sábado, 22 de outubro de 2005

Escorregadio!


Torneio Homenagem aos Bombeiros Voluntários (4ª jornada)
22 de Outubro 2005, 9 horas

Rest. Cabeça de Peixe, 1
Bayern Monchique, 4
Jogo no Pavilhão do Fluvial, em Lordelo do Ouro
Árbitro: Tózé Ribeiro
Cabeça Peixe – Vitinho; Adolfo, Leixões [cap.], Bronco e Barbas (1).
Jogaram ainda: Peixe e Cabeças.
TR: Paulo Peixoto
Bayern M. – Filipe; Tony (1), Nuno [cap.] e Arnaldo (1); Ricardo (2).
Jogaram ainda: Canhão, Domingues e Jonny.
TR: Vitor Coutinho
Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 1-0; 1-4.

Vitória da melhor equipa num jogo que teve mais tombos do que golos


Num jogo “complicado” onde a adaptação ao piso extremamente humido é mais importante que a tecnica individual dos jogadores, a vitória poderia “escorregar” para qualquer um dos lados mas felizmente a vitória sorriu á melhor equipa em campo.

O Bayern entrou com o cinco habitual e cedo se viu que o jogo não ia ser facil. Já antes do começo os atletas bávaros se aperceberam do piso extremamente escorregadio e se alguém pensou que tal poderia não afectar a qualidade do jogo, logo aos dois minutos teve oportunidade de comprovar o contrário. O golo dos “Cabeça de Peixe” foi fruto dos desequilibrios que o piso criava. Felizmente para o Bayern, os seus atletas conseguiram encaixar bem o duro golpe e após alguns minutos e fruto do acreditar, empataram a partida. Depois foi a concentração defensiva aliada ao bom aproveitamento das condições do terreno quando no ataque que permitiram ao Bayern sacar 3 pontos a uma equipa que estando classificada abaixo dos bávaros, tem ainda assim argumentos para fazer uma prova razoável e classificar-se a meio da tabela.
A poucos minutos do fim da primeira parte, Bronco entrou a pés juntos sobre Filipe, provocando-lhe uma entorse e consequente saida por lesão. Para o seu lugar passou Domingues e Jonny entrou em campo. Foi um periodo de algum desacerto para os bávaros mas os “cabeça de Peixe” não conseguiram marcar e nem se pode dizer que tenham tido oportunidades para o fazer. O intervalo trouxe o descanso merecido e a tranquilidade necessária.
No recomeço da partida o Bayern dilatou a vantagem e esse golo teve o condão de desmoralizar a equipa contrária. A segunda metade decorreu então sob um dominio dos homens do restaurante. Dominio consentido pelos bávaros perante uma equipa que não conseguia criar grandes hipoteses de golo. Como tal foram ainda os bávaros que conseguiram perto do final marcar mais um golo.
Foi uma vitória justa e importante que coloca o Bayern no quarto lugar isolado (conforme se pode ver no quadro anexo).

O Filme dos Golos ao minuto

2’ O exemplo perfeito do que ía ser o jogo. Bola metida na área, a defesa (Tony e Nuno) a querer cortar mas sem conseguir aderência ao piso e a bola a sobrar para Barbas que só teve de escolher o melhor sitio para meter a bola, neste caso no ângulo superior mais distante.
7’ Penetração aos “solavancos” pela direita. Arnaldo tenta cruzar para a área, a bola sai enrolada mas mesmo assim em condições de ser chutada por Tony que apareceu a rematar na passada.
11’ Arnaldo no centro flecte para a direita puxando o seu adversário e abrindo caminho ao passe para Ricardo que fugia pela esquerda. Este controlou em progressão e rematou fora do alcance do redes.
21’ Jogada de dois para um com Jonny a isolar muito bem Ricardo na meia esquerda. Um golo algo semelhante ao anterior mas desta vez com Ricardo a optar por meter a bola junto ao poste mais próximo, no lado que o redes deveria cobrir.
38’ Livre nas imediações da área, descaido sobre a direita. Barreira mal feita, Tony marcou com um toque subtil e Arnaldo fuzilou de bico pelo buraco da agulha.

Os homens do Bayern

Filipe (6) Ainda teve algumas defesas importantes antes de se lesionar num lance em que sofreu uma entrada dura a dois pés, mas em que devia ter chegado muito primeiro á bola, se não fosse pela hesitação. No lance do golo nada poderia fazer.
Nuno (6) Passou discreto pelo jogo. Só sobressaiu mas pela negativa quando no final da primeira parte se perdeu tacticamente, abandonando a sua posição e adiantando-se mais no terreno. Um desvario momentâneo que entretanto corrigiu. Notou-se ainda que a bola não passou muito pela sua posição, mas talvez o jogo também não fosse muito propicio a isso.
Tony (7) Muito bem a defender, não tão bem a lançar o ataque, situação em que invariavelmente caiu ao chão quando partia para a frente. Foi o que teve mais dificuldades em “segurar-se de pé” devido ao tipo de sapatilha que usou mas trabalhou sempre muito em prol da segurança defensiva. Alguns passes para a frente esbarraram nos adversários...
Arnaldo (7) Decisivo na reviravolta! Muito individualista no inicio, situação que o piso desaconselhava mas depois adaptou-se e jogou mais em equipa. Esteve nos dois primeiros golos e ainda marcou o último. De referir ainda que a sua presença em campo é uma segurança, ainda que a nível subconsciente, para os seus colegas.
Ricardo (7) O melhor em campo, devido principalmente aos dois golos muito importantes que marcou. No fim podia ter feito o hat-trick mas deslumbrou-se com a facilidade com que a bola lhe apareceu e rematou forte mas ao lado.
Canhão (7) A evolução mais notória na equipa desde que começou o torneio. Tem se afirmado como escolha muito válida e uma oportunidade como titular poderá estar para muito breve. Aos 15 minutos teve um remate de meia distância ao poste, curiosamente não tão forte como o habitual e onde sobressaiu que remata melhor quando controla o poder de “fogo” latente naquela perna direita. O golo também não deverá andar longe...
Domingues (7) Falou-se durante a semana na possibilidade de Domingues ir para a baliza em situações de desvantagem para jogar como redes avançado e nem de propósito tal situação acabou mesmo por acontecer, mas de forma forçada. Esteve poucos minutos como jogador de campo, mas na baliza mostrou e transmitiu uma grande segurança á equipa.
Jonny (6) Entrou quando Domingues foi para a baliza, no periodo complementar da primeira parte em que o Bayern tentava sair do sufoco e suster a reacção contrária. Não fez um grande jogo mas também ajudou á festa final da equipa e é seu o passe que isola Ricardo para o golo do descanso logo no primeiro minuto da segunda parte. Tem é de ter maior cuidado com os passes pelo meio do terreno até porque o piso estava predisposto para os roubos de bola.

Arnaldo disse no fim:
“Dentro da tremenda condicionante do piso escorregadio, penso que fizemos um grande jogo. Fomos inteligentes na gestão de esforços e estivemos muito concentrados a defender. Acho que o prémio de jogo motivou a equipa!”
“O Tony foi o melhor em campo, esteve em todo o lado a defender e o Ricardo e o Domingues também estiveram em grande...”

Enviado Especial: Tino Vilas

5 comentários:

Anónimo disse...

Três notas importantes:

1 - a nota menos boa do Capitán tem uma explicação: jogou com a «amaldiçoada» camisola 13...

2 - Mais um golinho pra minha conta obtida com a sapatilhas do Lucho, ex-Fabuloso, e agora baptizado por Jorge Campos

3 - Estão a destruir a carreira do Jonny:)

Anónimo disse...

É que estão mesmo. Um comentário suficiente por si mesmo, nem digo mais.

Anónimo disse...

Hoje vou treinar para limpar a minha imagem!!

Anónimo disse...

...e para calar as críticas!!!

Tony Silva disse...

Em nome da imparcialidade jornalistica devo dizer que as notas do Arnaldo ainda eram piores:
Tony, Rica e Domingues 7
os outros 6