terça-feira, 11 de julho de 2006

Tirem-nos o chapéu!


Estamos na segunda fase!

XII Torneio Académica de Leça (4ª jornada)

Matosinhos Hoje/Bayern Monchique, 4
Rest. Flor de Almeiriga, 3
Jogo no Pavilhão da Escola Boa Nova, em Leça da Palmeira
Segunda-feira, dia 10 de Julho, às 22 horas
MH/BM – Rocha; Norberto (1), Pascoal, Pedro (2) e Arnaldo (1); Jogaram ainda: Domingues e Nuno
Não utilizados: Tony e Canhão
TR: Tozé Ribeiro
Rest. Flor Almeiriga – Rui Oliveira; Moreno, Pinto, Meia (1) e Paulinho (1)
Jogaram ainda: Mais alguns
TR: Carlos Santos
Ao intervalo: 4-1
Marcha do marcador: 0-1; 4-1; 4-3
Disciplina: Cartão amarelo a Norberto e Meia

Noite histórica!

Noite histórica do Bayern. A uma jornada do final do Grupo B, a equipa bávara garantiu a presença na segunda fase do competitivo Torneio da Académica de Leça. Uma proeza fantástica que superou as expectativas mais optimistas, pois a equipa bávara até se pode dar ao luxo de perder o último encontro, frente ao Chapa 5, na quarta-feira. Nada, no entanto, que esteja na nossa mente. Foi uma noite de sonho, de sofrimento e de grande carácter, que terminou com festa no balneário e um sentimento de grande orgulho. Afinal, no grupo considerado da «morte», dado o equilíbrio de forças entre as equipas, o Bayern foi o primeiro a apurar-se para a fase seguinte. É obra!

Sensacional reviravolta

Sem Litos (castigado), Tozé Ribeiro não teve dúvidas em lançar Pascoal, jogador que havia feito uma excelente exibição no último sábado, no Torneio da Torrinha. O Bayern sabia que, em caso de vitória, estava qualificado para a fase seguinte, mas pela frente também sabia que ia encontrar um adversário de grande valor, com jogadores experientes e bem dotados tecnicamente. Uma equipa bem constituída que tinha (e ainda tem) o objectivo de seguir em frente. O início da partida é negativo para os bávaros. A equipa entrou praticamente a perder, num lance infeliz de Pascoal, pois acabou por ser o número 13 a introduzir a bola na própria baliza. Um lance que podia ter tido consequências negativas para o resto do encontro, mas a resposta não podia ter sido mais sensacional.
Em escassos minutos, Pedro igualou a partida, num excelente remate, após boa iniciativa individual, e a seguir Arnaldo colocou a sua equipa em vantagem, num lance que acabou por ser feliz, pois preferiu dominar a bola em vez de rematar de primeira e depois face à pressão do guarda-redes acabou por ainda conseguir rematar para o fundo da baliza de... pé esquerdo.

Ritmo frenético

Sem abrandar o ritmo, o Bayern continuou a carregar e beneficiou de uma grande penalidade limpinha a castigar mão de um jogador do Almeiriga na grande área. Pedro tentou assistir Arnaldo na área e a bola foi interceptada com a mão.
Na marcação do castigo, Pedro assumiu a responsabilidade e atirou forte, batendo o excelente Rui Oliveira, da Junqueira.
Antes do intervalo, Norberto (exibição monstruosa) roubou uma bola a um adversário, iniciou o contra-ataque, entregou ao seu irmão Pedro na esquerda, tendo este rematado violentamente ao poste. A recarga sobrou para Norberto, que aproveitou da melhor forma para ampliar a vantagem bávara, assinando, assim, o seu primeiro golo na prova. Fantástico! Uma primeira parte de luxo.

Sofrer, sofrer e... sofrer

Sofrido sabe melhor. E foi mesmo assim. O Bayern sabia que o jogo ainda não estava ganho. A vantagem era moralizadora, mas o adversário ia correr riscos e dar tudo por tudo para conseguir outro resultado. Sem surpresa, o Almeiriga apostou no 5x4, com o guarda-redes a jogar adiantado. O Bayern tinha a lição estudada e, em algumas situações, podia ter sentenciado definitivamente a partida. Não o conseguiu e depois acabou por sofrer o 4-2, num lance em que Paulinho conseguiu descobrir um espaço para rematar à entrada da área, sem grandes hipóteses de defesa para Rocha. Os bávaros tentaram manter a serenidade mas tremeram um pouco quando, a cinco minutos do fim, Meia fez o 4-3, num lance em que apareceu sozinho ao segundo poste.

Cerrar os dentes

Era hora de cerrar os dentes e segurar a magra mas preciosa vantagem. E a verdade é que, nos últimos dois minutos, o Bayern conseguiu manter a bola afastada da sua baliza e esteve até mais perto de marcar, por intermédio de Pedro, Norberto e Arnaldo (bola no poste). Algumas provocações dos jogadores do Almeiriga marcaram o final do jogo, mas o Bayern, a muito custo, conseguiu manter a cabeça fria, para no apito final poder festejar com justiça a fantástica passagem à fase seguinte. Agora, parafraseando o mister Tozé Ribeiro, por favor, tirem-nos o chapéu! Afinal, estamos de parabéns.

Um-a-Um

Primeira nota 10 do Bayern

Norberto faz história

Rocha (9) – Não engana
Antes do começo da partida, era o terceiro guarda-redes menos batido. Agora, já não deverá ser assim, mas a verdade é que não teve quaisquer culpas nos golos sofridos. Nos registos estatísticos recolhidos pelo nosso delegado Cardosão, Rocha fez quatro defesas de grau de dificuldade máximo (uma delas em esforço após remate de cabeça de um adversário) e sete a exigir grande concentração. É miúdo, mas não engana. Se lhe derem oportunidades, pode vir a dar que falar. Preenche a baliza, sai com arrojo, lê o jogo e tenta lançar rapidamente os ataques. Fantástico.

Norberto (10) – Força da natureza
Por tudo que já representa para o Bayern, por tudo que coloca em campo, pela fibra que dá mostras, pela crença e vontade de vencer, o loiro merece a primeira nota 10. Trata-se de uma sobrenatural força da natureza que joga sempre os 40 minutos, a um nível muito alto, a defender, a atacar, desta vez, até a facturar. Uma exibição de altissímo nível, a estar na base dos golos da equipa e sempre com lucidez e singularidade na elegância dos movimentos. E a jogar com uma entorse desde os cinco minutos poucos se aperceberam dessa limitação física, porque Norberto só sabe jogar para ganhar e quando está dentro do campo transforma-se num verdadeiro vulcão. Para bem da equipa, a sua recuperação plena é fundamental.

Pascoal (9) – Quem é Canavarro?
Que grande exibição! E o melhor elogio que se pode fazer é que ninguém se lembrou da ausência de Litos. E que grande força mental! Foi infeliz no auto-golo, mas recompôs-se de forma determinada e foi um verdadeiro líder na forma como defendeu e deu indicações aos colegas. Esqueçam Canavarro, o melhor defesa do Mundial. Este Pascoal dá 10-0. Terminou o jogo com a língua de fora, mas com a alegria e boa disposição do costume. Para colorir a exibição, só faltou o golo naquele lance em que isolado rematou para uma defesa soberba de Rui Oliveira. Aposta ganha de Tozé Ribeiro para este importante compromisso.

Pedro (9) – Puro dinamite
Explosivo, atrevido e determinado. Atributos que definem a exibição de Pedro, em mais uma noite de gala, com dois golos importantes, o primeiro num excelente remate e o segundo na conversão de uma grande penalidade. O jogo foi tão intenso que, a meio da primeira parte, teve de pedir para sair. Quando esteve em campo foi sempre um perigo público para a defesa do Almeiriga, que se fartou de recorrer às faltas para travar o empertigado jogador. Foi insultado, mas desta vez soube responder às provocações da melhor forma possível: a jogar o que sabe, a mostrar o que vale, e a ajudar a equipa. Talvez a conversa com Tozé Ribeiro, antes do início da partida, tenha sido determinante para a evolução desta situação. É o melhor marcador da equipa.

Arnaldo (7) – Picou o ponto
Voltou a picar o ponto, num lance em que teve mérito mas que também foi feliz. Mas trabalhou para merecer a felicidade. Foi um golo importante, já que permitiu à equipa passar para a frente do marcador. Teve ainda mais três situações para marcar, tendo acertado no poste já na segunda parte. Às vezes, um pouco perdido, face às inúmeras indicações de companheiros e técnicos, mostrou-se sempre empenhado e determinado a deixar a pele em campo. Ajudou a suportar a pressão do 5x4 na recta final da partida. Está em baixa? Os números não dizem isso, mas é verdade que paira no ar a ideia que é capaz de fazer mais e melhor. Assim se espera. Mais uma vez, boa atitude a tentar serenar os ânimos nos momentos de maior aperto e provocação por parte dos adversários. À capitão.

Domingues (6) – Ai o chapéu...
Entrou numa altura em que ritmo era elevadissímo e não fácil para qualquer jogador encaixar imediatamente no jogo. Mas Mingues, como sempre, deu o litro, atacando e defendendo na mesma medida. Na única ocasião que teve para brilhar, não foi feliz no chapéu que tentou fazer ao guardião, pois a bola acabou por acertar num adversário. Neste torneio, ainda não explodiu, mas sempre que entra cumpre na perfeição e é, sem dúvida, uma excelente opção para fazer troca de jogadores. Sempre ao lado da equipa, sempre a apoiar, um exemplo a seguir.

Nuno (6) – Presença inesperada
Uma surpresa. Foi convocado pela primeira vez e praticamente só à última da hora se decidiu em ir buscar o equipamento a casa. A verdade é que foi aposta de Tozé Ribeiro ainda na primeira parte e não se saiu nada mal, atingindo o ponto alto quando solto de marcação teve serenidade suficiente para preferir a assistência a Pascoal em vez de rematar de ângulo apertado à baliza. Uma assistência deliciosa que merecia um desfecho melhor, mas o guarda-redes defendeu o tiro de Pascoal. Presença inesperada, mas positiva.

Tony e Canhão – Espírito de grupo
A felicidade pode não ser completa, pois toda a gente gosta de jogar, mas Tony e Canhão são igualmente obreiros deste êxito e dois elementos determinantes no bom ambiente que reina no grupo. Não foram opção nesta partida, mas já jogaram alguns minutos em jogos anteriores e, certamente, ainda vão ser utilizados no decorrer da prova. Dois jogadores que sentem a camisola do Bayern e que merecem, obviamente, os parabéns pelo apuramento para a fase seguinte. Fantásticos!

As curtas

Pascoal e as merdas do costume
«Não percebo, ninguém fala do Litos...»
Norberto paternal após um adversário ter insultado o irmão
«Paulinho, não te metas com o meu irmão. Podes meter-te com quem quiseres, mas não com o meu irmão. Fo... todo»
Arnaldo cansado após ter sido substituído na primeira parte
«Fdx, esta é a equipa mais rápida que encontramos até ao momento»
Tozé Ribeiro satisfeito
«Arnaldo, cumpri o meu objectivo. Passámos a primeira fase»
Arnaldo responde
«Onde está o contrato? Vamos renovar».
Norberto vibra com a passagem
«Esta já está! As vedetas agora ficam em casa»
Pascoal comenta no balneário
«O número 7 deles, o Meia, desiludiu-me muito. Não sabia que era assim, tão provocador. Ele joga comigo no Torneio dos Gauleses».
Norberto reage de imediato
«Ele é assim. Já quando levaram 12 (Monte das Pedras-Académica de Leça) também fez cenas».

17 comentários:

Nokinhas disse...

N consigo dormir. A adrenalina ainda é mt:) Estar de folga tb ajuda:) Estamos de parabéns, malta.

Quem diria... uma equipa humilde e que só fala em piças! :)

Tony Silva disse...

O Nuno merecia um 7!

Tony Silva disse...

Quem é que não acreditava no Pascoal?!?!?!?

Pispis disse...

Quem não acreditava ainda vai ser chicoteado, esperem para ver!!! :-)

Anónimo disse...

Norberto:
pessoal estamos em grande. ninguem dava nada por nós e já estamos apurados.
o comboiinho esta a dar sorte e axo k é pra manter lol.
grande abraço e parabéns a todos os k faxem parte deste êxito

Tony Silva disse...

Parece-me que o passe para o Arnaldo que deu em penalty foi do Berto e não do Pedro. Confirmem p.f.
Se assim for o Berto tem já 6 assistências (75% da equipa).

Anónimo disse...

Eu tb poderia ter 1% das assistencias da equipa se o menino Pasc chutasse para golo em vez de atirar contra o redes....
Se ele ao menos se dignasse a nao marcar na nossa..... :)

Desculpa Pasc.

Mingues, disseste q te retiravas do futebol se eu marcasse aquela chapelada....pois vai começando a arranjar espaço lá em casa para o equipamento pq no sábado vou explodir...isto se o Mister António me puser a jogar. :)

Desculpa Toni.

Pispis disse...

Outro que quer levar com o chicote...

Capitan, reparaste q fui o único acompanhar o ataque? Fiz um sprint louco e consegui ficar de caras c o redes, mas já n tive o discernimento para colocar a bola fora do alcance dum gr de 1ª Liga! :-)

Anónimo disse...

Pelo empenho, merecemos tds um 10!

Realmente, n me recordo bem se foi o Pedro ou o Berto q fez o passe no lance do penalty.

Mano, pra próxima chuta de bico! :)

N ouviste o Berto no balneário antes do jogo? Bicos antes... de :)

Anónimo disse...

Parabéns ao mister Tozé Ribeiro. Este sucesso tb se deve a ele. Transmitem por favor ao mister estas palavras:)

Anónimo disse...

E n há mm hipótese! O comboiinho é mm pra manter:)

Anónimo disse...

!!!!!!PIÇAS!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ñorberto:
Por acaso até fui eu k fiz o passe pro penalti.
ja tava a estranhar demorar tanto tempo pra falarem em piças.
pessoal ta mt complicado pra jogar amanha. por mim faço o sacrificio em jogar mas posso piorar. tenho o pé mt inxado parece um cepo e se jogar corro o risco de piorar.

Anónimo disse...

Berto, se nao jogares o Mingues agradece...hehehhe.
Parece q ele quer explodir há mt tempo e amanha terá a sua oportunidade.
Vê se recuperas rápido e bem...mas sem comboinhos.

Tony Silva disse...

Já sabe que por ti jogas sempre, mas é melhor pensares na equipa e na fase seguinte.
Deixa o Mingues brilhar e recupera mas é esse pézinho de ouro :)

Anónimo disse...

PARABÉNS a todos pela passagem à fase seguinte...

este grupo merece.

mesmo estando de fora estou a torcer pela conquista da taça...

A união faz a força... e força, crença e vontade é algo que está sempre presente dentro do Bayern.


um abraço a todos

(só tenho pena de nao fazer parte do comboiinho!!!!)lol

Anónimo disse...

Caduuuuuuuuuu,

Haverá sp lugar pra ti neste grande comboiinho:) Oportunidades não vão faltar. Reunes todos os atributos. Grande carácter e... ficamos por aki pq neste capítulos os manos De Boer n dão hipóteses a ninguém! :)

Berto, nem penses em jogar logo! Tens é de recuperar a cem por cento pra o jogo de 2ª feira. Queremos continuar a fazer história!

Já tou a contar os minutos pra novo comboiinho logo à noite:)