segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Em nada Deslumbrados pelas facilidades


I Torneio da Amizade (1ª jornada)
9 de Dezembro 2005, 22.30 horas

Bayern Monchique, 5
Deslumbrados, 6
Jogo na Escola da Boa Nova, em Leça
Árbitro: Margarida Rosa e Sandro Lucilio
Bayern M. – Lipe; Tony [cap.], Nando e Arnaldo (2); Ricardo.
Jogaram ainda: Domingues, Norberto (1), Canhão e Calado (1).
TR: Tózé Ribeiro e Vitor Coutinho
Deslumbrados – Atento; Espantado (1+1p.b.), Deslumbrado [cap.] (2) e Vigilante; Admirado (2).
Jogaram ainda: Amorfo (1)
TR: Pedro Deslumbrado
Ao intervalo: 2-3
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-2; 2-2; 2-3; 3-3; 3-4; 5-4; 5-6.

A retaguarda traiu o Bayern

O Bayern entrou a perder no Torneio da Amizade (também conhecido como "Olá fala a Marta!") e apenas se pode culpar a si próprio. Teve a oportunidade de defrontar na (já fatidica) primeira jornada um conjunto de amigos. Uma equipa sem treinador, sem banco (apenas um jogador para substituir), sem uma organização forte por trás... em suma, sem argumentos para travar os homens de Monchique. A seu favor a equipa dos Deslumbrados apenas tinha a fragilidade defensiva dos bávaros e do seu redes e a verdade é que não se deixaram deslumbrar pelo facto.

Foi um inicio de torneio triste e desmotivante para aqueles que tiveram oportunidade de jogar, orientar, apoiar, assistir e até filmar o jogo do lado do Bayern.
Os bávaros entraram muito mal. Ao primeiro ou segundo minuto já perdiam e a partir daí quase só piorou. É certo que a equipa até apresentou um bom futebol (ou futsal) mas emperrou muito quando chegou á área, ora por mais uma finta ora por o remate embater num adversário ou no poste. O certo é que os cinco golos marcados seriam em condições normais, mais do que suficientes para garantir a vitória. O problema é que a defesa e o redes bávaro meteram água a rodos. Mais água do que aquela que a bomba atacante conseguiu “sugar” ou superar. Para termos uma ideia mais concreta basta dizer que na primeira parte, todos os remates certeiros á baliza de Filipe (e foram 3) deram em golo. Um pelo meio da baliza, outro pelo poste que deveria estar protegido, etc...
Na segunda parte o cenário não foi exactamente igual mas bastou pouco mais de meia duzia de remates para marcar outros tantos golos.
Não foi só Filipe que falhou. Também os seus companheiros facilitaram em situações fatais mas bastou aos Deslumbrados se aperceberem que valia a pena chutar á baliza, para então apostarem forte nesse aspecto do jogo.
Para piorar a situação o Bayern esteve sempre em desvantagem e a correr atrás do prejuizo. Sempre que empatava a partida, o adversário pouco depois fugia novamente no marcador. Tózé usou a pressão alta para virar os acontecimentos e conseguiu-o... até certo ponto. Foi depois de Norberto ter conseguido o empate a quatro golos numa jogada em que rouba uma bola no meio campo e embalou para a baliza rematando então sem hipoteses para o redes que ainda viu a bola bater no poste. Faltavam poucos minutos para o final, cerca de seis, quando Calado embrenhou-se pela meia direita, flectiu para o meio e disparou de pé esquerdo pondo pela primeira vez o Bayern em vantagem. 5-4.
Podia finalmente Tózé e os seus jogadores respirarem. Ou não! A verdade é que os Deslumbrados conseguiram chegar ao empate, fruto do entusiasmo de Nando que subiu no terreno e foi apanhado em contra-pé e de uma perda de bola fatal de Calado no meio campo. Balde de água fria que no fundo nem foi uma surpresa para quem olhou de forma neutra para as incidências do jogo. Para piorar e para cumprir uma tradição os bávaros sofreram mesmo um ultimo e fatal golo. E logo no ultimo minuto da partida quando já pouco poderia ser feito. Mais uma vez Filipe não fica isento de culpas mas não é o unico. Lipe defendeu no chão uma bola com o selo de golo. Esta sobrou para Ricardo que ao invés de aliviar para a frente, tentou fintar o adversário e perdeu a bola para este que chutou para a baliza onde Filipe ainda ”jazia” no chão.

Como cronista das aventuras e desventuras (estas felizmente em menor número) do Bayern Monchique, devo dizer que este foi dos jogos / derrota mais dificeis de - engolir, digerir e regurgitar novamente na forma de crónica futebolistica - que já tive oportunidade de assistir e participar. É duro perder assim!
Quem tem testiculos? Quem tem tomates? Quem tem colhões?
Talvez o Bayern seja a resposta ás redundantes perguntas mas isso por si só não chega. Para reflectir...

Os homens do Bayern

Filipe
Duas ou três vezes muito mal batido e a sensação de poder fazer algo mais em todos os seis golos sofridos.
Nando
Esteve demasiado impetuoso a atacar o adversário, um aspecto que deve corrigir e comprometeu no quinto golo mas a jogada já tinha começado mal com uma perda de bola no meio campo.
Tony
Falhanço tremendo a deixar-se antecipar no primeiro golo. Depois acordou mas não conseguiu fazer nada de relevante.
Arnaldo
Demasiados rodriguinhos segundo o seu treinador. Esteve bem a driblar mas não soube escolher quais as situações de drible e aquelas em que deveria ter chutado a baliza. Será efectivamente mais perigoso quando começar a usar o pé esquerdo para algo mais do que só correr.
Ricardo
Exibição a meio pau mas borrou a pintura quando não conseguiu afastar a bola da área na jogada que deu a vitória aos “Deslumbrados”. Mas já mostrou mais garra...
Domingues
Mexeu com a equipa quando entrou e fez mesmo o passe para o primeiro golo bávaro. Parecia lançado para uma bela exibição mas na segunda parte lesionou-se e saiu.
Canhão
Apagado. Parece também em má forma fisica. Niveis de confiança a bater no fundo, mas não esteve em “destaque” em nenhum dos golos sofridos.
Norberto
Excelente técnica em drible mas talvez por isso mesmo a exagerar e a não entregar a bola tão cedo quanto deveria. Muito bom a furar com a bola e também nos roubos que efectuou. Será uma mais valia importante quando estiver mais entrosado e mais predisposto a jogar para a equipa.
Calado
Exibição muito positiva a jogar a fixo e a pautar as saidas para o ataque. Na segunda parte foi testado a pivot e saiu-se também muito bem, conseguindo segurar a bola e entregando nos companheiros. Curiosamente o empate a cinco golos nasce de uma perda de bola sua no meio campo mas já antes tinha marcado um excelente golo de fora da área e de pé esquerdo.

Apreciação individual (0 a 10)

8 – Norberto
7 - Arnaldo
6 – Calado
5 – Domingues e Ricardo
4 – Tony e Nando
3 – Canhão e Filipe

Enviado Especial: Tino Vilas

27 comentários:

Anónimo disse...

acho que a cronica espelha bem o que aconteceu dentro de campo....
é d'aqueles jogos que ainda nao se percebe como é que se perdeu....

Anónimo disse...

não digas isso
temos é de ser fortes

Anónimo disse...

Agora só há um lema «Ganhar ou... ganhar» É Coutinho quem o diz! :)

Mas tds juntos vamos dar a volta à situação. Apoiem o Canhão! Quem gosta do Canhão dê-lhe um toque para o telemóvel 91-6409789. Basta-lhe um jogo à Geovanni e tudo irá mudar!

Anónimo disse...

Torneio «Olá fala a Marta»

1ª jornada
Mar Vidro – Café Rio Leça, 4-5
Bayern – Deslumbrados, 5-6

2ª jornada
Café Rio Leça – Deslumbrados, 6-3
CRH – Mar Vidro, 2-1

Comunidade bávara,

Eu e o Capitan fomos espiar os nossos adversários. E deu pra ver que estamos perante equipas fortes e equilibradas. Não vamos ter tarefa fácil, embora tds estejam ao nosso alcance.

O CRH é uma equipa muito bem organizada defensivamente. O número 10 é o elemento que tem mais técnica e joga com inteligência. Há a destacar a altura dos seus jogadores. Todos mts altos, à excepção do nrº 10. Acabaram por ter a sorte do jogo. Marcaram 2 golos nos últimos 5 minutos. Depois, sofreram o 2-1 e o jogo chegou ao fim. Nota-se que é uma equipa constituída por elementos que se conhecem bem.

O Mar Vidro tem dois jogadores mt buliçosos. O nrº 18 e o 21. São combativos e não hesitam em rematar à baliza. Têm duas derrotas, mas sempre pela margem mínima, e são um «osso» duro de roer. Joga lá o Tozé, que jogou comigo no Padroense e Leça Balio. Está pesado e por isso não está mt tempo em campo. Mas tem valor.

O Café Rio Leça é, sem dúvida, o adversário mais difícil. Pelas informações que recolhi tem jogadores federados e isso notou-se em campo. O nrº 5 e 9, dois rapazes novos e mt mexidos, desequilibram e são as mais-valias da equipa. Depois, tem jogadores mais veteranos mas experientes. Ganharam 6-3 aos Deslumbrados e podiam ter dado mais, pois esbanjaram mts ocasiões. Ainda assim, a meio do segundo tempo, ainda permitiram que o marcador fixasse um perigoso 3-3. Depois, aceleraram e acabaram por ganhar fácil.

Os Deslumbrados têm elementos interessantes, mas ainda hoje tenho dificuldade em aceitar a derrota. É uma equipa perfeitamente ao nosso alcance e a menos capaz das que estão presentes no Torneio. Importante referir, porém, que desta vez apresentaram outro guarda-redes na baliza, que por sinal contra nós tinha actuado como jogador de campo. Mamou dois frangos (o primeiro debaixo das pernas) e isso também influenciou a prestação da equipa.

Mas o importante é preocuparmo-nos connosco e amanhã lá estamos para sacar a pinguinha uns aos outros!

Mingues, como estás?

Se calhar, é melhor jogarmos de Branco amanhã, porque o CRH é laranja. As restantes equipas são brancas e algumas tiveram de jogar de colete. Sexta jogavamos de preto. Mas n sei se há equipamento para tds... Como estamos sobre essa matéria, Tony? E passa esta informação ao mister e diz-lhe também que deixei de jantar na 2ª feira, após um dia hiper-preenchido, só para fazer companhia ao Capitan e recolher informações dos adversários para assim ele elaborar a melhor táctica sobre a forma como devemos abordar a partida:)))

Anónimo disse...

Ah, é verdade, acho q o Jonny faz-nos falta...

Anónimo disse...

Pois é.
Tivemos os dois a espiar as equipas adversárias para podermos jogar com o conhecimento do nosso lado.
De referir tb q a equipa Mar de Vidro é a única(a par do BM)com claque maioritariamente feminina e barulhenta.
Mas mesmo assim tenho a certeza q conseguimos ganhar todos os jogos, a não ser q o desgaste físico nos traia.
É só preciso mt concentração.
Abraços.

Anónimo disse...

Boas

Sinto-me melhor do que estava 6ª feira, mas .....não posso é cair sozinho!!!!LOL

Anónimo disse...

quero relembrar 2 coisitas......


1º - AINDA NÂO JOGUEI COM O EQUIPAMENTO NOVO!!!!!!!!!!!!!

2º - Tinha-se falado para sabado a possibilidade de jogar com o equipamento preto.....se se jogar 6ª.......nao sei é se ha equipamentos para todos....qualquer dia somos 15!!!!!!

Tony Silva disse...

Amanhã a pedido de muita gente... quer dizer algumas pessoas que me abordaram na rua... quer dizer alguns amigos intimos... pronto, a verdade é que foi apenas o Mingues. Amanhã como eu dizia jogamos de branco! :)

Anónimo disse...

Nokinhas: só mesmo tu para sentires a minha falta (sobretudo lá atrás, mas isso é conversa para café...)

Anónimo disse...

Viva o Branco!!!!!

Anónimo disse...

Toni, agora é q reparei!!!as notas sao de 0 a 10 ???? Zero????????? esta nota é para mandar o gajo embora não é ????

Anónimo disse...

Mingues, zero é para acabar com a carreira do jogador...ou entao uma boa maneira de dizer q nao joga nadinha.
Logo é para ganhar e nao há desculpas...nem q tenha de entrar em campo para vos puxar as orelhas, crl.
Quero uma vitória esclarecedora para nao ter de mijar nas calças...

Anónimo disse...

SMS DE NORBERTO

«Peço desculpa mas hoje n vai dar pra ir ao jogo. A minha afilhada faz anos e tenho o jantar de aniversário dela. Dp diz qd é o próximo. Abraço»

PARA O SEU LUGAR JÁ FOI CHAMADO PASC «A FÊMEA» QUE AO Q TUDO INDICA IRÁ ESTAR PRESENTE PARA FAZER MASSAGEM À PIÇA DO MINGUES:))))

Anónimo disse...

"PARA O SEU LUGAR JÁ FOI CHAMADO PASC «A FÊMEA» QUE AO Q TUDO INDICA IRÁ ESTAR PRESENTE PARA FAZER MASSAGEM À PIÇA DO MINGUES:))))"

UI!!!!!!!!!!!! logo é que vai ser......o mister não vai ter mão no balneario......a femea está de volta!!!

Anónimo disse...

SMS DE FÊMEA

«Acho q tenho o equipamento... Essa de massajar a piça ao Mingues convenceu-me:) em princípio apareço mas nada de certezas... Beijinhos fofos!»

Palavras pra quê?

Anónimo disse...

Bávaros,

Ontem tive com o Jonny, o Fascista. O menino está lesionado. Tem uma batata no tornezelo e anda de caneleiras! Diz q só o mister Tozé se apercebeu do talento inato dele e no Torneio do Fluvial n estava a jogar na sua verdadeira posição. Eu acho q ele joga bem no centro bem sentadinho no banco ou na bancada:))

E vcs?

Pispis disse...

Só faltam 5 horas pra levar a piça do Mingues a passear!!!

Anónimo disse...

Pensei que o Jonny já estivesse lesionado há mais de 3 meses.

Mingues, que queres dizer com 0?
Quem é que teve 0?

Anónimo disse...

Ainda ninguem teve 0 , mas a possibilidade está lá. quando for preciso mandar alguem embora nem é preciso dizer mais nada!!!

Anónimo disse...

Este devia chamar-se o blog das panelinhas... Joguei uma vez lesionado por amor à camisola, mas desta vez mal conseguia pôr o pé no chão! Se eu fosse o mister metia a gulosa da Nokinhas na bancada a fazer-me companhia até aprender a soltar a bola pró lado esquerdo.

Um conselho ao mister: Ponha essas vedetas a jogar em vez de andarem a passear as piças uns dos outros... que paneleirice! Deviam ter todos 0 só pelas lamechices que escrevem...

Quando jogarem a horas decentes eu vou estar lá :) a torcer pelo adversário, claro...

E vcs?

Anónimo disse...

Então agora q o Pasc vai jogar é q eu fico de fora...ainda na 2ªfeira comentei c o Naldo q gostava de jogar c o Pasc mais vezes e quando aparece a oportunidade...
Pasc, acho q não querem juntar 2 estrelas na mesma equipa com medo que lhes roubem o lugar...se jogassemos os dois era o fim do mundo :)

Anónimo disse...

Já só faltam 2h30m para eu ver o Pasc passear a mangueira do Mingues...e rir-me!!!

Pispis disse...

Capitan, temos que jogar alternadamente pk a ekipa não precisa de tanta consistência defensiva num só jogo :-)

Jonny, afinal és tu q andas de metro entre a Trindade e a Maia de phones a ouvir a Rádio Festival! Tu porta-te bem senão qd te tornar a encontrar vou dizer a toda a gente q tens a piça pekena :-)

Parece q ontem fui jogar e ganhamos, mas acho q foi coincidência... :-)

Anónimo disse...

Rádio Renascença - Emissora Católica Nacional, s.f.f. =|

(é pequena pq o arnaldo ficou com metade de recordação qd acabámos as férias, perdão, a faculdade...)

Anónimo disse...

Tás a falar daquela merda q de vez em qd faz-me comichão e se assemelha àquele resto q se corta do cordão umbilical?

Importa registar q ontem ao contrário do habitual foi a piça do Tony q andou a passear pela mão do Pasc enquanto eu lhe batia nas nádegas para estupefacção do mister Tozé e adjunto incansável Coutinho:)

Estavamos a precisar de uma vitória assim! :)

Anónimo disse...

A viadagem é cada vez maior...