domingo, 18 de dezembro de 2005

Porcos como o Rio que lhes dá nome


I Torneio da Amizade (4ª jornada)
16 de Dezembro 2005, 22.30 horas

Café Rio Leça, 1
Bayern Monchique, 4
Jogo na Escola da Boa Nova, em Leça
Árbitro: Margarida Rosa e Sandro Lucilio
Café Rio Leça – Buyo; Alkorta e Sanchis [cap.]; Butragueno e Zamorano.
Jogaram ainda: Hierro (1) e Amavisca.

Disciplina: Sanchis (amarelo por protesto e depois vermelho); Buyo (vermelho por entrada violenta e ameaças de agressão)
TR: Jorge Valdano
Bayern M. – Lipe; Arnaldo (1), Calado (1) e Tony [cap.]; Ricardo.
Jogaram ainda: Domingues, Norberto (2) e Canhão.

Disciplina: Canhão (vermelho directo por insultar adversário)
TR: Tózé Ribeiro e Vitor Coutinho
Ao intervalo: 1-1
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 1-4.


Inundação de indisciplina

O encontro da quarta jornada permitia a discussão da liderança e não merecia o desfecho que teve. O Rio Leça não soube honrar o desportivismo e quase estragou uma noite dedicada a comemorar o aniversário de um dos reumáticos mais apreciados do plantel do Bayern Monchique. Felizmente que o resultado não deixou dúvidas e permitiu a descompressão e a festa no final.

Os bávaros entraram em campo com um cinco inicial diferente do apresentado na terceira ronda, uma vez que Arnaldo chegou a horas. Porém, o plantel não lhe perdoa a crescente apaneleiração do balneário e parecia recusar-se a dar-lhe a prenda do 26.º aniversário. Viu-se um Bayern muito diferente do habitual, a insistir em lançamentos longos ao invés de optar pelo croché habitual.
O Rio Leça, a jogar sempre pelo seguro, podia ter entrado a ganhar, mas Butragueño falhou ao segundo poste após uma excelente abertura desde o meio-campo.
Com Rica apático – não conseguia criar espaço na frente nem segurava a defesa dos oponentes –, o Bayern não progredia e Lipe começou então a brilhar, recompensando noites recentes mais infelizes. O guardião bávaro foi fundamental aos nove minutos quando, com duas fintas infantis e iguais, Zamorano passou por dois defesas e tentou o túnel, com a bola a parar nas pernas de Lipe.
Tózé demorou a corrigir o desacerto da equipa, só mexendo aos 10 minutos com as entradas de Norberto e, logo de seguida, de Dominguez. Os efeitos foram quase imediatos. Calado tenta furar a meio-campo mas fica com um leceiro pendurado na perna. Na cobrança do livre – que valeu amarelo ao defesa do Rio Leça por protestos –, o fixo bateu forte para o lado do guarda-redes, inaugurando o marcador.
O Bayern nem teve tempo para festejar, pois, dois minutos volvidos, foram todos enganados na cobrança de um livre frontal. Com duas simulações seguidas, os leceiros levaram a defensiva bávara a cair para a esquerda, mas a bola foi para a direita onde apareceu Hierro a facturar, com Lipe em contra-pé.
A equipa da casa voltou a cair na apatia, com Calado sempre demasiado recuado. Canhão entrou para dar mais apoio na transição e criou boas movimentações, quase marcando numa delas. Espera-se que aquele falhanço a um metro da baliza não afecte um jogador que demonstrou um ligeiro acréscimo de confiança neste encontro.

Loiro resolve


A segunda parte abriu com um toque de magia de Norberto. Finalmente, alguém do Bayern ousava pegar no encontro. O loiro faz todo o corredor esquerdo, deixando pelo caminho quem lhe aparecia, e espera a saída do guarda-redes para puxar a bola ao pé esquerdo e acariciá-la rumo à baliza.
O Rio Leça não aproveitou o incompreensível desnorte bávaro após o golo – ficaram a discutir quem ficava atrás – e a formação da casa ampliou o marcador. Em dia de aniversário, Arnaldo recebeu a bola de Norberto, na cobrança de livre frontal, e quase sem ângulo sopra-a para a baliza.
Como por milagre, o Bayern voltava a estar em campo. Rica ganhava espaço e geria a posse de bola e a vantagem no marcador, Lipe continuava de punhos firmes, Toni entra pela direita e quase oferece o golo a Rica… Os bávaros continuavam coxos na esquerda, pois Toni e Arnaldo têm tendência a rumar à direita, pelo que Norberto tinha trabalhos redobrados para animar o corredor canhoto.
O loiro entrou então num período imparável! Ora conduzia a bola em contra-ataques ciclónicos, ora sofria faltas, mas conseguiu o segundo e merecido golo aos 13 minutos da segunda parte. Já perto do canto esquerdo, faz o movimento e encaixa a bola na quina. Soberbo.

Cenas lamentáveis


Jogo em que apareça Jonny – o polémico jogador juntou-se às Sereias Negras em busca de criar uma eventual panelinha… – tem de terminar com confusão. Foi o que aconteceu, mas desta feita dentro das quatro linhas, com uma inundação de mau-perder e de indisciplina dos forasteiros, cujos nervos eram crescentes há longos minutos. Um até já tinha ido para o banho mais cedo.
Canhão foge pela direita e sofre uma entrada animalesca do guarda-redes do Rio Leça, conseguindo saltar a tempo. Não satisfeito, Buyo (um autêntico boi) foi pedir satisfações a Canhão. Os ânimos exaltaram-se e assistiu-se à melhor jogada do encontro, com El Capitan a correr para dentro de campo a fim de defender a honra da equipa.
Após ligeiros empurrões, o guardião do Rio Leça e Canhão viram o vermelho directo e a partida reatou-se para os árbitros darem o apito final. Afinal, eles vieram à Boa Nova apenas para se divertirem com um jogo e tiveram de aturar uma equipa malcriada e indisciplinada.
Também incompreensíveis foram as cenas registadas após o final do encontro. Os jogadores do Bayern ignoraram por completo a presença dos dois técnicos no balneário e juntaram às habituais palmadas no rabo do barbudo uma garrafa de champanhe e umas cuecas vermelhas de mulher. Tózé e Coutinho têm de começar a disciplinar o grupo antes que o plantel se dedique mais às palmadas do que a jogar à bola!
Como havia bolo, Pascoal apareceu no fim. Se jogasse tão bem como come... Apesar do jogo agendado para a manhã do dia seguinte, a equipa permanecia no pavilhão a comemorar o aniversário de Arnaldo. Profissionalismo precisa-se e com urgência!

Os homens do Bayern

Lipe (7)
Várias bofetadas de luva branca nas últimas críticas. Nada podia fazer no golo sofrido, pois foi apanhado em contra-pé como toda a equipa. De resto, mostrou punhos firmes e esteve decidido nas saídas dos postes, tendo a inteligência de cavar uma falta fora da área para evitar que o avançado do Rio Leça se isolasse.
Calado (6)
A noite estava fria, mas a bola queimava nos pés do fixo, que insistiu em demasia nos lançamentos longos. Um pouco lento, entrou com alguma agressividade desnecessária em alguns lances, mas importa registar a segurança defensiva que transmite à equipa.
Arnaldo (6)
Lavou as orelhas e escutou as críticas. Procurou jogar de forma simples, sem cair em individualismos perdulários. Continua a pecar ao não saber explorar a faixa esquerda, mas também era noite de pensar no bolo. E no rabo do Dominguez, obviamente.
Toni (6)
Pedia-se ao capitão – Nuno está lesionado – que conduzisse o jogo, mas Toni demorou a encarrilar. Precisa de ganhar confiança para avançar com a bola no pé, pois ainda não se adaptou à presença de Calado. Algumas dificuldades também para jogar na esquerda, disfarçadas pela garra habitual.
Rica (6)
Entrou apagado, muito apagado, e mereceu sair. Felizmente que entrou na segunda parte próximo do nível habitual. Não foi o matador que se esperava, mas revelou maturidade na gestão da posse da bola e no lançamento dos contra-ataques quando a equipa jogava em superioridade numérica.
Norberto (8)
O loiro decidiu o encontro. Pousou a bola no solo e, nitidamente mais integrado, jogou para a equipa, mas não abdicou de umas corridas a solo, deixando quem lhe aparecia pelo caminho. Bisou e mais não podia ter feito numa partida com muito bom registo.
Dominguez (7)
Fundamental a estabilizar a equipa, juntamente com Norberto. O barbudo gosta de ter a bola no pé, mas os adversários não. Sofreu um toque mais duro e Tózé não o deixou jogar mais, poupando-o para os próximos compromissos. Teve a satisfação de levar as palmadas no balneário.
Canhão (4)
Estava a caminho de ser eleito o melhor em campo, devido a uma presença discreta mas com movimentações muito importantes. Borrou a pintura ao chamar um nome feio ao guarda-redes adversário. Merecido, mas feio! E foi pena, porque estava a ser bastante útil na gestão da bola.

Nuno (8)
Excelente a jogada de intimidação numa altura em que o Rio Leça procurava ameaçar fisicamente. El Capitan saltou do banco e correu para a confusão de forma a mostrar quem é que manda na Boa Nova. É por estes motivos que a sua presença é indispensável.

Tózé e Coutinho
Demoraram a acertar a equipa e depois não mais fizeram do que gerir o plantel. Excelentes nas instruções tácticas e no apoio pedagógico na altura dos conflitos. São dois excelentes condutores de homens e assim evitaram um final de jogo mais negativo. Têm é de rever o regulamento interno, pois o balneário está cada vez mais pornográfico.

A frase do dia
Nuno traça planos com Rica para o dia seguinte…
“Amanhã vou-te buscar à Via Norte”

Enviado especial: Quim dos Jornais.

Apreciação individual oficial (0 a 10)

9 – Norberto
8 – Arnaldo
6 – Canhão, Filipe, Ricardo, Tony, Domingues e Calado

12 comentários:

Anónimo disse...

Ganda título! N sei se a crónica estará ao mm nível:)

Anónimo disse...

A crónica já tinha ido na sexta!!!

Tony Silva disse...

eu não recebi crl!!!!!

Tony Silva disse...

Cá está uma bela crónica de Jonny Bravo, a.k.a. Quim dos Jornais.
Devo dizer que apenas coloquei nomes nos jogadores, pus as notas do mister no final, mantive o titulo inicial (visto q o nokas gostou tanto) e acho q chamei boi ao guarda redes...
O resto é da exclusiva responsabilidade do Jonny e a mim parece-me muito bem.

Tony Silva disse...

O Nuno é um cão!!!!
Pôs os gajos em sentido. Eles eram só 8 mas o Nuno era homem/cão para se bater com 10.
Agora me lembro pq é que ele é o Capitán... aliás, "Gran Capitán" é uma raça de cão originário da Peninsula Ibérica, não tão conhecida como o "Grand Danois" mas igualmente temida :)

Pispis disse...

Olha lá, Jonny Bravo, eu até ia dar-te os parabéns pela crónica mas n percebi akele parágrafo de comer bolos e jogar à bola... Pode ser q caias na Trindade no preciso momento em que o metro esteja a passar :-)
Toni e Nokas nota 6???

Tony Silva disse...

É verdade mas da minha parte é justo, já em relação ao Nokas há uma diferença muito grande entre a nota do Jonny e a do mister :)

Anónimo disse...

O Jonny persegue-me desde os tempos da faculdade...

O q ele quer é piça! :)

Anónimo disse...

Fêmea, como está a tua orelhinha?

Eu e o Mingues tratamos dela:)

Pra quem n sabe a Fêmea levou uma cotovelada no jogo de domingo e ficou com o ouvido a sangrar. Parecia um jogador de I Liga, a jogar em sacríficio. Nas imagens da Sportv vê-se claramente o cotovelo do jogador contrário a agredir o nosso menino bávaro:)

Anónimo disse...

Só mais uma nota:

O Jonny é, indiscutivelmente, melhor jornalista q jogador:)

Pispis disse...

A orelhinha tem um golpe, mas o q me dói é o maxilar... Tá todo dorido e não consigo abrir a boquinha... Imagina se fosse gaja :-)
Não falas no penalti q sofri na 1ª parte? Ganhei posição em força e o adversário atira-se para cima de mim, não toca na bola e puxa-me o braço?!?!
Fdx... Eu e o Sr. Jorge (pai da Pitéu) é q os topamos ao longe a esta corja de jornalistas manipuladores incendiários!!! :-)

Anónimo disse...

Se vissem o jogo com isenção iam perceber o nokinhas quase nem esteve em campo. Nenhuma assistência, poucos lances relevantes, nenhuma abertura à esquerda e sp a cair pra direita, vários cortes mas nenhum em lances ditos perigosos. Não jogou mal, mas não era o arnie que eu ensinei a jogar na faculdade.

pispis: mais uma ameaça dessas e pra próxima nem bolo comes.