quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Noite fria... BM gelado!


Taça Elite Futsal 2005 (1ª mão da 2ª eliminatória)
Jogo na Esc. Sec. Da Boa Nova em Leça, ás 21.30h

Bayern Monchique, 1
A. C. Bulloni, 5
Bayern M. – Filipe; Toni, Canhão, Arnaldo[cap.] (1) e Ricardo.
Jogou ainda: Nando(1)
Treinador: Vítor Coutinho
A.C. Bulloni – António; Cardoso [cap.](2), Rogério (2), Faria (1) e Helder.
Jogaram ainda: Vítor, Salvador, Pinto.
Treinador: Santana Lopes
Ao intervalo: 1-3
Marcha do marcador: 0-2; 1-2;1-5.


Quem se dirigiu na noite de 14/11 ao pavilhão da E. S. da Boa Nova, estava á espera de um jogo equilibrado. Após o final da partida os adeptos Bávaros retornaram para casa desiludidos com a prestação da equipa visitada, pois esta não conseguiu dar replica ao forte conjunto do AC Bulloni.

1-5 O que dizer?


Quem olha para o resultado fica com a ideia que o adversário é demasiado forte para o conjunto do BM, mas, apesar da diferença de 4 golos e do melhor futebol evidenciado temos que dizer que foi um dia em que quase tudo correu mal aos bávaros.

A modesta exibição teve atenuantes tais como a ausencia de 3 elementos: Nuno "el Capitan" continua a poder fazer apenas 1 jogo por semana devido ás limitações físicas. Domingues tenta recuperar de um problema num gémeo (e o fisioterapeuta já disse que não vai recuperar para sabado). Pascoal por motivos de força maior (ou seja conjugais, a mulher já o tinha deixado sair muitas vezes esta semana!!!) também não pôde dar o seu contributo. A ausência destes 3 elementos só por si não era motivo suficiente para haver um desvantagem tão grande no marcador, mas com apenas 1 jogador no banco para "rodar", mau desempenho defensivo (a nível táctico e de marcações), a má transição defesa/ataque ( mais de 60% dos passes a sair da defesa, foram "parados" no meio campo por parte dos jogadores do AC Bulloni, o que não permitiu ao BM estar a jogar no meio campo ofensivo) e as ocasiões claras de golo falhadas (apesar de poucas) ajudaram a essa diferença.

Problemas??? Quais?

Um dos factores que mais saltou á vista, foi a ineficácia com que o BM sai para o ataque, pois ou se consegue fruto de um lance individual passar a linha do meio campo ou raras são as vezes em que se consegue "construir" uma jogada com inicio, meio e fim... Falta algo a este BM... apesar de até agora se ter saído bem na maioria dos encontros efectuados nota-se que quando defronta uma equipa que jogue um futebol mais "tradicional", isto é, trocas de bola sistemáticas até aparecer um jogador livre, os jogadores mais adiantados irem buscar a bola ao meio campo defensivo e o jogador de trás subir para criar desequilíbrios, são muitas as dificuldades sentidas para os lados de Monchique.

Mas foi só isso que falhou??

Infelizmente não, durante o jogo os jogadores do BM perdem por alguns minutos (ás vezes fatais) qual o posicionamento a ter e qual o jogador a marcar.
Motivos para isso... o estar a perder, com os bávaros a irem sem cabeça para a frente não se preocupando se alguém fica atrás (3 ou 4 vezes ficaram jogadores adversários sozinhos no meio campo de Monchique), a maneira como se defende (enquanto uns estão a defender individualmente outros estão á zona) e a ocupação dos espaços (varias foram as vezes em que 3 jogadores do BM estavam no mesmo lado do campo).Durante o jogo poder-se ia ter feito uma defesa alta (marcar á saída da área adversaria) para ver se o AC Bulloni conseguia responder. Os minutos de desconto tem de ser melhor utilizados, a concentração tem de ser mantida durante os 40 minutos (infelizmente o BM parece ter tendência a entrar no jogo desconcentrado).

Houve alguma coisa de bom???

Claro que sim....todos os jogadores deram o máximo, não houve ninguém que desistisse de jogar/correr de tentar sempre chegar a um melhor resultado e de tempos a tempos foram mesmo capazes de criar perigo ao aparecer jogadores em situação possível de fazer golo e outros pequenos pormenores que mostram que há uma boa equipa para ser trabalhada.

O que se pode esperar da 2ª mão...

Rectificar a imagem do 1º jogo e... sonhar (4 golos no futsal é uma vantagem muito confortável mas não é decisiva).

Cuidados a ter...

- na marcação é muito importante não deixar o capitão receber a bola na nossa entrada de área.
- tentar anular o melhor jogador deles (Faria, o de cabelo curto).
- ter atenção ás entradas em diagonal do nº 5 (que é muito rápido).


O filme dos golos…

2 m 0-1 Remate do lado esquerdo, a bola após ter sido desviada por um defesa atravessa a área bávara e vai ter a Rogério (nº 5), que com a parte de fora do pé e um remate ao ângulo, inaugura o marcador.
8 m 0-2 Bola na ala direita do ataque do A.C.B. que é passada para o lado esquerdo, onde aparece sozinho Cardoso que de 1ª faz o golo. Lipe e Canhão poderiam ter feito mais...
12 m 1-2 Jogada de Arnaldo na esquerda que faz o passe para Ricardo no meio. Este não chega á bola, mas aparece Nando a encostar a redondinha nas malhas…
14 m 1-3 Lançamento mal marcado pelos homens de laranja. A bola encontrava-se em andamento e totalmente dentro do recinto de jogo. O árbitro não sancionou e a bola foi enviada para a cabeça do avançado do A.C. Bulloni que cabeceia picado batendo (mal) Filipe (naquele que foi provavelmente o lance do jogo). Nando também não fica isento de culpas pois encolheu-se e perdeu assim a bola dividida.
21 m 1-4 Faria recupera uma bola e foge pelo centro esquerda com Nando e Canhão a estorvar, mas mesmo assim consegue colocar o esférico entre o poste e Filipe(!).
31 m Penalty falhado! Arnaldo marcou á figura de António um penalty que o redes cometera sobre Tony.
37 m 1-5 Mais uma vez Rogério vem em contra-ataque, passa por um defesa, passa for Filipe (já fora da área ) e limita-se a encostar para o golo final…

Os homens do BM

Filipe (5) – Nota-se que com o acumular dos jogos está mais confiante mas, falta ainda marcar presença na Baliza com o chamar a atenção dos seus companheiros sobre a forma como defendem e outros pequenos pormenores que vai de certeza adquirir com a experiência acumulada nestes jogos a “doer”. Saiu mais vezes dos postes do que é habitual (uma melhoria) , mas poderia ter feito mais no 4º golo (pelo menos reagir ao lance). Não foi por ele que a derrocada aconteceu...
Canhão (5) – Esforço, valentia, mas ainda pode defender melhor, visto que ainda é uma posição recente e falta-lhe alguma experiência. Deu muito espaço ao adversário e ficou ligado ao 2º golo quando não viu o jogador nas suas costas (foi avisado já tarde por Filipe).
Ainda foi lá ao ataque dar uma ajuda, mas a bola esbarrou no poste.
Tony (5) – O que dizer? Lutou, correu até ficar sem fôlego, tentou criar desequilíbrios mas infelizmente não foi aquele Toni que quando tem oportunidade faz sempre o seu golo, ontem por uma vez em cada parte poderia ter feito o gosto ao pé (ainda assim ganhou um penalty devido á sua insistência).
Arnaldo (5) - O maestro tentou passar, fintar, defender e fazer golos (foi o mais rematador) mas não era o seu dia, desgastou-se muito a vir buscar a bola atrás (até nos pontapés de baliza) mas depois ou o passe não estava a sair bem (era difícil descobrir um jogador livre) ou quando saia, não havia ninguém para depois jogar com o recebedor da bola (a maior parte das vezes Ricardo).
Até o penalty saiu mal... pouca sorte num jogo de sacrifício e em que tentou remar contra a maré.
Ricardo (5) – o Matador não marcou mas a culpa não é so sua (destaca-se o empenhamento defensivo em que Ricardo melhorou imenso).
Não teve tarefa facil a jogar sozinho na frente, pois quando teve a bola não existiu o apoio a vir de trás para ele tabelar e a maior parte das vezes a bola não chegava em condições aos seus pés, mas também têm de se “mostrar” mais aos colegas para receber a bola. De certeza que vai subir de forma já nos próximos jogos.
Nando (5) – Entrou bem (fez logo o golo) mas depois esteve ao nível da equipa, lutador, forte a defender mas os passes também não lhe saíram bem. Esteve ligado ao 3º golo (tem de ganhar a bola de cabeça). Transmitiu mais raça á equipa mas não foi suficiente.

Enviado “espacial”: Peter Mike

8 comentários:

Anónimo disse...

1-3 era um bom resultado

Tony Silva disse...

Perdeu-se o jogo mas ganhou-se um cronista :)

Anónimo disse...

Fantástica crónica de um bávaro (na verdadeira acepção da palavra) que começa a destacar-se em tds as vertentes: no campo, fora dele e no chuveiro:)

E preocupa-me q n possa actuar novamente no sábado... :( Que esteja completamente recuperado para o encontro da segunda mão!

Anónimo disse...

axim num dá!!!

Anónimo disse...

Num dá o quê?

Anónimo disse...

a pior cronica de sempre neste blog!!!!

Nokinhas disse...

Uma das melhores, isso sim!

O único problema é que estamos a dar trunfos ao adversário:)

filisilva disse...

A crónica ta muito boa... o resultado é que não...

Boa Sorte para a segunda eleminatória...