terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Um balneário a arder


Crónica de J. Ribeiro* (joaomig.ribeiro@netcabo.pt)

O Tende Piedade FC cumpriu o esperado e averbou mais uma derrota na abertura do Torneio Inter-freguesias de 2006, num jogo que ficou marcado pelo regresso de Jonny à competição após uma irritante lesão no tornozelo.

Um ano após a última partida, o plantel do Tende Piedade voltou a reunir-se com a missão de dignificar a camisola branca celestial em novo torneio maiato. Com quase todo o plantel à disposição, o treinador Luís Vouga surpreendeu com ousada aposta em Jonny no cinco inicial.
O regresso do mau-feitio à competição foi animador, sobretudo após os três meses de paragem devido a uma entorse no tornozelo direito. Novamente a jogar fora da posição – a alta qualidade global deste jogador induz os treinadores a colocarem-no nas posições mais deficitárias –, a produção de Jonny saldou-se num médio plano.
Ao todo, o sapatilhas azuis cometeu apenas dois erros graves, mas ambos fáceis de entender. Primeiro, isolado frente ao guarda-redes – numa das raras vezes em que a bola chegou à entrada da área –, tentou colocar em arco com o pé direito. Asneira, pois teve medo do pé falhar, devido à recente lesão, e não arqueou a bola o suficiente. Depois, esqueceu-se do jogador que estava a marcar no canto que deu o segundo golo. Estava a olhar para o centro da área a corrigir as posições dos colegas.
Não obstante, Jonny foi dos mais inconformados e, por milagre, talvez mesmo o mais esclarecido no plantel branco celestial. Satisfeito pelo regresso normal à competição, o mau-feitio reivindicou o estatuto de espalha-brasas para defender a equipa e atacar o Bayern Monchique.
“Fui vítima de uma gigantesca panelinha”, recorda o «firestarter», alegando que a passagem pelos bávaros chegou num momento conturbado: “Todos queriam queimar o Toni, pois estão fartos da mania que ele tem de ser dirigente, mas como o Torneio do Fluvial começou a correr mais ou menos bem, acobardaram-se todos”.

Sem papas na língua, Jonny explica os dois meses angustiantes que viveu no Bayern. “Eu e o Canhão éramos os gajos novos no grupo e todos sabiam que a nossa missão era mandar o Toni embora. Como depois se acobardaram, decidiram queimar-me a mim e ao Canhão. Aproveitaram a minha lesão para rescindir contrato e agora estão a tentar manipular o Canhão com críticas ao cabelo esquisito”, sustenta.
Se dúvidas restassem, o mau-feitio lembra ainda a promiscuidade que reina no clube bávaro: “Onde é que há um torneio em que um dos árbitros seja, precisamente, o treinador de uma equipa em competição?”
Ninguém escapa à fúria de Jonny: “Vejam o plantel. O Arnaldo é egoísta. O Toni agora tem a mania que também é treinador. O Nuno é reumático e tem sempre qualquer coisa no joelho. O Dominguez só quer é palmadas. O Rica é indisciplinado. O Nando só quer mails de gajos. O Pascoal… Nem sei quem é, nunca aparece aos jogos. O Canhão tem aquele cabelo esquisito. Falta alguém? Ai agora têm reforços? Devem ser praí drogados”.
“O melhor é nem falar nos técnicos. No dia em que tiverem coragem de mandar o Arnaldo para a bancada, para aprender a soltar a bola, falarei deles”, acrescenta.
Ao mais alto nível, Jonny finaliza traçando os objectivos pessoais para a prova maiata, agora que já está em condições de competir: “Partir no mínimo uma perna e, depois, tentar empatar pelo menos um jogo”.

* Artigo de opinião da exclusiva responsabilidade do interveniente.

6 comentários:

Tony Silva disse...

Não conheço o sr. Luis Vouga e sinceramente, não sei se:
- o respeite pela ousadia de colocar o Jonny a titular
- se lhe estenda os meus pêsames pelo fraco plantel que tem
- se o considere infeliz por não ter tido oportunidade de conhecer a equipa antes de começar a competição...
tudo isto factores que poderão ter contribuido para a titularidade do Jonny.
No fundo, no fundo, o Jonny continua a culpar os outros pelos seus actos. Não fosse a distração dos cole3gas e aquele canto não teria dado em golo :)

Anónimo disse...

Continuo a dizer q só gostava de saber a abada que o Tende Piedade levou?

Jonny voltou à competição? Mas ele alguma vez jogou! :)

Em boa hora o despachamos:)

Anónimo disse...

Foi das melhores decisoes do BM....A Dispensa do jonny!! LOL

Anónimo disse...

Vais morrer, ó boi!!!!

Anónimo disse...

Os responsáveis do Bayern estão de parabéns pela prospecção q desenvolveram nesta reabertura do mercado de transferências.

Despacharam Jonny, um «firestarter» dentro e fora das quatro linhas, e garantiram o concurso de Cadu, Dove e Zé Não se Ri no Torneio do CAC.

No Fluvial, garantiram o concurso do promissor Hugo.

E nos treinos à segunda-feira, a entrada de Rui Cenoura pode ser uma mais-valia e Paulo Sérgio é sp um elemento a considerar, pra já, nos treinos.

Tem de se saber separar o trigo do joio!

Uma maçã podre podia infectar todo o cabaz:)))

Tony Silva disse...

Fdx!! Já há ameaças anónimas ao Jonny. É o q dá falar mal do Bayern :)