou na mesma posição do capitão. Pode parecer estranho, mas com esta aposta inesperada (Tony ou Mingues seriam as hipoteses mais provaveis para o lugar de fixo), Coutinho ganhou a partida! Carlos foi sempre superior ao seu homónimo adversário, antecipando-se amiúde e ganhando a maior parte dos lances que disputou com o pivot contrário, sem duvida o jogador mais perigoso dos Charutas.

Na segunda parte o Bayern entrou bem mais aguerrido e decidido a marcar. Tony foi o primeiro a criar perigo. A passe de Hugo, Tony recebeu de costas para a baliza, rodou sobre o adversário e ficou na cara do redes, mas o remate já em esforço saiu á figura de P’Quenino que saíra destemido tendo defendido para canto.
Foi mesmo de um canto que surgiu o golo do empate. Na esquerda Tony recebeu, preparou e chutou mas a bola bateu num adversário e voltou para o bávaro que novamente puxou para o meio e aplicou um remate forte e indefensável. 1-1 e a festa dos Ouro & Negro agora mais aliviados e motivados para a reviravolta.
O jogo ficou ao rubro e a equipa que marcasse, dificilmente saíria do recinto derrotada. Marcou o Bayern e o mérito do segundo golo é sem duvida de Domingues. Ele é que soube esperar o momento certo, chamar a si os defesas e guarda redes e passar então a Tony no lado esquerdo que também teve o mérito de acreditar no lance e só teve de encostar com o pé esquerdo na passada. O golo deu então origem a um festejo festivópaneleiro entre Tony, Mingues e Canhão.
Os Charutas vieram para cima do Bayern, ou pelo menos tentaram, mas estiveram sempre muito dependentes da boa recepção do seu pivot na frente, coisa que quase nunca aconteceu pois Carlos (recém descoberto fixo da equipa), esteve insuperável na marcação. Assim e apesar de alguma angústia nos minutos finais da partida, pese embora o adversário nunca tenha criado lances de verdadeiro perigo, o Bayern chegou ao fim do jogo - o 50º oficial - com mais 3 pontos na carteira e já alcançou a três jornadas do fim, o mesmo numero de vitórias (5) com que terminou o torneio anterior.

No jogo que fechou a jornada, a AXA levou de vencida uma equipa da Padaria Barbosa mais preocupada em pressionar mentalmente o adversário e a discutirem entre si, do que propriamente interessada em jogar futebol. Desta forma a dita Companhia de Seguros também ajudou os bávaros a isolarem-se no topo da classificação, agora a dois pontos... da própria AXA, que é neste momento o rival mais bem posicionado para poder destronar os bávaros. O jogo entre os dois titãs está reservado para a penultima jornada, mas antes disso o Bayern ainda defrontará a “incomodativa” equipa do Café Novo Sport.

Os homens do Bayern

Houve muita atitude, concentração e vontade de vencer

Tony vestiu a pele de Nokas
Carismático jogador apontou os golos do saboroso triunfo

Não há Nokas, há Tony. O carismático jogador bávaro regressou em boa hora à equipa, após um fim-de-semana à experiência no Marselha, e foi ele que apontou os golos do triunfo, fazendo esquecer a ausência de Nokas, o melhor artilheiro da equipa.
Mas seria uma tremenda injustiça não elogiar também o grande carácter e atitude dos restantes bávaros, com nota mais para Mingues, Cadu e Lipe. Capitan, Canhão e Hugo foram igualmente importantes, embora sem o brilho de outras ocasiões.
A equipa cumpriu as indicações de Vítor Coutinho e justificou a felicidade de dar a volta ao resultado, conquistando uma vitória muito saborosa que foi dedicada a Nokas, que ainda se encontra a recuperar de lesão.


Filipe (7) - Eficaz
Sempre ortodoxo, assinou uma exibição eficaz, à semelhança do que já tinha produzido a meio da semana, frente ao 803. Disfarçou algum nervosismo à medida que ia travando inúmeros remates com os pés, acabando por se tornar uma peça importante na conservação da magra mas preciosa vantagem.
Nuno (6) - Infeliz
Elemento mais recuado da equipa, Capitan sentiu algumas dificuldades na marcação ao nrº 10 da equipa adversária. Apesar do tremendo empenho, o jogo não lhe estava a correr de grande feição, contrariando as excelentes indicações deixadas no último treino. Em manhã infeliz, acabou por se lesionar, numa jogada em que entrou – surpreendentemente – com tudo numa disputa de bola com o guarda-redes. Não mais entrou em campo mas, felizmente, foi só o susto.
Carlos (8) - Versatil
Que grande jogo fez Cadu! Jogador de finas artes técnicas, com condão pelo golo, mostrou neste jogo que também sabe ser um jogador de equipa, de sacríficio, vestindo o fato-macaco numa surpreendente versatilidade até aqui desconhecida. Face à lesão de Nuno, assumiu o posto mais recuado e foi... enorme. Apesar da pequena mazela no pé, não se escondeu e fartou-se de cortar lances «in-extremis», fazendo uso de garra e grande agressividade. Está contagiado pelo espírito bávaro.

Tony (8) - Decisivo
Grande segunda parte do carismático jogador bávaro. Tony já merecia um jogo assim. Pelo empenho e dedicação que empresta à causa bávara. Foi, indiscutivelmente, a figura do jogo, não só pelos golos, mas também pelo grande coração que demonstrou ao longo da partida. Determinado no golo do empate, num remate forte à entrada da área, no sítio certo no tento do triunfo, após assistência soberba de Mingues. Cumpriu a sua promessa.
Domingues (7) - O carteiro
Está intimamente ligado à vitória da equipa e o lance do segundo golo marca decisivamente a sua grande exibição. Uma jogada onde mostrou grande leitura de jogo, sentido colectivo, experiência e muita qualidade. Recuperou a bola a meio-campo, ganhou posição e quando quase todos esperavam o remate final, eis uma assistência açucarada para Tony facturar. Foi mais que meio golo. De resto, uma atitude fantástica. É indispensável no seio do grupo.
Hugo (6) - Discreto
Espera-se mais deste miúdo promissor e com qualidades para ganhar um espaço mais consistente na equipa bávara. Hugo joga fácil, tem boa leitura de jogo, e defende e ataca na mesma medida. Não brilhou, mas também não teve oportunidades para isso. Essencialmente, também foi precioso na recta final, onde foi preciso toda a força do Mundo para aguentar a reacção adversária.
Canhão (6) - Perdulário
O primeiro lance retrata o resto da sua exibição. Mingues fez uma assistência perfeita, Canhão ficou na cara do redes e disparou ao... lado. Cena que se repetiu mais duas/três vezes, embora também tenha sido infeliz na bola que foi ao poste. A Bruna dá-lhe a volta à cabeça, mas os festejos à Lucho ficarão para outra ocasião. Breve, espera-se. Também ajudou no final a segurar o resultado, embora aparentemente tenha acusado alguma quebra física.

Resultados e Classificação

Petrogal 2 – 5 PT
Esegur 2 – 5 Café Novo Sport
Auto Sueco 2 – 3 Norteshopping
AXA 6 – 4 Padaria Barbosa






O Bayern está isolado no comando sendo perseguido por um equilibrado pelotão de 4 equipas encabeçado pela AXA. Na segunda metade da tabela, já muito afastados das grandes decisões, quatro equipas lutam pelo sexto lugar e ainda sobra a Auto Sueco que se destaca por não ter ainda sem qualquer ponto amealhado.


Melhores marcadores
Arnaldo do Bayern e Mário da AXA lideram com 11 golos. Seguem-se Carlos dos Charutas e Manuel Nogueira da PT com 10 golos.

Enviado Especial: Tino Vilas

14 comentários:

Tony Silva disse...

Desculpa my friend Arnaldo, mas nem eu nem o publico pode esperar pela "apreciação individual" que ficaste de fazer :)
Agradeço-te as notas no entanto.
Acho q o Carlos devia ser o MVP. Sou apologista de se premiar as grandes exibições defensivas. Nem só quem faz golos merece o estrelato, mas pronto, fico feliz pela distinção.

Anónimo disse...

Vai ser uma semana de cortar á faca!!!!
1º dizem q o canhao nao passa a bola a ninguem , depois todos querem a menina dos olhos dele(Bruna)!!!! e nao bastava isso agora dizem que o homem está gordo!!!

Tony Silva disse...

desculpa :(

Anónimo disse...

canhao acho q para mostares o desagrado com os teus colegas, o proximo golo que marcares não deves festejar......

Anónimo disse...

Entao o Mingues só teve nota 5??????

Anónimo disse...

"Mais uma boa exibição de Mingues, bem acima da média. Sempre lutador e incansável é já o terceiro jogador mais utilizado na história do clube. Hoje voltou a ser protagonista com o passe para o golo decisivo e esteve presente na maior parte dos lances ofensivos de perigo."

E só leva nota 5 ??????

Tony Silva disse...

Peço desculpa. Houve claramente um erro tipográfico. O Mingues tem 7 e o Canhão 6 em vez do 5 que ambos tinham. Assim é que está bem. É que a crónica é sempre feita "por cima" de uma anterior e por lapso esqueci-me de alterar esses valores.
Desculpem-me os lesados! Pelo menos não tiveram que esperar uma semana...
Tb ninguém se queixa, crl! Se não é o Nuno a chamar a atenção...
A malta pode falar. Podem dizer "não concordo com o meu 5". Claro que normalmente não adianta nada :)

PS - Capitán, a tua é mesmo 6, não sobe mais :)

Tony Silva disse...

Atenção - Foi reformulada a apreciação individual dos craques. O Arnaldo cumpriu a promessa e enviou a sua "opinião" que me parece mais consentânea e descritiva do que cada um fez.
Por isso consolem-se...

Anónimo disse...

Fdx, sofri como o crl, malta! :)

O Canhão leva-me ao desespero! :)

Tragam a Bruna pra ver se ele começa a acertar!

Mingues, quem é q disse q o Canhão está gordo?

Capitan, o teu pezinho?

Gostei dos festejos gays do 2º golo. Prova q somos uma verdadeira equipa! :) Fantástico!

Estamos no bom caminho, mas ainda n ganhamos nada e a experiência recente já nos ensinou mt. Por isso, vamos ctn com as nossas XXXXX unidas pq ainda há mt pra desbravar!

Anónimo disse...

"Mingues, quem é q disse q o Canhão está gordo? "

estava na cronica, que o canhao devia fazer o mesmo q o nuno e perder uns quilitos!!!

mas agora nao encontro.......
a censura está a funcionar....

Anónimo disse...

O editor q virou goleador tá a foder esta merda toda! :)

Bom Carnaval, malta!

Vou mascarar-me de rissol. Alguém quer fazer de palito? :)

Anónimo disse...

Bruna?! o k é k perdi?! n posso faltar a um jogo k começam logo com festejos gay?!!!mau...axim vai haver piroca para todos!!!!

Anónimo disse...

eu sempre kis ser palito...palito k entra e k sai....
malta será k dá pra fazer um jogo sem postes?!(n consegui resistir gudinho)

Anónimo disse...

Que visão fantástica, Dove! :)

Rissol e palito. E dp podemos trocar!

Desculpa, António:)

A Bruninha anda a dar a volta à cabeça do Godinho! Parece q tem mt classe...