sexta-feira, 6 de junho de 2008

“A minha queridíssima esposa tem sido tudo para mim”


Capitán – Quatro meses após a grave lesão do tendão rotuliano

Finalmente, a entrevista que se impunha. A 1 de Março, quando saiu de casa para mais um jogo do Bayern, Capi estava longe de imaginar que só voltaria ao lar 11 dias depois, já com uma intervenção cirúrgica no lombo. Nesse final de manhã triste, no Pavilhão da Torrinha, diante do Hotel Meridien, o seu joelho esquerdo arrebentou. Bastou um lance em esforço, com pancada no calcanhar do adversário, acompanhado por um grito de dor lancinante para que, os mais atentos, percebessem a gravidade do problema.
A lesão à Ronaldo (rotura total do tendão rotuliano) obriga Capitán a enfrentar um longo e desgastante processo de recuperação, cenário que encara com algum optimismo, devido à sua forte personalidade. Actualmente, o Hospital Santos Silva, em Gaia, é palco de romagens diárias, onde realiza as indispensáveis sessões de fisioterapia. Uma nova rotina que alterou o quotidiano habitual. “Com sacrifício, posso voltar a jogar”, diz a meio de uma conversa “on-line” onde se tentou perceber o estado de espírito do carismático bávaro. Forza, El Gran Capitán!

Recorda-se do momento em que sofreu a lesão?
Recordo-me da pancada, de levar a mão ao joelho e pensar que havia qualquer coisa de errado. Mas pensei que era uma questão de ir ao hospital, dar uns berros, colocar tudo no lugar e problema resolvido.
Então quando tomou consciência da verdadeira dimensão do problema?
Quando o médico me disse que provavelmente tinha rompido o tendão rotuliano e tinha de ser operado.
Sentiu raiva? Ou apenas angústia?
Raiva não. Primeiro, senti dores e depois senti frustração. Porque sabia que este problema poderia ter acontecido antes. Nunca o tratei e deveria tê-lo feito antes dos joelhos se sentirem tão fragilizados.
Como assim? Segundo nos disse a lesão não teve propriamente a ver com as outras mazelas que tinha, até porque tudo surgiu na sequência de uma pancada.
Pois, mas pelos vistos as mazelas contribuem para que os joelhos não estejam a 100%. Lembrem-se que a lesão que tive foi a mesma do Ronaldo. E ele também sempre teve problemas de tendinites, o que leva a que os joelhos estejam mais fracos que o normal.
Tem pesquisado na net sobre a situação do Ronaldo?
Pesquisei. Ele até já teve o mesmo problema no joelho direito. Mas são situações diferentes. Não jogo como ele, não sou profissional e não temos o mesmo salário.
Este é um dos piores momentos da sua vida?
É um dos piores. Só o simples facto de ter de depender de terceiros quando até agora era eu que desenrascava toda a gente faz-me muita confusão. Para além do facto de saber que só daqui a um ano é que posso tornar a experimentar dar uns toques numa bola. É muito difícil.
“Não adianta pensar negativo”

O período passado no hospital serviu para reflectir?
Serviu para pensar em muita coisa que não nos damos conta em situações normais. Senti apoio das pessoas mais chegadas. Família, amigos, tive o apoio de quem sabia que iria ter. Sei com quem posso contar.
Desilusões?
Como disse, sabia de antemão quem seriam as pessoas que se iriam preocupar. Por isso, não tive desilusões.
Está mentalizado para sofrer mais um pouco?
Estou mentalizado para isso e muito mais. O pior já passou e agora tenho de pensar que tenho de recuperar depressa custe o que custar.
Onde vai buscar forças?
É a minha personalidade.
Não houve quebras em nenhum momento? Nem quando estava cheio de dores após a operação?
Não me adianta pensar negativo, mas no pós-operatório foi muito complicado em termos de dores. Por isso fui-me um abaixo durante dois dias.

Eu, treinador? Completamente absurdo”

E em casa? A sua mulher tem sido uma heroína?
A minha queridíssima esposa tem sido tudo para mim. É uma valente. Não arranjava outra como ela.
E tem compensado a dedicação da sua mulher com alguma tesão? Ou continua a afirmar que a picinha mirrou?
[Sorriso] Calma com as perguntas.
Terá sido da anestesia?
Palhaço.
Quantas vezes teve relações após a lesão?
Neste momento, ainda é tudo uma aventura. Coisas simples tornam-se complicadas. Fizemos duas vezes, mas não deu muito jeito.
Faz questão de marcar presença nos jogos do Bayern. Até tem sido o cronometrista nos últimos tempos, mas os seus colegas querem é vê-lo dentro do campo, independentemente do tempo que vai demorar…
Com espírito de sacrifício, vou voltar a jogar, embora com isso vá tirar o lugar a um deles [sorriso]. Mas vai demorar algum tempo a ganhar confiança e, para já, não vale a pena pensar nisso.
Alguns abutres equacionam a possibilidade de você ser o futuro treinador. É absurdo falar-se nisso?
Completamente absurdo. Não consigo deixar jogadores no banco. Começo a chorar.
Levou 46 pontos no joelho. Não quer usar esse número quando voltar às quatro linhas?
Não. Lembra-me uma coisa má. Além disso são dois dígitos e o equipamento fica mais caro.
A enfermeira Soninha foi muito importante, não é verdade?
É verdade. Cuidou da minha cicatriz quando mais precisava. Tenho muito a agradecer à Soninha.

12 comentários:

Nokinhas disse...

Pelo título, hoje vai haver festa lá em casa! :)

Peço desculpa pela publicação tardia, mas o mais importante é que nosso Capi sabe que estamos cá pra o ajudar naquilo que nos for possível.
O principal é com ele e acredito que Deus ajuda gajos como o Nuno. Capi, tás cá dentro. E anda lá com isso, pra dp eles terem que levar connosco lá dentro! :)

E qd tiveres em baixo penso em palmadinhas e comboiinhos. A mim ajudou-me! :)

Anónimo disse...

no entiendo nada

Anónimo disse...

Força el gran capitán. Sei perfeitamente o k estás a passar, mas com força e dedicação vais superar todas as adversidades. contamos contigo dentro da quadra para somar muitos títulos.
Abraço, Norberto

Anónimo disse...

Até poderia haver festa... mas por tua causa não!
Então um titulo tão abonatório à minha pessoa, com uma fotografia daquelas??
Não que tenha alguma coisa contra a Laica, de forma alguma, já a conheço desde que nasceu e gosto muito dela.
Mas... convenhamos...

Anónimo disse...

Uma notinha para o Sr. Presidente Tony António... Com tanto treino de golfe (desporto só para presidentes, é verdade!) o blogue está desactualizado!
O calendário de Junho quando fica online?? Quem quiser saber quando e onde pode ver a equipa bávara a actuar no blogue não encontra...

Nota negativa

P.S. Mingues, aproveita esta falha! Já que começaste a escrever, se calhar até tratavas da actualização do blogue....

Nokinhas disse...

Andei à procura de fotos vossas, mas a única que tenho já foi publicada qd estavas para ter o Miguel. Por incrível que pareça fotos tuas com outros bávaros não faltam!!! Com especial tendência para o António!

E sim Mingues é a tua chance, até porque o nosso presidente anda com a cabecinha ocupada com a transferência para Marrocos... ainda nem a crónica do último jogo, costuma ser à sexta mas nem sei como ele vai fazer agora que saiu a entrevista do Capi. Será que vai mandá-la pra baixo mais logo? :)

E sim Mingues aproveita pq o Bruno Leite ligou-me há poucos minutos, tendo-se mostrado disponível para desempenhar algum cargo no XIV Torneio da Académica!

E sim realmente está a faltar o calendário! Só sei que amanhã jogamos com o Juventude Dream às 8.45 horas. Parece-me que será um duelo de líderes, de acordo com os últimos resultados!

Tony Silva disse...

Só tenho uma ou quatro coisitas a dizer:

- Ou ele ou eu!!!
O pavilhão da Bataria é muito grande, mas não grande o suficiente!

- O blog não está desactualizado, vcs é que estão. Agora mudei-me de malas e bagagens para www.dlb.blogspot.com

- Arnaldo, parabéns pela entrevista. Pareceu-me muito actual até pq fala no cronometro :)
e parabéns pq conseguiste colocar as fotos sem foder a esquadria do texto :)

- Capi, continuas-me a surpreender com a vontade constante de querer estar com a malta, ao invés de te fechares num quarto escuro.
Quase que apostava q ainda vais chegar aos 100 jogos, antes do outro chegar aos 100 golos.

Tony Silva disse...

A propósito já que o Nuno tem rejeitado andar com o balde das bisgas (e bem na minha opinião já que é superior a isso), esse cargo está livre. Se tiveres alguém interessado...

Anónimo disse...

o capitan é grande...quer seja dentro ou fora das 4 linhas....nao compreendo é o nao querer assumir a equipa tecnica....so a " grande" presenca dele basta, as substituicoes quase se fazem sozinhas.....é so tirar o canhao quando esta dentro de campo :)


ps-nao me conseguem por contra o presidente/director/jogador. nao sou como alguns que quando podem deitam abaixo o melhor amigo.

(ate pq nao tenho o calendario dos jogos lol)

força presindente estou contigo!

mingues

Nokinhas disse...

Não é assim tão fácil assumir o comando e, a par disso, o Cannon tá mt forte. Reparem nos livres estudados do miúdo! Tá com mt atitude. Penso que, finalmente, encontraram o treinador que está a potenciar as capacidades do Pé-Canhão!

Anónimo disse...

Pois é, as coisas acontecem quando menos se espera.
Agora só quero recuperar bem para voltar a dar uns toques...sim, pq vcs ainda tem de me aturar até aos 50 anos pelo menos.
Afinal de contas as braçadeiras só me servem a mim...
Obrigado a quem se preocupou cmg nos tempos em q mais precisei e q ainda se continua a preocupar.

PS: Será q é uma coincidencia ou só continuamos a manter a invencibilidade pq eu nao tou a jogar???
Um caso a pensar.

Anónimo disse...

Não é coincidência, é o treinador! Lo Speciale!

:)