quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Noite (quase) perfeita dos homens de gelo



Taça Elite 2005 (1ª Mão da I Eliminatória)
31 Outubro 2005, 21.45 horas

Bayern Monchique, 6
AS4h, 2
Jogo na Escola Boa Nova, em Leça da Palmeira
Árbitros: Paulo Pereira
Bayern M. – Filipe; Tony (1), Canhão (1), Arnaldo (2) e Ricardo
Jogaram ainda: Domingues e Nando (2)
TR: Vítor Coutinho
AS4h – Kako; Joaquim, Claúdio, Tiago, Rodolfo, Ivo, Pedro, Orlando, Hernâni, Rogério e Paulo
Disciplina: Cartão vermelho a um jogador do AS4h
Ao intervalo: 1-0
Marcha do marcador: 2-0; 2-2; 6-2

Acreditem, Nando foi o herói da partida

A noite perfeita de sete cubos de gelo. Será este, muito provavelmente, o título que ilustra aquilo que foi a equipa do Bayern durante a partida de Leça da Palmeira. Sete (mais o mister e o Capitán) elementos cerebrais, concentrados, a roçar a perfeição na forma como assimilaram as palavras de Vítor Coutinho e as colocaram em campo. Um cubo de gelo é frio e racional, foi isso que o Bayern foi durante quase todos os minutinhos em campo. Mas foi muito mais. Foi fé, determinação, coragem, capacidade de sofrimento quando foi preciso sofrer (o AS4h não é uma equipa qualquer, meus amigos), mas também eficácia (no segundo tempo) e talento quando foi necessário puxar o lustro à lamparina e exibir em campo o virtuosismo de alguns dos seus jogadores.

Logo os campeões?
Não brinquem connosco…

O jogo era uma perfeita incógnita. As equipas não se conheciam. Mas sabia-se que o AS4h é o actual campeão da Liga Elite e, só por isso, o grande favorito à vitória. O Bayern, que reza a tradição entra sempre a perder nas provas em que participa, vestia a pele de «outsider» e tinha então a difícil missão de tentar surpreender a equipa maiata. E defrontar o campeão logo na primeira eliminatória é dose…
Era preciso travar a máquina adversária e a verdade é que o Bayern conseguiu colocar o necessário grão de areia a emperrar a estratégia contrária. Aliás, não colocou um, colocou cinco (mais dois). Um em cada jogador adversário. Depois, robotizou o seu sistema de jogo, ao ponto dos atletas transmitirem grande serenidade a quem assistia à partida. Assim foi. Rigor táctico durante o primeiro tempo, não permitindo que os rápidos jogadores adversários incomodassem muito Filipe. E quando o conseguiram, o número 21 esteve sempre à altura dos acontecimentos, efectuando defesas úteis e com a peculiaridade que o caracteriza. Pelo meio, o golo bávaro: Tony foi oportuno e recargou com êxito, fazendo a bola entrar ao segundo poste. A vencer, e mesmo já antes, Ricardo dispôs de ocasiões soberanas para ampliar a vantagem, mas, desta vez, o «puto-matador» não foi feliz.

Olha o Nando, olha o golo!

Pós-intervalo, alguma coisa mudou. O Bayern manteve a posse de bola, mas o adversário era cada vez mais agressivo, ousado e exercia forte pressão junto ao último reduto bávaro. Apertado por um defesa, Tony teve o discernimento suficiente para lançar Nando (passe longo) e este sobre a direita segurou o esférico e em vez de rematar puxou a bola ao lado (o que deixou o guardião fora do lance) disparando depois em habilidade para a baliza deserta. 2-0. O Bayern tinha o adversário pelo pescoço, bastava um sopro para o vergar de vez.

Estranho apagão

Faltavam dez minutos para o fim da partida. Era uma questão de esperar e trocar a bola. Mas, nesse período, a equipa sentiu a ausência de Arnaldo e Mingues (a descansarem no banco) e a verdade é que se apagou, permitindo ao adversário, embora com um futebol mais directo que trabalhado, chegar com perigo à baliza de Lipe. Assim, após uma série de ressaltos, Orlando reduziu e logo a seguir, na marcação exemplar de um livre, Hernâni fez o empate. O jogo estava relançado.

Outra vez Nando!

Aqui entra o capítulo sobre a sorte do jogo. Com as equipas empatadas, o terceiro golo podia ter pendido para qualquer um dos lados. Mas a verdade é que foi Nando a desequilibrar novamente os pratos da balança a favor do Bayern.
Foi ele o herói inesperado, ao marcar o novo golo (segundo na conta pessoal), agora após cruzamento de Ricardo. A bola passou por toda a defesa do AS4h e sobrou para o número 19 que resolveu o problema, com um remate colocado ao ângulo superior da baliza. O Bayern estava outra vez por cima.

Livres mortíferos

O conjunto forasteiro já tinha atingido as cinco faltas e uma entrada sobre Lipe originou o sexto castigo. Na marcação do livre de 10 metros, Canhão enviou a bola ao poste, mas Arnaldo, mais rápido que todos, recargou de primeira, fazendo o 4-2. Mais tarde, nova falta e, desta vez, Canhão não desperdiçou. Ao cair do pano, Domingues foi travado em falta quando seguia isolado (o jogador do AS4h acabou por ser admoestado com o segundo amarelo e consequente vermelho) e do livre Arnaldo dilatou novamente a vantagem, colocando a expressão do resultado numa margem hiperbólica, tendo em conta o valor das equipas e o equilíbrio que imperou em grande parte da partida. Arbitragem com alguns erros, mas sem interferência no resultado final.

Tudo em aberto

A partida vai a meio. O intervalo segue agora para as equipas reflectirem e retirarem as devidas ilações. A vantagem de quatro golos é boa para a estreante formação do Bayern, mas o campeão AS4h está de orgulho ferido e, a jogar em casa, diante dos seus prosélitos, num pavilhão que os bávaros não conhecem, tudo pode acontecer. E futsal é sinónimo de magia, uma definição para quem gosta de bola…

Os homens do Bayern

Uma equipa assim merece ser feliz

A diferença entre as duas equipas não está patente no resultado. O Bayern foi feliz em noite de inspiração de algumas individualidades que andavam escondidas. E ninguém pode dizer que a equipa não trabalhou para ser bafejada pela estrelinha da sorte:

Filipe (8) – De raiva
Redimiu-se (quase) por completo da última exibição. A defesa ajudou a filtrar o perigo mas mesmo assim foi posto à prova diversas vezes, conseguindo quase sempre dar a boa resposta. Continua a falhar na posição em que se coloca na marcação de livres e sofreu um golo dessa forma. Mas, de resto, esteve impecável.

Canhão (8) – Confiante
Protagonizou a melhor exibição desde que ingressou na família bávara. O mister confiou-lhe a titularidade e o jogador não hesitou em assumir o controlo das acções, exalando confiança, sem medo de partir para cima, ainda que por vezes a finta não lhe tenha saído bem. Teve oportunidade de mostrar a utilidade do seu «pé-canhão» na marcação de livres de 10 metros, originando assim dois golos. O título de melhor em campo não lhe ficava mal.

Tony (8) – Precioso
Denotou cansaço mas enquanto esteve em campo deu sempre o litro. O discernimento é que foi caindo com o decorrer dos minutos e quem o viu apenas na segunda parte poderá ter ficado um tanto desiludido. No entanto, foi ele que marcou o único golo da primeira parte, abrindo o caminho para a vitória, e teve a perspicácia e visão para lançar Nando no segundo golo. A defender, esteve intratável. Demonstração de espírito de sacrifício e grande dedicação em semana de debilidade física, face aos problemas que o afectaram nos últimos dias.

Arnaldo (8) – Fundamental
Já lhe chamaram pequeno génio. Desta vez, o maestro não teve jogadas de levantar o público, optando por um futebol mais pausado, inteligente, mas sempre a marcar o ritmo da orquestra e apoiando os atletas mais «trabalhadores». Foi fundamental. Está na origem do primeiro golo e inscreveu um «bis» na ficha dos marcadores. No período mais temperado da partida, 2-2, não teve pejo em segurar a bola e mostrar à equipa que podia contar com ele.

Ricardo (7) – Ansioso
A exibição menos feliz. No início falhou três ocasiões claras de golo e isso influenciou-o para o resto do jogo, pois ficou muito ansioso. Depois do primeiro golo, a estratégia modificou-se e o jogo deixou de ser propício ao seu futebol de fino recorte. Passou a ser um duelo para lutadores e menos apropriado aos seus pés de veludo. Apesar de não marcar (o que não é habitual) esteve implicado no terceiro e quinto golo. E deu tudo em campo.

Domingues (8) – Encheu o campo
Se passou despercebido foi mesmo para os que não percebem nada disto. Mingues fez um jogão. É um lutador e o adversário não pode facilitar quando o tem por perto. Anulou muitos lances e conseguiu provocar a expulsão de um adversário, após lhe ter roubado a bola e partido para a baliza. Foi gigante no empenho e fez um grandíssimo jogo. Passou ao lado dos golos que tanto gosta, mas bem merecia ter marcado.

Nando (8) – Noite de glória
Foi a noite «Nando». Sem Pascoal e Nuno, Nando tinha a grande oportunidade de se afirmar e mostrar que também pode ser uma peça importante e valiosa da equipa. E foi isso que aconteceu. Uma actuação impecável nas acções defensivas (atenção apenas aos carrinhos) e foi ele que infiltrado no ataque (!) acabou por garantir a vitória da equipa, apontando o segundo (driblou o guardião com toda a calma do mundo e depois fez um volley) e terceiro golo em momentos chaves. O melhor e mais decisivo elemento em campo!

Nokinhas e Tino Vilas
(enviados-especiais)

17 comentários:

Tony Silva disse...

É um prazer ser o primeiro a comentar esta grande vitória. Antes de mais uma palavra ao cronista que tem andado arredado das crónicas. Quem sabe, sabe e o nokinhas sabe como ninguém passar para o papel aquilo que se passou num campo.
Quanto ao jogo, devo dizer que foi uma grande estreia (finalmente a vencer) numa prova em que queremos fazer algo de bonito. No entanto, desenganem-se se pensam que já estamos na eliminatória seguinte. Não estamos. Ainda faltam 40 minutos de luta e provavelmente algum sofrimento. O adversário é valoroso (embora não muito humilde)e isso só dá ainda mais valor ás vitórias.

PS- Uma palavra de desaprovação: -pelos vistos nenhum dos elementos do Miragaia apareceu no jogo para o qual estava destacado ser árbitro. É obvio que o Bayern nada tem a ver com o comportamento de qualquer um que não faça parte da nossa equipa, mas como intermediário no processo de admissão do Miragaia nesta competição, é claro que me sinto magoado por esta desfeita. Espero que tenha sido apenas uma distração e não volte a acontecer, para bem da competição e do AC Miragaia.

Anónimo disse...

E a nota à crónica?
Nota 8:) no mínimo, n acham?

Foi bom termos ganho, mas nada está garantido. Não nos podemos esquecer que eles têm uma grande equipa e são os actuais campeões. Temos de encarar o jogo com o máximo respeito e fair-play.

P.S: E foi bonito o abraço colectivo no chuveiro.
P.S.1: E o q acharam do grito do guerra? :)

Anónimo disse...

"P.S.1: E o q acharam do grito do guerra? :) "


Na minha opiniao o grito de guerra tem de ser dado só no balneario.....pode-se é antes de começar o jogo , o 5 inicial faz uma roda e o capitao(ou outro) diz umas palavras rapidas para ajudar á concentração)

p.s. - acho que o grito poderia ser tipo : BAYERN,BAYERN,BAYERN
( acho que o mister nao gostou das asneiras)

Anónimo disse...

"Domingues (8) – Encheu o campo
Se passou despercebido foi mesmo para os que não percebem nada disto. Mingues fez um jogão. É um lutador e o adversário não pode facilitar quando o tem por perto"

Olha eu a dar uma de vaidoso!!!

é mesmo a Lucho não é:-)

Tony Silva disse...

Não acho q a palavra "colhões" seja uma asneira. O mister podia não gostar era se dissessemos "quilhões" porque ai era um erro nitido de português :)

Parabéns ao Lipe que ressuscitou de uma nota 3, aparecendo triunfante com um 8. É destes homenes que o Bayern precisa.
Fico inclusive com pena de não lhe ter dado um 2 no outro jogo. Sinto que aí ele até teria um 9 neste desafio.

Tony Silva disse...

O titulo está um bocadinho cócó,
mas o resto tá muito bom.
Já andei á procura das declarações do Lipe no FFA e não encontro.
E Sabado temos um jogo do caralhão com o Finibanco.
E depois um jantar do caralhão para festejar o aniversário do Bayern. Sempre fica para sabado?

Tony Silva disse...

Convocatória para as celebrações do aniversário do nosso Bayern:
- Nuno
- Tony
- Ricardo
- Lipe
- Arnaldo
- Nando
- Pascoal
- Domingues
- Jonny
- Canhão
Estes devem acusar a disponibilidade e interesse em participar nas grandiosas festividades que começam pela manhã no dia 5 (Sabado) e vão até á madrugada do dia 6.
Programa de festas:
9,00 horas - Jogo contra o Finibanco no Fluvial.
10,20 h - Pequeno almoço na Princesinha para restabelecer de energias e informar o sr. Manuel do resultado do jogo.
11,00 h - Interregno.
19,30 h - Concentração do "rebanho" para realização de jantar em local a combinar.
22,00 h - Deslocação a Valongo para assistir a um jogo da Taça Elite, no qual teremos a oportunidade de ver o versátil Tony no papel de árbitro.
23,30 h - O rebanho (por esta altura já bastante tresmalhado) parte para uma digressão ás casas de tia do grande Porto e arredores.
Não faltes! Vai ser uma puta duma festa! Uma não, várias...

Anónimo disse...

Presença confirmada!

E a Sereias? Elas tb têm de ir...

Colhões é uma palavra muito feia... acho que ultimamente se têm dito mts palavrões:)

Grande Lucho, ex-Fabuloso, por vezes Jorge Campos:)

Anónimo disse...

Eu tb tou confirmadíssimo.
Mas elas tb vão???
Temos é de escolher o sítio para encher o bandulho, ou seja, escolher entre um sítio mais acessível ou um mais dispendioso.
Mas elas tb vão???
Escolher entre comer uma francesinha e gastar 8€ ou comer num restaurante melhor e gastar 15€.
Mas elas tb vão???
Depende das economias de cada um.
Eu por mim vou a qualquer lado.
Só quero é ganhar o jogo de sábado.
Mas elas tb vão???

Tony Silva disse...

Não me parece q elas vão!
É uma noite de homens, embora o Pasc tb vá...
Eu apoio o sarrabulho. Gasta-se mais de 2 contos mas tb podemos estar á vontade e falar alto.
Claro q vamos ganhar sabado. Até parece q o Finibanco ia-nos estragar a festa. De caminho estás a dizer que o Beira Mar foi ganhar á Luz na festa da inauguração...

Pispis disse...

Filhinhos, tudo bem? Eu sei q tenho andado desaparecido, mas reparem nas horas q tou a colocar este post, ainda por cima a trabalhar... tou fodido e mal pago! Parabéns pela vitória, matamos o borrego e ganhamos o 1º jogo! e logo contra os Campeões!
Eu ainda não posso confirmar a minha presença no Sábado mas essa das Sereias irem teve um piadão do crl :-)
Tony, my friend, Sábado será uma festa de homens se EU for, senão nem às putas vais ou preciso recordar a tua despedida de solteiro, seu calorento?

PS - Fdx, tive a reler o texto e só vi três palavrões vou ter q escrever mais um bocado pra ficar na média :-) já agora aproveito para referir q fiquei magoado por terem preferido colhões a piças no grito de guerra! Devia haver um grito para cada jogador:
'Quem tem uma boa piça? TONY TONY TONY'
'Quem tem os joelhos todos fodidos e ainda não foi às putas? CAPITÁN CAPITÁN CAPITÁN'
'Quem tem uma pintelheira do crl mas acredita sp no Bayern? LIPE LIPE LIPE'
'Quem tem uma mangueira grande pa crl? RICA RICA RICA'
'Quem tem falta de cabelo, dores no peito, não tem joelhos e tem de pagar € 450,00 de IRS? NOKAS NOKAS NOKAS'
'Quem tem um fétiche com o Pasc desde o 1º dia q o conheceu? LUCHO LUCHO LUCHO'
'Quem é q fica fdd por receber mails apaneleirados e só quer gajas? NANDO NANDO NANDO'

Agora sim os palavrões tão na média... Fdx!

Anónimo disse...

PARABÉNS!!!

Anónimo disse...

O meu mano é impossível! :)

Essa do IRS, crl, n era pra se dizer:)

Parabéns Bayern!

Quero as minhas Sereias no jantar! Elas são indispensáveis!

Anónimo disse...

Parabéns, não esperavamos outra coisa da vossa equipa.

Valter Almeida (AC MIRAGAIA)

Anónimo disse...

Por mt q eu quisesse a minha sereia nao pode ir visto q tem um jantar.
Por isso vou ter de me divertir sem ela...(e nao tou a falar de gajas!!!)
Preciso é de saber quantos somos ao certo para reservar mesa.

Anónimo disse...

Ahhhh.
Por hoje ser dia 4 de Novembro, tenho de me dar a mim e a todos os que fazem ou fizeram parte desta família os Parabéns.
Que esta brincadeira se prolongue por mais 20 anos(pelo menos).
Sim, pq daqui a vinte anos temos 50 e com 50 acho que temos de montar um lar só para nós com um ringuezito pequenino.
Abraços e beijinhos.
PS.Não há prémio para o fundador????

Anónimo disse...

Vamos já tratar do prémio! Até pq desde q a SAD lançou esta iniciativa os resultados têm sido muito favoráveis:)

PARABÉNS A NÓS POR ESTE GRANDE DIA PARA A FAMÍLIA BÁVARA!