quinta-feira, 13 de julho de 2006

Uma boa chapada


Descer à terra.. apenas por breves instantes

XII Torneio Académica de Leça (5ª jornada – Grupo B)

12 de Julho de 2006, 21 horas
Jogo na Escola da Boa Nova, em Leça da Palmeira
Árbitros: Mário Levianda e Ricardo Martins

MH/Bayern Monchique, 2
Chapa 5, 3

Bayern – Rocha; Litos, Tony, Domingues (1) e Canhão
Jogaram ainda: Pedro (1), Pascoal, Arnaldo e Norberto
TR: Tozé Ribeiro
Chapa 5 – Esticado; Moreno, Castanho (1), Cota e Zezé (1)
Jogaram ainda: Alcino e Diogo (1)
TR: Espregueira Mendes
Ao intervalo: 2-0

Há que tirar ilações positivas deste tropeção

Atípico. O Bayern chegou à última jornada com a primeira posição garantida e consequentemente com a qualificação confirmada para a etapa seguinte. Houve, portanto, festa e descompressão (merecida) entre os bávaros, que partiram para este torneio com o rótulo de “patinhos feios” e que actualmente granjeiam o respeito de todas as equipas.
O jogo com o Chapa 5 é um jogo «sui-generis». Tozé não esteve com meias medidas e estreou de uma assentada três elementos no cinco titular – Tony, Canhão e Domingues. Litos regressou após castigo e só Rocha se manteve imperturbável na baliza.

Doce de Mingues

A primeira parte não é de sonho, o ritmo não teve nada a ver com as partidas anteriores, mas o Bayern ao intervalo vencia por duas bolas a zero, golo calibre extra de Mingues, que demonstrou classe e muita calma no momento de ludibriar o guarda-redes, e de Pedro, na marcação de uma grande penalidade que originou muitos protestos dos chapenses. Litos foi, efectivamente, derrubado, mas a descoordenação entre os árbitros (que se manteve ao longo de quase todo o encontro) levou a que o castigo fosse assinalado demasiado tarde, criando-se, assim, uma situação caricata que não beneficiou o espectáculo. Alheio a tudo isso, Pedro fuzilou, aumentando para 8 os seus golos apontados na prova.

Adversário agressivo e feliz

A segunda parte mostra duas novidades no Chapa 5: Alcino e Diogo, dois jogadores influentes na manobra da equipa que, inexplicavelmente, estiveram toda a primeira parte no banco. Rápidos e mais agressivos sobre a bola, os chapenses lançaram-se na procura do prejuízo e, a meio da segunda parte, reduziram a desvantagem. Logo a seguir, chegaram ao empate, ganhando uma importante dose de confiança para a recuperação plena. Manda a verdade dizer que o Bayern também teve várias hipóteses para chegar novamente à vantagem mas, desta vez, ao contrário de outras partidas, a pontinha de felicidade pendeu para o lado contrário. Assim, Diogo, numa jogada individual, ultrapassou a defesa bávara e, pela primeira vez, colocou a sua equipa em vantagem. Escusada era a dança da chuva relativamente próxima do banco bávaro…

Desperdiçar dois livres directos

Tozé lançou ainda Norberto – que à partida não iria jogar, por estar a recuperar de uma entorse – e o loiro em cinco minutos ganhou duas faltas que deram origem a dois livres directos. Na marcação, Litos e Pedro permitiram a defesa ao guarda-redes.
O Bayern perdeu pela primeira vez na presente edição da prova, mas o mais importante estava conseguido e agora há que encarar os próximos jogos com a confiança, vontade e força que a equipa tem vindo a demonstrar desde o tiro de partida da competição. Arbitragem irregular e insegura.

Os homens do Bayern

Rocha está em forma


Rocha (7): Não teve a cobertura dos jogos anteriores e, em alguns momentos, foi metralhado por remates contrários. Efectuou muitas e boas defesas. Só não deteve o indefensável. A equipa precisa de um Rocha em grande forma para a segunda fase.

Litos (6): Raça e vontade em doses industriais, lucidez e discernimento a menos. Jogou com a fibra que lhe é reconhecida mas, desta vez, não muito feliz nas opções que tomou, sobretudo, a nível ofensivo, onde falhou quase sempre no último passe. Ganhou uma grande penalidade.

Tony (6): Não teve ocasiões para brilhar e acabou por sair do jogo sem estar envolvido em nada de relevante. Empenhado, cumpriu a nível defensivo. Precisa de jogar com mais alegria e ganhar confiança. Talvez uma questão de força mental.

Domingues (7): Dêem a bola ao homem que ele está pronto a explodir. Mingues começou bem, esteve sereno e confiante, foi magistral na forma como construiu a jogada do golo, roubando a bola a um adversário e depois a finalizar com muita classe. No segundo tempo pouco se viu, mas a verdade é que também pouco jogou. Mostrou ao mister que pode contar com ele para as lutas terríveis que aí vêem.

Canhão (5): Nem o comboiinho lhe valeu. A equipa está com ele, os colegas querem vê-lo a levantar o público, mas Canhão acusou novamente a pressão. Não esteve feliz no ataque, embora tenha lutado até à exaustão, e foi infeliz na etapa final, sendo ultrapassado por Diogo no último golo do desafio. Melhores dias virão. Têm de vir!

Pedro (6): Um golo na marcação de uma grande penalidade foi o ponto alto de uma exibição esforçada mas com alguns equívocos. Também não esteve bem no último passe e os dribles não lhe saíram como habitualmente. E ainda falhou um livre directo. Este Pedro sabe jogar muito, muito mais.

Arnaldo (6): Pressionou, lutou, tentou abrir espaços para os colegas, mas no que diz respeito a efeitos práticos pouco conseguiu produzir. Enviou uma bola ao poste, num lance que merecia mais. Esteve perto de picar o ponto em outras situações, mas vêem aí jogos mais importantes para isso.

Pascoal (7): Não foi um super-Pascoal, a dar 10-0 a Canavarro, mas deixou a sensação de ser um dos poucos a revelar grande serenidade e lucidez, sobretudo, a defender e após a entrada de Alcino e Diogo. Ainda salvou um lance quase sobre a linha de golo. Teve um lance para marcar, mas virou as costas e fechou os olhos.

Norberto (6): Pouco mais de cinco minutos em campo, a jogar limitado fisicamente, mas o suficiente para ganhar duas faltas que deram origem a dois livres directos e a mostrar que, em condições normais, com ele em campo dificilmente o Bayern perdia.

As curtas


Nokinhas comenta com os colegas
“Vocês sentiram aquele cheiro? São os árbitros. Fdx, parece que estão com o equipamento de ontem”

No banco, começa o tiroteio
“Isto parece o Iraque”, alguém diz

Serginho manda granada, que entoa no pavilhão, e Nokinhas fica incrédulo
“Isto é fim do Mundo. Acho que nunca passei por isto”

Fêmea para Serginho enquanto este fecha a porta do balneário ao intervalo
“Já fecha a porta. Parece o guarda do campo. Só lhe falta fazer de Paulinho e arrastar a perna”

Mister Tozé no final
“Fdx, os árbitros cheiravam mesmo mal”

Tony desconsolado
“Não gostei do jogo”

Berto sempre com espírito vencedor vira-se para os adversários numa altura em que estes faziam anti-jogo
“Que foi? Que querem? Se calhar, ainda vão passar…”

Mingues explica
“Foi um golo normal. Quando ganhei a bola, preparei-a logo de modo a sentar o guarda-redes antes de enviá-la para a baliza. Não foi nada de especial. Não viram a minha serenidade a festejar?”.

6 comentários:

Tony Silva disse...

PENSEI QUE ÍA TER UM 5.
EU E O CANHÃO NÃO DEVIAMOS TER ESTADO JUNTOS EM CAMPO...

Pispis disse...

Fechei os olhos e virei as costas??? Mano... és um cabrão! Passa a bola mais cedo, crl!!! :-)

Eu gostava q alguém me explicasse o q é q o Nokinhas quis fazer na 2ª parte em frente ao nosso banco qd o Pedro lhe passou a bola :-)

Tony Silva disse...

falta essa curta :)
eu acho q ele queria dar uma cabeçada no joelho
ou uma joelhada na cabeça
sei que pareceu-me ver uma bola ali pelo meio :)

Tony Silva disse...

Afinal quem foi o MVP?

Anónimo disse...

Fdx, pro crl, um gajo sacrifica-se em prol da equipa e ainda faz figura de palhaço! :)
Apesar de ter sido um corte ortodoxo, consegui cortar a bola e evitar um perigoso contra-ataque:)
A fêmea é q fugiu da bola e eu tive de agir rápido. Pelo menos, n virei as costas à bola, nem fechei os olhos:)

Esperem pela minha resposta nas quatro linhas na 2ª feira. Estes jogos é q são bons. É pra quem tem tomates:)

«EU E O CANHÃO NÃO DEVIAMOS TER ESTADO JUNTOS EM CAMPO...»

Podem contar com o meu apoio e XXXX amiga:)

O MVP foi o Rocha, claro.

E amanhã? O Mingues vai assumir a baliza? Agora, q começava a explodir...

P.S: Ninguém comenta a foto q ilustra este texto. Apetece dar umas boas chapadas!

Tony Silva disse...

É curioso o Rocha ser o MVP logo no jogo que perdemos...