terça-feira, 29 de novembro de 2005

Aonde é que pára o fair play?


Taça Elite Futsal (2ª mão da 2ª eliminatória)
26 de Novembro 2005, 22.00 horas

A. C. Bulloni, 6
Bayern Monchique, 5
Jogo na Escola Secundária de Valongo
Árbitros: Paulo Pereira e
Bulloni – António; Cardoso [cap.] (3), Rogério, Pinto (1) e Helder (2).
TR: Paulo Costa
Bayern M. – Lipe; Domingues, Tony [cap.] (3) e Arnaldo (1); Ricardo (1).
Jogaram ainda: Pascoal, Nando e Canhão.
TR: Vitor Coutinho
Ao intervalo: 2-2
Marcha do marcador: 0-2; 2-2; 2-4; 4-4; 4-5; 6-5.

Pau que nasce torto...


Os bávaros não se devem queixar da arbitragem. Foram eliminados porque perderam a cabeça demasiado cedo. Precisavam de marcar oito golos mas só marcaram cinco. Mas que há historias para contar, disso não tenhamos duvidas.

Era de antemão uma tarefa dificil aquela a que se propunha o Bayern: - vencer por 5 golos de diferença, ou perder por quantos golos fossem mas marcar 8 para poder ser repescado. Não era fácil não, ainda por cima contra uma equipa muito forte, aquela que é provavelmente a grande candidata á vitória final.
Tudo começara (mal) na semana anterior. Com apenas 6 elementos e contra um adversário na máxima força, os bávaros deram na 1ª mão uma vantagem muito confortável aos homens de laranja. Muito confortável e quase decisiva tendo em conta o valor da equipa de Valongo. Para juntar ao role de adversidades a equipa do Bayern já tinha feito um jogo neste mesmo dia. Ás 9 horas da manhã no pavilhão do Fluvial os bávaros tinham garantido a conquista da Taça Fair Play numa competição com 10 equipas. Assinalável! Mas o cansaço de um jogo pela manhã estava lá...
Os árbitros indigitados (do AC Miragaia e do Inter Desportivo) previsivelmente não apareceram. Felizmente Paulo Pereira da organização fez o favor de comparecer para garantir que tudo correria bem. Bem mal para o Bayern pois para segundo árbitro apareceu um “dirigente” do CT04, equipa que como o Bayern pretendia atingir as meias finais através da repescagem. Escusado será dizer o quanto isto tem de pouco ético mas...
Para ajuda-lo na tarefa os restantes colegas da sua equipa posicionaram-se num banquinho em pleno recinto de jogo, 1 metro atrás dele. Será que não há bancadas no pavilhão onde os elementos que não estejam ligados ao jogo possam assistir á partida???
Frases como “marca falta, marca falta” foram ouvidas frequentemente por parte destes “árbitros auxiliares”, que condicionaram a actuação de um “árbitro” já de si condicionado pelos interesses pessoais em jogo. É o sistema em pleno funcionamento...
Não ver um penalty claro é algo que pode perfeitamente acontecer. Haviam muitos jogadores dentro da área (eventualmente) a tapar a visão do árbitro mas não ver duas entradas pelo campo dentro do treinador do Bulloni, agitando vigorosamente os braços e com um tom de voz desapropriado, é algo dificil de engolir ainda para mais quando as entradas acontecem do seu lado e com o intuito de o pressionar a ele mesmo. Enfim, são situações que não alteram o marcador do jogo. Não foi o treinador que marcou os golos ou que impediu que a sua equipa sofresse mas este tipo de comportamento cria uma instabilidade emocional e ferve com as emoções dos jogadores. O treinador do Bulloni deveria ter sido admoestado com pelo menos um amarelo em cada uma das entradas e consequente expulsão do campo mas isso não aconteceu. Nem mesmo quando furioso chutou uma bola para o telhado...
Por tudo isto é dificil endireitar uma situação que já vem torta de nascença.

Mas passemos ao jogo com bola. Á partida até havia uma boa noticia: o Bulloni só tinha 5 elementos para esta partida. Pena é que do cinco titular só um não estava presente, mas o Bayern poderia ter aproveitado esse facto para pensar no apuramento directo e não apenas na repescagem. As coisas até estavam a correr bem, pese embora a grande exibição (nota 9) de António na baliza dos laranjas. Á semelhança do que acontecera na 1ª mão também aqui o guardião António foi o melhor jogador em campo.
Os bavaros até chegaram a estar a vencer por 2 golos mas depois em lance de felicidade, Vitor ganhou um ressalto a dois bávaros e isolou Roger na cara do golo. Este golo desanimou os bavaros e ainda por cima, pouco depois Helder ganhou a linha e ultrapassou Lipe que saiu sem convicção, fazendo o empate. A partir daqui os bavaros perderam discernimento, já não sabiam se estavam a jogar para ganhar por quatro, se jogavam para marcar oito golos. A arbitragem não ajudava á calma. Um penalty tinha já ficado por marcar e na marcação de um livre dentro de área em que a barreira deveria estar em cima da linha, tal não aconteceu. Ficou sim meio metro á frente do golo e sempre em movimento para a frente.

Na segunda parte, Vitor Coutinho tentou Domingues a redes avançado e o Bayern conseguiu estar mais tempo e com mais perigo em cima do adversário mas os golos não surgiram com a cadência esperada. Na baliza bávara é que foram aparecendo, mais do que a encomenda e o suficiente para o Bulloni ganhar o jogo mas isso nem era o mais importante.
Qualificação justa dos homens de Valongo mas que peca por excesso de arrogância. Não se admite que numa competição que tem como principal bandeira o fair play, um jogador marque um golo e passe a bailar por entre os elementos do banco da outra equipa. Por acaso fizeram isso com o Bayern que é uma equipa de grandes homens (não apenas grandes jogadores), caso contrário, contra uma equipa de indole semelhante ao Bulloni esse jogador poderia já não sair dali a pé.
Será que os homens do Bulloni pensavam que os bávaros tinham tanta pressa porque achavam que ainda conseguiam em cinco minutos que faltavam, anular uma desvantagem de cinco golos?

Os homens do Bayern

Filipe (5) No primeiro golo não teve hipoteses mas no segundo deveria ter posto um fim á jogada nem que para isso tivesse de fazer falta sobre o adversário. O certo é que ontem a baliza nem era um problema...
Tony (7) Marcou três golos em cinco ou seis oportunidades e lutou sempre mas o fisico não deu para muito mais. Saiu estoirado.
Domingues (6) Empenhado na criação da superioridade numérica, esteve bem nesse papel e até chegou a tentar o remate mas sem sucesso. A defender foi infeliz nalguns golos. De assinalar que acreditou sempre.
Arnaldo (6) A estrela da companhia até entrou bem mas na segunda parte já lhe faltou o discernimento. Voltou a assumir a marcação de um penalty mas novamente atirou á figura do redes e voltou a falhar como na 1ª mão.
Ricardo (6) Abriu o activo mas de resto andou sempre algo escondido entre os adversários que tinham muito maior porte atlético. Teve algumas oportunidades de marcar mas o redes cobre bem a baliza e é rápido a sair dos postes. Sofreu ainda um penalty.
Pascoal (7) A sua presença é autoritária. Recupera muitas bolas com o seu posicionamento e a jogar na antecipação mas no lançamento do ataque falhou alguns passes que não lhe são habituais.
Nando (4) Não era propriamente o jogador que a equipa precisava para este jogo mas tentou ajudar. Comprometeu no 2º golo.
Canhão (5) Á semelhança do jogo da manhã voltou a estar parco em ideias.

Enviado Especial: Tino Vilas

10 comentários:

Tony Silva disse...

Fdx!!!
Já tenho net finalmente :)

Anónimo disse...

Subscrevo tudo q vem na crónica.
E n fiquei convencido da superioridade contrária... fiquei convencido, isso sim, da arrogância. Felizmente, somos mesmo um grupo de GRANDES HOMENS!

Já é passado. Outras lutas virão. Sp com fair-play!

Tony, tás a destruir carreiras:)))) Agora, é o homem da sapatilha:)))

Tony Silva disse...

Não comeces com essas merdas crl.
Não vistes o que o mister tózé disse?
Só tem é de levantar a cabeça e multiplicar por dois no próximo jogo.

Anónimo disse...

No fim dos 2 torneios, ainda temos de dar os parabens aos 2 homens que mantiveram as cronicas actualizadas....

Agora para 5a, há novidades???

Tony Silva disse...

Eu tb subscrevo tudo que está na crónica e assino por baixo :)

Anónimo disse...

Só pra comunicar q dois elementos do plantel bávaro (embora um já tenha entregue a camisola 2 lol), nomeadamente, Jonny e Arnaldo participaram hoje, pelas 10 horas, num jogo inserido no Torneio realizado pelo Estabelecimento Prisional de Santa Cruz.
O jogo foi contra a GNR e o resultado quedou-se por uma igualdade a 4 bolas, isto depois de ao intervalo a equipa da comunicação social estar a vencer por 3-0...

Arnaldo (nota 6 e 1 golo)
Jonny (nota 5 e nada a registar lol) A panelinha continua:)

Outros elementos aqui do «MH»

Cardozo: 6 (excelente até ao último golo)
Ricardo: 6 (experiente, o campeão pelo S. Vítor tem tds as condições para voltar a ser o jogador q era. Vai subir de forma)
Norberto: 7 a roçar o 8 (tem potencial para ser nosso reforço)
Quim Zé: 6 (mt esforçado e 2 belos golos. Talvez um dos melhores jogos com a camisola do MH)

DA Sic

Pedro Cruz
Miguel Torrão (ambos nota 5) Mas nota 10 no comportamento e boa disposição!

Anónimo disse...

Começo a ficar cansado destas panelinhas... Duas assistências para golo (mais várias desaproveitadas) e só nota 5?

Tou a ver que, além da camisola 2, vou ter que entregar também a camisola de aquecimento...

Anónimo disse...

:):)
Duas assistências para golo?!
Só vi uma!
É melhor entregares a t-shirt de aquecimento:)

Anónimo disse...

N tenho culpa q tivesses sp a ir ao balneário pra coçar os tomates!! Tivesses visto :|

e os meus cortes fenomenais? até meti o chefe deles a refilar com o árbitro :D bahahahaha

Anónimo disse...

Passa mas é a camisola de aquecimento:)