quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Ensaio muito positivo


Bávaros cilindram 803 em jogo treino

A meio da semana e depois de garantir a continuidade no primeiro lugar do Fluvial, com uma vitória sobre o Norteshopping, o Bayern deslocou-se á Senhora da Hora para defrontar um adversário de outro "escalão". O jogo treino com o 803 (agendado há mais de 15 dias) insere-se numa tentativa da SAD bávara de conferir á equipa e seus atletas mais experiência e traquejo. Esta politica relativamente recente de defrontar equipas de competitividade superior deve-se essencialmente aos planos futuros da equipa de Monchique. A médio prazo é já certo e sabido que os bávaros querem repetir a presença no certame de verão mais forte da Cidade do Porto e arredores. O torneio da Académica de Leça, a ter lugar em Junho, é já há alguns anos o palco mor do futsal no verão, agregando jogadores que vão desde os simples jogos a brincar até a alguns que fazem do futsal a sua profissão e passeiam a sua classe na I divisão do Futsal nacional. Além disto, também a curto prazo poderá o Bayern tirar dividendos destes treinos. A meio do torneio no Fluvial, é chegada a hora das grandes decisões e os responsáveis bávaros temem algum enfraquecimento a nível psicológico dos seus atletas. A direcção já colocou a fasquia lá no alto. A vitória no torneio é mesmo o objectivo numero 1 e para isso será necessária muita força mental, até porque a luta promete. As 5 primeiras equipas separadas por apenas 3 pontos deixam antever uma recta final escaldante. O recente segundo lugar no torneio do CAC deixou um sabor amargo, principalmente por se ter morrido na praia, ou seja na ultima jornada, logo após se ter conseguido atingir o primeiro lugar. Terá faltado algum estofo de campeão...
Este jogo de terça feira acabou no entanto por servir mais os interesses desta segunda vertente, do que propriamente da primeira. Jogadores como Litos e Norberto que deverão fazer parte do plantel em Leça não puderam marcar presença neste treino e como tal coube á habitual prata da casa, a tarefa de enfrentar a experiente equipa da Senhora da Hora.

Nelson Ribeiro, o treinador do 803, com muitos jogadores (14) á disposição optou por escolher uma equipa mista por assim dizer. Misturou algumas das primeiras escolhas habituais com jogadores que normalmente não fazem parte dos seus planos.
Já Tózé Ribeiro (nada de afinidades com o técnico adversário), sem muito por onde escolher, iniciou a partida com Filipe na baliza (que grande exibição) e Nuno, Tony, Domingues e Hugo na frente. No banco ficaram Arnaldo e Canhão que viria a ser decisivo na vitória bávara. Já Ricardo, esse faltou sem razão aparente...

O Bayern não entrou mal mas a verdade é que não demorou muito a sofrer o primeiro golo. Um remate cruzado e enrolado com destino á linha de fundo foi o suficiente para que o 803 se adiantasse no marcador. Tony não acreditou na perigosidade do lance e acabou por desguarnecer as costas onde apareceu um adversário a encostar.
O jogo porém acabou por correr de feição aos bávaros que mesmo não dispondo da mesma posse de bola do adversário, conseguiu com as suas humildes armas, levar de vencida o seu orgulhoso adversário, que não esperaria por certo perder contra uma equipa de amigos.
Canhão marcou de pé esquerdo o golo do empate. Domingues colocou o Bayern em vantagem e Tony já na segunda parte ampliou esse resultado. Pelo meio um golo (mal) anulado a Canhão por pretensa falta que não existiu. Hugo viu também um golo ser-lhe anulado e novamente mal, mas Domingues ainda fecharia o marcador fixando o resultado em 1-4.
O resultado é justo e deveria ter sido mais dilatado. O Bayern fez um bom jogo, com o sentido da baliza e aproveitou alguns erros a meio campo do adversário para garantir a vitória. O 803 com um futsal muito menos directo que os bávaros, mais apoiado e com muita troca de bola, poderá ter sido vitima da sua própria superioridade. Alguns jogadores terão relaxado quando se aperceberam que defrontavam uma "simples" equipa de amigos e isso terá sido fatal.
No Bayern, Filipe e Canhão estiveram em grande nível e repartiram a atenção das objectivas. Filipe esteve muito bem, muito atento e ágil a defender, tanto com as mãos como com os pés e o adversário não era nada fácil. Canhão (na foto) foi essencial na reviravolta do marcador. Com o seu cabelinho ao vento, demonstrou garra, velocidade e até pontaria, três factores muitas vezes desenquadrados das suas exibições habituais. Acabou por ser a estrela mais brilhante numa equipa onde também Tony e Mingues sobressairam, com 1 e 2 golos respectivamente. Hugo foi importante pela experiência e determinação, pelas bolas que roubou e pela forma como sempre lutou. Nuno impõe respeito atrás e contra equipas deste gabarito isso é muito importante. Ontem acabou por fazer o jogo todo numa prova cabal de que está em forma e que as dores nos joelhos são um mero reflexo no espelho, sempre presentes mas não impeditivas.
Por ultimo Arnaldo que não teve grande oportunidade de se mostrar. "Rasgou-se" após um sprint infrutifero. Uma lesão muscular atirou-o para o banco e lá ficou até final do jogo. A ver vamos se não será impeditivo de prestar o seu contributo no confronto importante que se avizinha.

8 comentários:

Tony Silva disse...

Foda-se! Nunca tinha acontecido o blog estar sem se actualizar durante 7 (!) dias...

Anónimo disse...

É uma panelinha :) ficou tudo contente por o arnaldo ter ido ao banco, mas ninguém teve coragem para o assumir

Anónimo disse...

Dasse...
Ainda bem q vim ao blog e nao encontrei o rabú do abrunhosa...
Impossível como ainda nao saiu a crónica do jogo de sábado.
As pessoas tão-se a baldar...e muito...só pensam em chapadas no cú uns dos outros, sabonetes, enfim...
Alguém vai ter de por cobro a esta situação, até pq não faltam candidatos para o lugar de cronistas...tanta gente no desemprego!!!

Anónimo disse...

FDX.....o canhao em grande.....tamos no fim do mundo...

nao foi referido que o nosso maestro se lesionou num pique tremendo á espera de 1 passe do "cabelo á cesar peixoto" e a bola nunca lá chegou......

Tony Silva disse...

Capitán, o próprio Jonny tem-se feito ao piso.

Anónimo disse...

É pra ti, Bruna! :)

Foi uma boa vitória, sp moralizadora, mas n podemos embandeirar pq, de facto, penso q o adversário facilitou ao n explorar ao máximo as capacidades do seu melhor jogador, o «beep-beep» Serginho, executante veloz, de grande mobilidade e difícil marcação!

Q operação de charme:) Este já cá canta no Torneio da Académica.

E realmente, obrigado Mingues, pq só tu é q tiveste a visão de referir q me rasguei todo por ter acreditado q o Canhão me ia passar a bola naquele lance, um contra-ataque rápido iniciado por mim:) Mas a culpa é minha. Já devia saber o q ia acontecer:)

É verdade q fui ao banco, mas n vou referir aqui o que o incansável mister Tozé me disse. Fica entre nós, pois amanhã temos um jogo de grande importância e n sou nenhum incendiário como o Jonny:)

Anónimo disse...

António, podias ter colocado uma foto do Canhão a festejar à Lucho!

A Bruna ia gostar:)

Anónimo disse...

Jogo importante amanhã? Terei de mandar uma daquelas sms moralizadoras :) ?